Cassilandia Jornal

notícia publicada em 22/01/2016 �s 04:35:02

UEMS de Cassilândia realiza palestra com pesquisador dos EUA
 
Cassilândia Jornal   
 Cr�ditos da Foto: Divulgação 
No último dia 15, a UEMS de Cassilândia realizou a palestra “U.S. Cotton – Production and Research” com o pesquisador estadunidense Travis Witt, doutorando da Texas Tech University. A atividade foi voltada para acadêmicos do Programa de Mestrado em Agronomia da unidade universitária.

Witt coordena e desenvolve projetos de pesquisa com melhoramento genético e biologia molecular na cultura do algodoeiro no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e palestrou. Seus projetos de pesquisa têm como principal objetivo desenvolver marcadores moleculares para auxiliar na seleção de genótipos de algodoeiro com maior qualidade de fibra e tolerância a deficiência hídrica.

Inicialmente, Travis W. Witt explicou como é realizada a produção de algodão nos Estados Unidos, abordando os principais aspectos sobre origem e principais espécies de algodoeiro, custos de produção, semeadura, irrigação, colheita e qualidade da fibra. O pesquisador também apresentou os projetos de pesquisa que está desenvolvendo na Texas Tech University e no USDA e, ao final, esclareceu as dúvidas do público.

A palestra foi realizada como parte de uma programação definida em conjunto com o coordenador do Mestrado em Agronomia da UEMS de Cassilândia, Prof. Dr. Tiago Zoz, na qual foram visitados fazendas e diferentes órgãos de pesquisa que trabalham com a cultura do algodão no Brasil, tais como: o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Londrina – PR, a Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP de Botucatu- SP e o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA), em Primavera do Leste- MT.

A programação foi definida com o objetivo de apresentar os principais aspectos da cultura do algodão no Brasil desde a pesquisa até a produção final da cultura.

Parceria

A visita do pesquisador Travis W. Witt contribui para o desenvolvimento do processo de internacionalização do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura (PGAC) e da UEMS. “A interação com instituições de outros países, como, por exemplo, a Texas Tech University e o USDA, abre as portas para que estudantes da UEMS possam realizar estágios ou, até mesmo, cursarem mestrado ou doutorado no exterior, destacou o coordenador do Mestrado em Agronomia”.

Atualmente, os professores do PGAC/UEMS, Dr. Tiago Zoz e Dr. Fábio Steiner desenvolvem conjunto com o pesquisador Travis W. Witt projetos de pesquisa relacionados, principalmente, ao melhoramento genético do algodoeiro visando obter genótipos com maior tolerância à deficiência hídrica.


Fonte: Comunicação UEMS

Comentários
 Mais notícias
 
Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos da UEMS ministra curso de formação continuada para educadores (v. 10048)
 
MEC suspende contratos de 9 faculdades com Fies e ProUni (v. 11590)
 
UEMS de Cassilândia realiza palestra com pesquisador dos EUA (v. 15242)
 
UFMS fica em 36º em ranking das melhores universidades do País (v. 22445)
 
Ensino superior gratuito - Fundação oferece bolsas 100% gratuitas (v. 19748)