Cassilandia Jornal

notícia publicada em 19/08/2015 �s 07:18:21

Revolution Fi é a campeã de Corumbá do 2º Torneio de Robótica das Escolas do Sesi
 
Cassilândia Jornal   
 Cr�ditos da Foto: Divulgação 
A equipe Revolution Fi foi a grande campeã de Corumbá do 2º Torneio Interclasse de Robótica das Escolas do Sesi realizado neste sábado (15/08) na Escola do Sesi da cidade. Trata-se da segunda cidade a promover a competição, que já foi realizada em Campo Grande (08/08) e será promovida pelas escolas do Sesi de Três Lagoas (22/08), Dourados (29/08), Aparecida do Taboado (12/09) e de Naviraí (19/09).



Para a gerente do Sesi de Corumbá, Silvana Barros, o torneio não é só uma competição, mas envolve pesquisa, criação e trabalho em equipe. “Os estudantes podem lidar com questões de física, matemática desenvolvimento e programação. É algo que vão levar para a vida inteira”, declarou.



A técnica de Educação do Sesi, Juliana Nicolau, disse que a competição propicia aos participantes, além do conhecimento tecnológico, valores que os alunos levarão para a vida toda. “O torneio desperta o trabalho em equipe, a competição amigável e a aprendizagem lúdica”, afirmou.



A disputa



Durante a competição, os robôs foram programados para executar determinadas atividades, sendo que os alunos tiveram de montá-los utilizando o Lego Zoom, considerada uma metodologia didática que permite a resolução de determinadas situações problemas. Os robôs realizaram atividades como desligar uma lâmpada, fechar uma torneira e retirar o lixo (representado por argolas) de um lago, entre outras.



Após os alunos serem avaliados nas categorias designer do robô, core values e projeto de pesquisa, eles ainda realizaram a competição na mesa do torneio. Na categoria designer do robô, as equipes projetaram um robô que teria que executar missões na mesa de competição do torneio, enquanto na categoria core values foram analisados se os alunos observaram os valores essenciais do torneio durante a competição (trabalho em equipe, aprendemos juntos, competição amigável, compartilhar experiências e nos divertimos aprendendo) e, na categoria projeto de pesquisa, os juízes avaliadores verificam se as equipes responderam ao tema gerador do torneio ‘Como cuidamos do nosso lixo’.



Os participantes



Ao fim dessas etapas, a equipe vencedora foi a Revolution Fi, que recebeu o Certificado Champion, ou seja, equipe com melhor desempenho na maioria das categorias, além de medalhas. “Esse evento é um marco na escola, que agrega tecnologia, conhecimento, espirito de equipe e a realização pessoal. Foi uma experiência inesquecível. Observar as crianças criando robôs e aprendendo de forma lúdica é muito emocionante”, falou a diretora do Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus.



Na avaliação do aluno Gabriel Henrique Moura dos Santos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, a competição foi inesquecível. “É muito gratificante participar desse imenso torneio que envolve os alunos do Sesi e perceber o quanto os jovens são criativos e apostam na Educação Tecnológica”, comentou.



Para a aluna Aline Vargas Rojas, 8º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, o torneio serviu para colocar a teoria em prática. “Gostei muito de participar, tivemos muito apoio do professor no desenvolvimento do Projeto de Pesquisa e trabalhamos em equipe. Aprendemos a ter mais compromisso e a trabalharmos juntos”, destacou.


Fonte: Assessoria/Fiems

Comentários
 Mais notícias
 
Corretor que roubou e matou amigo fazendeiro é condenado a 25 anos (v. 18642)
 
Comarca especial e Usina, um reconhecimento para a cidade de Três Lagoas (v. 18907)
 
Artesãos recebem carteirinha de identificação (v. 27492)
 
Revolution Fi é a campeã de Corumbá do 2º Torneio de Robótica das Escolas do Sesi (v. 18939)
 
Cassilandenses faturam prêmios na 23ª EXPOSUL (v. 20187)