Cassilandia Jornal

notícia publicada em 31/08/2017 �s 14:51:31

Evento reúne mulheres que atuam no campo para reconhecer e motivar a presença feminina no agronegócio nacional
Promovido pela Nestlé, evento “Juntas em campo” reúne mais de 200 mulheres envolvidas na produção rural e de diversos perfis para um dia de conteúdos sobre temas ligados ao cotidiano do campo; mulheres já são responsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%)
 
Cassilândia Jornal   
 Cr�ditos da Foto: Divulgaçao/ilustrativa 
Segundo o último censo do IBGE, as mulheres são responsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%). O valor já é superior ao das mulheres chefes de família que vivem nas cidades (40,7%). Além disso, pesquisa realizado pela Fran6 Pesquisa, pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela PwC sobre o perfil da mulher do agronegócio, com entrevista a 301 gestoras rurais entre novembro de 2015 e abril de 2016, revelou que 57% das entrevistas participam ativamente de sindicatos e associações rurais, 60% possuem curso superior completo, 69% acessam a internet todos os dias, 88% se consideram independentes financeiramente, sendo que 14% contribuem mais em casa que o parceiro. Para dar voz e oportunidades a esse público, a Nestlé, que mantém diversos projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais da região, realizou, no último sábado (26/8), na região do Alto Paranaíba (MG), um dia de campo para mulheres que atuam na área do agronegócio.

O evento “Juntas em campo” reuniu cerca de 200 mulheres – entre produtoras rurais de todos os portes, veterinárias, agrônomas e trabalhadoras rurais – com o objetivo criar um espaço de troca de experiências para fortalecer a atuação delas. Isso porque, apesar da participação cada vez maior e de estarem mais preparadas para gerir a produção rural, a pesquisa da Abag também mostra que 67% das mulheres do agro não veem igualdade no espaço e tratamento dado a elas e aos homens. O estudo revela também que 71% das participantes já teve problemas ao exercer liderança no campo.

A programação do evento, realizada em uma fazenda de Carmo do Paranaíba, contou com palestras, bate-papo e discussões sobre temas ligados à vivência dessas mulheres, como bem-estar animal e sustentabilidade. Entre as palestrantes estava a atriz Bruna Lombardi, que participou de um bate-papo para contar sobre sua trajetória inspiradora como mulher de sucesso. Além dela, também palestraram Marlene Kaiut, produtora de leite que assumiu a fazenda da família e enfrentou diversos preconceitos, Lívia Magalhães, que apresenta conceitos de bem-estar animal, e Silvia Porto, proprietária da fazenda que receberá o evento e líder do projeto Sítio do Cedro Sustentável. O Bate-Papo Mulheres Fortes também reuniu especialistas e representantes do setor.

“Apesar de já responderem por uma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, mais capacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitos preconceitos e, na maioria dos casos, não têm voz nas decisões que envolvem o setor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elas possam, juntas, construir e pensar novas possibilidade e oportunidades para atuar no campo é essencial. É isso que buscamos com essa primeira edição do Juntas em campo”, afirma Taissara Martins, agrônoma e gerente de Desenvolvimento de Qualidade e Fornecedores da Nestlé Brasil.

.


Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.


Fonte: assessoria

Comentários
 Mais notícias
 
Daniel Maciel volta pela segunda vez a palestrar em Cassilândia (v. 30)
 
“Vamos investigar quem nos investigou”, afirma Carlos Marun sobre a CPI da JBS (v. 31)
 
EM OUTUBRO O BRASIL VAI CANTAR COM LEAL LUZ (v. 41)
 
Em MS, 41 municípios devem receber menos recursos do ICMS em 2018 (v. 66)
 
Cassilândia comemora os mais de R$ 7,4 milhões em investimentos do governo estadual (v. 92)