CRAS Aparecidinha oferece várias atividades gratuitas em grupo para moradores da região – Agência de Notícias

O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social, da Secretaria da Cidadania (Secid), oferece várias atividades em grupo para os moradores dessa região da cidade, localizada na Zona Indutrial de Sorocaba. As ações acontecem em reuniões semanais, com diferentes focos de atuação.

São encontros com atividades gratuitas e voltadas às famílias locais.

Confira a seguir a programação, com os respectivos horários:

Grupo de Mulheres: segunda-feira, às 9h30 (com roda de conversa e discussão de vários temas de interesse)

Grupo de Herbologia: terça-feira, às 9h (promove o conhecimento e cultivo de ervas e plantas medicinais)

Grupo Melhor Idade: quarta-feira, às 14h (com roda de conversa e temas voltados às pessoas idosas)

O CRAS Aparecidinha está localizado na Rua José Braz Correia, 100, Aparecidinha. Mais informações pelo telefone (15) 3325-3956.

Prefeitura realiza ação de adoção de cães e gatos adultos neste sábado (06) – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), realiza neste sábado (06), no estacionamento do Supermercado Comper – Jardim dos Estados, mais uma ação de adoção de cães e gatos adultos.

Conforme a subea, a iniciativa visa acabar com o mito de que animais adultos não se adaptam a uma nova casa. Ao todo serão 60 animais entre cães e gatos à procura de uma nova chance. Os interessados devem apresentar documento com foto e comprovante de residência.

A Subea ressalta que todos os animais adotados em suas ações terão direito a castração gratuitamente em uma das clínicas credenciadas com a Prefeitura. Os interessados em adotar devem apresentar documento com foto e comprovante de residência, além de ser maior de 18 anos.

Serviço:

Data:06/07/2024

Horário: 9h às 12h

Local: Estacionamento Supermercado Comper – Jardim dos Estados

Endereço: Av. Ceará, 1553

EnergIFe é destaque em congresso de combustíveis sustentáveis para a aviação – IFSP

Campus Matão do IFSP foi a 2ª instituição com maior número de trabalhos apresentados  

Equipe do Grupo de Pesquisa EnergIFeO grupo de pesquisa EnergIFe, do Campus de Matão, participou do 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV), realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 17 e dia 19 de junho. O congresso é destaque no cenário tecnológico e científico, sendo espaço de intercâmbio de ideias e construções de cooperações para o desenvolvimento do setor de combustíveis sustentáveis para a aviação, contando com apresentações de trabalhos, palestras e uma feira paralela.   

O evento é promovido por companhias aéreas como Azul, Gol e Latam, além de construtores de aeronaves como Embraer e Airbus, tendo participação de empresas de insumos industriais e de pesquisa, como a Nova Analítica e a Tennessine.  

O grupo EnergIFe do IFSP conta hoje com seis alunos de graduação dos cursos de Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia de Alimentos e Química e duas alunas do curso Técnico Integrado em Química, além de dois pós-doutores que atuam no apoio das atividades de pesquisa. De acordo com os supervisores do grupo, ao longo dos últimos cinco meses foram realizados treinamentos para capacitação dos estudantes tanto na prática laboratorial quanto na escrita acadêmica e desenvolvimento de pesquisa científica voltada para os trabalhos que foram apresentados no congresso.   

 O EnergIFe apresentou um total de 9 trabalhos científicos que versaram sobre temas como aplicações de óleos oriundos de resíduos da indústria de alimentos para produção de biocombustíveis de fontes sustentáveis, além de trabalhos de revisão da literatura sobre o desenvolvimento de políticas referentes aos combustíveis sustentáveis de aviação e sobre as análises fisico-químicas para o controle de qualidade dos combustíveis sustentáveis.  

 De acordo com a coordenação do grupo, os trabalhos apresentados atraíram grande interesse do público, despertando-o para a potencialidade das fontes alternativas destacadas pelos trabalhos, que aliam além da sustentabilidade, a redução de resíduos e o impacto social que pode ser gerado com os usos apontados. Os trabalhos de revisão de literatura também obtiveram destaque, tendo deles um sido selecionado para apresentação oral, que contou com bom público no auditório.  

A participação dos cinco alunos que apresentaram trabalhos no congresso foi custeada com recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que arcou com os custos de diárias e passagens. A inscrição dos estudantes foi patrocinada pela empresa Nova Analítica.  

 No dia 18, o coordenador do grupo, professor Aristeu Gomes Tininis, realizou  palestra de apresentação dos projetos em curso no Campus Matão do IFSP, enquanto os alunos participaram do curso promovido por Mateus Ferreira Chagas do LNBR/CNPEM com título “Avaliação de Ciclo de Vida de Combustíveis Sustentáveis de Aviação”, onde aprenderam uma técnica consolidada no meio acadêmico para traduzir em indicadores aceitos internacionalmente em que medida um processo de produção de um combustível ou qualquer produto é ecologicamente sustentável, bem como mesurar qual é a o tamanho de sua pegada ambiental.    

No dia 19, alguns alunos do grupo participaram da Visita técnica à Planta de SAF, também conhecida como “Unidade de Produção de Hidrocarbonetos Renováveis” localizada na Unidade de Demonstração Itaipu (UD Itaipu) no Parque Tecnológico Itaipu. Esta unidade tem por objetivo o uso de biogás pelo processo de reforma catalítica à seco integrada a síntese de Fischer-Tropsch. Com isso, o biogás é convertido em gás de síntese e em seguida, pela síntese de Fischer -Tropsch é transformado em combustível de aviação sustentável.  

De acordo com o professor Aristeu, ao fim do evento, o Campus Matão recebeu menção honrosa como a segunda instituição com maior número de trabalhos apresentados, um total de nove, sendo dois destes com autoria dos pós-doutores envolvidos no grupo. O coordenador disse ainda que os membros do grupo puderam fazer vários contatos que podem se mostrar promissores tanto para futuras parcerias acadêmicas quanto outros para parcerias de cooperação tecnológica.  

Quais filmes vão passar Segunda (08/07) na Globo? SESSÃO DA TARDE E TELA QUENTE

Por MRNews

COnfira a programação da Globo  hoje, 08/07/2024 e que horas começam os filmes de hoje. 

Segunda-feira, 08/07/2024

04:00 Hora Um

06:00 Bom Dia Praça

08:30 Bom Dia Brasil

09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

10:35 Mais Você

11:45 Praça TV – 1ª Edição

13:00 Globo Esporte

13:25 Jornal Hoje

14:45 Cheias de Charme

15:25 Sessão da Tarde – Mais Que Vencedores

17:05 Vale a Pena Ver de Novo – Alma Gêmea

18:25 No Rancho Fundo

19:10 Praça TV – 2ª Edição

19:40 Família é Tudo

20:30 Jornal Nacional

21:20 Renascer

22:25 Tela Quente – Força Bruta

00:10 Jornal da Globo

01:00 Conversa com Bial

01:40 Família é Tudo

02:25 Comédia Na Madruga I

03:15 Comédia Na Madruga II

 

Programação de Filmes da Globo para Segunda-feira, 08/07/2024

 

 

Sessão da Tarde: Mais que Vencedores

 

 

Título Original: Overcomer

 

# País de Origem: EUA

# Ano de Produção: 2019

# Diretor: Alex Kendrick

# Elenco: Alex Kendrick, Arin Thompson, Cameron Arnet, Shari Wiedman, Priscilla Shirer

# Classe: Drama, Esporte

 

Na Sessão da Tarde desta segunda-feira, prepare-se para se emocionar com “Mais que Vencedores”. A história gira em torno de um treinador de basquete do ensino médio que, após a perda de sua equipe, se voluntaria para treinar uma adolescente com dificuldades na corrida de longa distância. Este drama inspirador mostra a jornada de superação e a importância da fé e da perseverança.

 

Tela Quente: Força Bruta

Título Original: The Roundup

 

# País de Origem: Coreia do Sul

# Ano de Produção: 2024

# Diretor: Sang-Yong Lee

# Elenco: Ma Dong-seok, Son Suk-ku, Park Ji-hwan, Ha Jun

# Classe: Ação, Crime

 

Na Tela Quente, a adrenalina está garantida com “Força Bruta”. A trama segue uma dupla de agentes que viaja para um país estrangeiro com a missão de extraditar um suspeito. No entanto, eles se deparam com uma rede de crimes relacionados a um assassino que cometeu atrocidades contra turistas no passado. Este thriller de ação promete manter os espectadores na ponta dos assentos com cenas intensas e reviravoltas surpreendentes.

 

Não perca esses grandes sucessos na segunda-feira, 08 de julho de 2024, na Globo!

Parceria entre Governo de MS e cooperativismo é reforçada em evento de 45 anos da OCB-MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Somar esforços para gerar desenvolvimento. A premissa básica do cooperativismo e tudo o que nasce em torno das atividades dessa natureza são protagonistas no crescimento de Mato Grosso do Sul, algo reforçado na noite de ontem (4) pelo Governo do Estado no evento de 45 anos da OCB (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras) sul-mato-grossense.

O governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck (Desenvolvimento) participaram do evento, ao lado do presidente da OCB-MS, Celso Ramos Régis, e do coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo, o deputado estadual Rinaldo Modesto. Ambos ressaltaram o poder da atividade e sua importância socioeconômica.

“A gente veio aqui para ratificar o nosso compromisso com o sistema cooperativista, que tem um importante papel na nossa economia e na formação cultural pela qual o nosso desenvolvimento passa”, comenta o governador, citando também em seguida o crescimento entre 5% e 7% ao ano, o pleno emprego e a baixo índice de pobreza extrema do Estado.

Os índices citados por Riedel são frutos de um ambiente de crescimento que se autoalimenta, já que melhorias sociais refletem também em um ambiente melhor para o desenvolvimento econômico. “Isso tem a ver com a uma série de ações coordenadas e com uma estratégia clara por parte do Governo, que é criar um ambiente de confiança”, destaca o governador.

Eduardo Riedel frisa ainda que é fundamental que as pessoas não tenham surpresas ao buscarem investir em Mato Grosso do Sul. “Quando a empresa, a cooperativa vem investir aqui, ela tem absoluta segurança de que a diretriz de que o rumo formado pelo Estado não vai gerar nenhum tipo de surpresa para o empreendimento colocado”.

A capacidade de investimento por parte do Estado, com 18,5% da receita corrente líquida sendo aplicada em ações diretas, é outro trunfo apontado por Riedel. Mato Grosso do Sul é o estado que mais investiu ‘per capta’ e o que mais investiu percentualmente.

“É o crescimento associado a essa responsabilidade como comunidade, com a força da consciência de que quem faz as mudanças somos nós. Não vamos ficar esperando vir de alguém, vamos realizar, vamos executar e é o que o sistema cooperativo faz. Então a nossa gratidão por acreditarem no Mato Grosso do Sul, seja das cooperativas de fora, sejam com as que aqui nasceram, construíram”, conclui Eduardo Riedel.

Termo de cooperação e agradecimentos

Durante a solenidade, Riedel, Verruck e outros presentes foram homenageados com troféus pela OCB-MS. Além disso, o Governo também assinou termo de cooperação mútuo com a OCB, reforçando a parceria que ocorre há anos entre o Poder Público e as cooperativas aqui estabelecidas.

“Temos um trabalho de fortalecimento, de criação de cooperativas de Mato Grosso do Sul e a OCB fazendo toda essa capacitação. Nós do Governo entendemos que tem vários seguimentos que ainda tem o potencial de cooperar e desenvolver o cooperativismo no nosso Estado, e principalmente apoiar também aqueles que já estão instalados”, explica Verruck.

O secretário acrescenta ainda que em conjunto foi possível garantir várias melhorias na busca por recursos e outros instrumentos de fomento ao desenvolvimento do cooperativismo local e, consequentemente, crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Atualmente, as cooperativas representam 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

“Somente na atual gestão estadual nós já temos investimento de mais de R$ 2 bilhões na economia sul-mato-grossense, investimentos do cooperativismo. Esses R$ 2 bilhões geraram nesse curto período de um ano e meio mais de 1,25 mil empregos diretos para o Estado de Mato Grosso do Sul. Então a estratégia do cooperativismo está dentro da estratégia de desenvolvimento do nosso Estado”, finaliza o secretário de Desenvolvimento.

Antes do fim da cerimônia, o presidente da OCB-MS fez questão de ressaltar a importância do apoio do Governo de Mato Grosso do Sul para o crescimento do cooperativismo no Estado. “Aquilo que é bom tem que continuar, e nós estamos em um Estado com certeza de um Governo que prega aquilo que chamamos de felicidade, e se felicidade é coisa boa para o ser humano, nós vamos continuar com felicidade”, disse Celso Régis.

Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende

Prefeitura realiza vacinação contra dengue, Influenza e Covid-19 até 16h

Neste sábado (6), a Prefeitura de João Pessoa garantirá o cuidado preventivo com vacinação nos três pontos móveis da Capital. Os profissionais de saúde que atuam no Shopping Sul, Shopping Tambiá e Home Center Ferreira Costa atenderão até as 16h, com a oferta dos imunizantes das campanhas ativas que protegem contra Covid-19, Influenza e dengue.

Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 faz parte de uma estratégia de prevenção e controle da doença, com a seguinte recomendação: crianças de seis meses a quatro anos vão receber duas doses com intervalo de quatro semanas, da primeira para a segunda. Já a população a partir de 5 anos de idade, elencadas nos grupos prioritários, tem uma recomendação de uma ou duas doses de reforço, dependendo de qual grupo faça parte. O grupo prioritário de idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas devem receber duas doses da vacina XBB, com intervalo de 6 meses, da primeira para a segunda dose.

Contra a dengue, a vacina é destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. A proteção é composta com duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre a primeira e a segunda. Quem iniciou o esquema no dia 19 de fevereiro deve ir a um serviço de saúde e receber a segunda dose do imunizante para ficar protegido.

Já contra Influenza, mesmo com o final da Campanha Nacional de Vacinação, a Prefeitura de João Pessoa seguirá ofertando o imunizante a toda população acima de seis meses de idade, enquanto houver doses disponíveis. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

Vacinas de urgência – Já o Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, estará aberto no final de semana, no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes com perfurocortantes. Já no caso da antirrábica, são para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais para vacinação neste sábado (6) em João Pessoa:

Home Center Ferreira Costa

Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra:

– Influenza (Toda população acima de 6 meses)

– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)

– Covid-19 XBB (Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários)

Horário: 8h às 16h

Shopping Sul

Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra:

– Influenza (Toda população acima de 6 meses)

– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)

– Covid-19 XBB (Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários)

Horário: 9h às 16h

Shopping Tambiá

Ofertando apenas as vacinas de campanhas contra:

– Influenza (Toda população acima de 6 meses)

– Dengue (Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos)

– Covid-19 XBB (Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte dos grupos prioritários)

Horário: 10h às 16h

Centro de Imunização (aberto aos sábados e domingos)

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência

Horário: 8h às 12h

Quais filmes vão passar Terça (09/07) na Globo? SESSÃO DA TARDE

Por MRNews

COnfira a programação da Globo  hoje, 09/07/2024 e que horas começam os filmes de hoje. 

Terça-feira, 09/07/2024

04:00 Hora Um

06:00 Bom Dia Praça

08:30 Bom Dia Brasil

09:30 Encontro Com Patrícia Poeta

10:35 Mais Você

11:45 Praça TV – 1ª Edição

13:00 Globo Esporte

13:25 Jornal Hoje

14:45 Cheias de Charme

15:25 Sessao Da Tarde – Meninas Malvadas

16:50 Vale a Pena Ver de Novo – Alma Gêmea

17:50 No Rancho Fundo

18:30 Praça TV – 2ª Edição

18:50 Família é Tudo

19:30 Jornal Nacional

20:05 Renascer

20:45 Futebol Copa America ao vivo

23:10 Jornal da Globo

00:00 Conversa com Bial

00:40 Família é Tudo

01:15 Comédia Na Madruga I

01:55 Comédia Na Madruga II

02:35 Corujão I – Stratton – Forças Especiais

Programação de Filmes da Globo para Terça-feira, 09/07/2024

 

 

Sessão da Tarde: Meninas Malvadas

 

 

**Título Original:** Mean Girls

**País de Origem:** Canadá/EUA

**Ano de Produção:** 2004

**Diretor:** Mark Waters

**Elenco:** Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Tina Fey, Tim Meadows, Amy Poehler, Ana Gasteyer

**Classe:** Comédia

 

Na Sessão da Tarde desta terça-feira, prepare-se para rir com o clássico “Meninas Malvadas”. Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma adolescente que sempre estudou em casa. Ao se matricular em uma escola pública pela primeira vez, ela tenta se enturmar e faz amizade com um grupo popular liderado pela manipuladora Regina George (Rachel McAdams). Para sobreviver nesse novo ambiente, Cady precisa enfrentar diversas armadilhas e aprender a lidar com a hierarquia social imposta por Regina e suas seguidoras.

 

Corujão I: Stratton – Forças Especiais

 

 

**Título Original:** Stratton

**País de Origem:** Inglaterra

**Ano de Produção:** 2017

**Diretor:** Simon West

**Elenco:** Tom Felton, Connie Nielsen, Dominic Cooper, Gemma Chan, Derek Jacobi

**Classe:** Ação

 

No Corujão I, a ação toma conta com “Stratton – Forças Especiais”. O agente do MI6 John Stratton (Dominic Cooper) é designado para uma missão perigosa: impedir um criminoso russo de usar armas químicas. Com a ajuda de uma equipe de elite, Stratton mergulha de cabeça na operação, sabendo que qualquer erro pode ser fatal. Ele enfrenta desafios extremos e perigos iminentes, colocando sua vida em risco para salvar milhares de pessoas de uma ameaça catastrófica.

 

Não perca esses grandes sucessos no dia 09 de julho de 2024 na Globo!

Investimentos da Prefeitura na Educação transformam a vida da população através do programa Juntos pela Escola – CGNotícias

A semana de entregas de revitalizações pelo programa Juntos pela Educação, terminou com a entrega de mais três unidades nesta quinta-feira (4). Ao todo, em apenas quatro dias, 10 unidades escolares voltaram a oferecer um ambiente de ensino mais aconchegante para as crianças e servidores.

Após 13 anos parada, a EMEI Jardim Inápolis foi a primeira a ser entregue. A escola, a partir de segunda-feira (8), irá atender 320 crianças que estudavam no bairro vizinho Indubrasil.

Presente na entrega, a prefeita Adriane ressaltou a importância da entrega para as famílias da região. “Muitas mães que tinham que se deslocar para outros bairros para deixarem as crianças estudando, agora tem um local perto de casa, com a estrutura que os filhos merecem”.

“Mais uma unidade entregue para a população. Com essa obra também foi gerada 34 novas vagas de emprego para diversas funções, desde a direção até a equipe de manutenção da limpeza”, acrescentou o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt.

É o que conta Joycelly Pereira Malta, mãe da Sara e da Lara. “Com a entrega dessa escola foi muito mais fácil conseguir uma vaga para a minha filha mais velha e com as duas na escola conseguirei voltar a trabalhar, ficando tranquila com elas sendo tão bem cuidadas em um local como esse”, relata.

A comunidade escolar da EMEI Serradinho, que atende 154 alunos, também foi contemplada com a entrega da reforma pelo programa.

Para a diretora Lucimar Soares Marques dos Santos, a entrega superou a expectativa. “As crianças e os funcionários estão encantados com a estrutura que vai proporcionar o desenvolvimento das crianças na área pedagógica, socialização e muito mais. Estamos todos muito felizes”, afirmou.

Larissa Moraes Quiaveli Longo, mãe de aluna, disse que a entrega da reforma é diferenciada. “A escola está parecendo ser particular. Tudo novo, bem cuidado. Deixamos de ficar esquecidos”, concluiu.

Conforme o diretor Argemiro Leite de Quevedo Junior, da EMEI Profª Selma Aparecida Ferreira Leal Tomm, os 380 alunos terão mais facilidades para se desenvolverem pedagógica e socialmente. “Esta reforma alavancará diversas possibilidades para nós. Veio enriquecer o trabalho e de toda uma equipe e contribuir para o desenvolvimento das crianças”, contou.

Monique Evelyn Meneses de Goes, mãe da Agnes e grávida de 26 semanas do Arthur, comentou do quanto é importante este momento. “Vivenciar esta entrega é muito significativo. Estamos sendo vistos e lembrados, principalmente as crianças. O que estamos vendo é um investimento para o desenvolvimento delas. Em breve o Arthur estará aqui estudando com a irmã com tudo novo. É muito bom saber que todas as crianças são muito bem cuidadas”.

O Juntos pela Escola é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com a Associação de Pais e Mestres (APM) e as comunidades escolares. O programa está revitalizando todas as escolas municipais da Capital para oferecer um ambiente escolar mais seguro, confortável e adequado para o aprendizado das crianças.

 

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para novos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos

Prefeitura de Nova Iguaçu abre inscrições para novos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos




A Prefeitura de Nova Iguaçu está com inscrições abertas para novos produtores que desejam se tornar fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, executado pelo município. O cadastramento deve ser realizado até a próxima sexta-feira (5), pelo e-mail paanovaiguacu@gmail.com ou diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Para se cadastrar, o produtor deve apresentar cópia legível do CPF, Identidade e do CAF, da DAP ou do Extrato (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF). No caso de agricultor orgânico, também é necessário o Certificado de Produtor Orgânico dentro do prazo de validade.

O PAA é um programa de segurança alimentar e tem como finalidade facilitar o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para cumprir esses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina àquelas atendidas pela rede socioassistencial, como equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, instituições de ensino públicas e filantrópicas.

Impactos visíveis

A má distribuição de alimentos no Brasil ainda não é uma página virada. Dados divulgados pelo IBGE apontam que em 27,6% dos lares brasileiros, os moradores conviveram em 2023 com algum grau de insegurança alimentar. E por isso, a dimensão que o PAA tem é enorme e gera impacto direto tanto na vida de pessoas mais vulneráveis ao garantir-lhes este direito básico, quanto na dos agricultores que produzem e fornecem para o programa.

Segundo Aline Martins, Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, o programa aumenta a renda mensal dos produtores, sendo possível fazer investimentos na ampliação de produção e compra de caminhão para o transporte dos alimentos, já que os valores dos produtos são tabelados e a renda é garantida.

Além disso, reduz o desperdício de alimentos, já que pode ser possível comprar alimentos que seriam descartados por não atenderem aos padrões estéticos do mercado convencional. “Alguns produtores também investiram na diversificação da produção e em Nova Iguaçu, especificamente, produtores que não se sentiam seguros em vender para o programa, ao verificar que uma agricultora local realizou vendas e recebeu por sua produção sem nenhum problema, já se regularizaram e estão produzindo para vender futuramente para o programa”, contou Aline.

* Período de inscrições: 01/07/2024 a 05/07/2024
* Endereço da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu: Av. Dr. Luiz Guimarães, 956, Centro – Nova Iguaçu
* Horário: 9h às 16h

O cadastramento é aberto a todos os produtores que atendam aos critérios estabelecidos pelo PAA, sendo fundamental para garantir a regularidade no fornecimento de alimentos ao programa.

Bancada federal destina recursos para saúde, educação, infraestrutura, assistência social, cultura, segurança pública, esporte e cidadania

Deputados federais e senadores por Mato Grosso do Sul enviam recursos de emendas parlamentares, além de aportes do Governo do Estado, que juntos somam R$ 702,6 milhões e que serão para as áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social, Cultura, Segurança Pública, Esporte e Cidadania aos 79 municípios do Estado.

Deste total, cerca de R$ 366,4 milhões correspondem à emenda de bancada, outros R$ 180,3 milhões são de emendas individuais dos parlamentares e R$ 43,7 milhões de emendas de comissões. Já a contrapartida estadual é de R$ 112,1 milhões, investimentos fundamentais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Mato Grosso do Sul. Os recursos foram disponibilizaos por aproximadamente por meio de 80 emendas parlamentares.

O anúncio destes investimentos foram feitos hoje (5) em evento no Centro de Convenções Gil Carlos de Camillo, com a presença do governador Eduardo Riedel, secretários estaduais, representantes da bancada federal, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

“Hoje é dia de celebrar e ratificar uma relação que a bancada federal do Mato Grosso do Sul construiu, não só com o executivo estadual, mas com os municípios dentro daquele princípio do municipalismo. A nossa palavra é de gratidão por trabalharmos nessa convergência em relação aos objetivos do nosso Estado, como nós fizemos na semana passada na Assembleia Legislativa com as emendas estaduais, que foram de R$ 72 milhões. É um volume altamente expressivo”, afirmou o governador.

O coordenador da bancada federal, o deputado Vander Loubet destacou o esforço em conjunto com os colegas parlamentares e ainda elogiou as verbas destinadas para a área social e o trabalho realizado para atender os pedidos da Santa Casa de Campo Grande, que representou na solenidade todas as entidades sociais de Mato Grosso do Sul. “Esses recursos não tem cor partidária, isso é obrigação do Estado”, salientou.

O eventou contou com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), do Presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto Júnior, do senador Nelsinho Trad, os deputados federais Beto Pereira, Dagoberto Nogueira e Geraldo Resende, os secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Rodrigo Perez (Segov), além de prefeitos e secretários estaduais.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm