Cassilandia Jornal

notícia publicada em 31/08/2017 �s 14:51:31

Evento reúne mulheres que atuam no campo para reconhecer e motivar a presença feminina no agronegócio nacional
Promovido pela Nestlé, evento “Juntas em campo” reúne mais de 200 mulheres envolvidas na produção rural e de diversos perfis para um dia de conteúdos sobre temas ligados ao cotidiano do campo; mulheres já são responsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%)
 
Cassilândia Jornal   
 Cr�ditos da Foto: Divulgaçao/ilustrativa 
Segundo o último censo do IBGE, as mulheres são responsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%). O valor já é superior ao das mulheres chefes de família que vivem nas cidades (40,7%). Além disso, pesquisa realizado pela Fran6 Pesquisa, pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e pela PwC sobre o perfil da mulher do agronegócio, com entrevista a 301 gestoras rurais entre novembro de 2015 e abril de 2016, revelou que 57% das entrevistas participam ativamente de sindicatos e associações rurais, 60% possuem curso superior completo, 69% acessam a internet todos os dias, 88% se consideram independentes financeiramente, sendo que 14% contribuem mais em casa que o parceiro. Para dar voz e oportunidades a esse público, a Nestlé, que mantém diversos projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais da região, realizou, no último sábado (26/8), na região do Alto Paranaíba (MG), um dia de campo para mulheres que atuam na área do agronegócio.

O evento “Juntas em campo” reuniu cerca de 200 mulheres – entre produtoras rurais de todos os portes, veterinárias, agrônomas e trabalhadoras rurais – com o objetivo criar um espaço de troca de experiências para fortalecer a atuação delas. Isso porque, apesar da participação cada vez maior e de estarem mais preparadas para gerir a produção rural, a pesquisa da Abag também mostra que 67% das mulheres do agro não veem igualdade no espaço e tratamento dado a elas e aos homens. O estudo revela também que 71% das participantes já teve problemas ao exercer liderança no campo.

A programação do evento, realizada em uma fazenda de Carmo do Paranaíba, contou com palestras, bate-papo e discussões sobre temas ligados à vivência dessas mulheres, como bem-estar animal e sustentabilidade. Entre as palestrantes estava a atriz Bruna Lombardi, que participou de um bate-papo para contar sobre sua trajetória inspiradora como mulher de sucesso. Além dela, também palestraram Marlene Kaiut, produtora de leite que assumiu a fazenda da família e enfrentou diversos preconceitos, Lívia Magalhães, que apresenta conceitos de bem-estar animal, e Silvia Porto, proprietária da fazenda que receberá o evento e líder do projeto Sítio do Cedro Sustentável. O Bate-Papo Mulheres Fortes também reuniu especialistas e representantes do setor.

“Apesar de já responderem por uma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, mais capacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitos preconceitos e, na maioria dos casos, não têm voz nas decisões que envolvem o setor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elas possam, juntas, construir e pensar novas possibilidade e oportunidades para atuar no campo é essencial. É isso que buscamos com essa primeira edição do Juntas em campo”, afirma Taissara Martins, agrônoma e gerente de Desenvolvimento de Qualidade e Fornecedores da Nestlé Brasil.

.


Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.


Fonte: assessoria

Comentários
 Mais notícias
 
Fim do auxílio-moradia para deputados, senadores e juízes tem apoio de mais de 540 mil pessoas (v. 64)
 
Nova Lei de Migração deve facilitar vida de estrangeiros (v. 66)
 
Comissão mantém proibição de suspensão de pena por crime militar de desacato a superior (v. 61)
 
Ladrao furta supermercado Pantanal e é preso pela Policia (v. 66)
 
Kampai inaugura concessionária da Toyota em Chapadão do Sul (v. 108)