João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro
O Museu de Arte Sacra, que fica ao lado do Mercadão, na região central de São José dos Campos, prepara a sua tradicional exposição de presépios. A abertura acontece em 26 de novembro, como parte da programação de Natal.
A exposição, que vai até 31 de janeiro de 2025, é gratuita e livre para todos os públicos. A mostra conta com peças tradicionais, carregadas de histórias e tradições.
O Museu de Arte Sacra fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Tradição
O presépio é uma montagem com peças que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo.
Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes nesse momento cristão.
De acordo com as fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna da Itália). Sua ideia era montar o presépio para explicar para as pessoas mais simples como foi o nascimento de Jesus Cristo e o seu significado.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. Os presépios podem variar de tamanho e de material: existem minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal, entre outros materiais.
Serviço
Exposição “Presépios” – De 26 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025.
Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo