Neta de Inocêncio Teca, tem segredo revelado após conversa com Inácia ‘MENTIRA’

Por MRNews

Renascer: Mistérios e Revelações na Fazenda

Os próximos capítulos da novela Renascer prometem revelações intrigantes e mistérios que envolvem a personagem Teca, trazendo ainda mais profundidade e suspense à trama.

**Suspeitas e Conexões Sobrenaturais:**
A chegada de Teca à fazenda será marcada por suspeitas e conexões sobrenaturais, especialmente aos olhos de Inácia, a sensitiva da fazenda. Inácia logo perceberá que há algo mais por trás da história da gravidez da adolescente e sentirá intuitivamente que a história de que ela está grávida de José Venâncio não é verdadeira.

**Enigmática Previsão de Inácia:**
Inácia, interpretada por Edvana Carvalho, não revelará diretamente suas premonições a José Inocêncio, optando por uma resposta enigmática sobre o futuro. Sua indicação de que “ainda vai tê muita mentira sêno contada até a verdade vî à tona!” deixará José Inocêncio confuso, mas ela tentará tranquilizá-lo com uma metáfora sobre a vida ser como o cacau, sugerindo que boas coisas podem surgir das adversidades.

O Mistério de Teca se Desdobra:

Enquanto isso, o mistério em torno de Teca continua a se desdobrar. Ela própria começará a sentir uma conexão estranha e sobrenatural com a fazenda, intensificando o mistério sobre sua verdadeira origem e seu papel na história da família. Paralelamente, a revelação da farsa da gravidez por José Augusto aumentará as tensões e complicará as relações entre os personagens, enquanto a verdade sobre Teca ser neta de Marianinha será gradualmente revelada.

Não perca os próximos capítulos de Renascer, repletos de revelações, mistérios e emoções intensas, que prometem prender a atenção dos telespectadores e surpreender a cada reviravolta na trama!

A Chegada de Teca na Casa de Morena em Renascer: Pressentimentos e Revelações

Na trama envolvente da novela Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena traz consigo uma aura de mistério e tensão, deixando os telespectadores ávidos por mais revelações. Enquanto a jovem busca manter seu segredo e permanecer na fazenda, ela se vê envolvida em uma série de eventos que desafiam suas expectativas e a conectam ao passado de forma surpreendente.

Ao adentrar a fazenda, Teca é envolvida por uma sensação estranha de familiaridade, como se o local já fizesse parte de sua história de alguma forma. Essa sensação é intensificada quando ela é recebida por Inácia, que prontamente percebe a semelhança em seu rosto e a convida a compartilhar suas impressões com Inocêncio.

A tensão aumenta à medida que Teca se aproxima da residência de Morena e Deocleciano, sentindo um pressentimento ruim pairar sobre ela. Apesar da acolhida calorosa de Morena, a jovem se sente desconfortável naquele ambiente, pedindo a José Inocêncio para partir.

À medida que a trama se desenrola, segredos do passado vêm à tona, revelando uma conexão profunda entre Teca e a família de José Inocêncio. Descobre-se que ela tem laços de parentesco com Maria Santa, o que lança uma nova luz sobre sua presença na fazenda e sua relação com os personagens principais.

A jornada de Teca se torna ainda mais emocionante quando, perturbada pelos planos de Buba, ela decide fugir da fazenda. No entanto, no momento mais inesperado, ela entra em trabalho de parto e recebe auxílio espiritual de Maria Santa, revelando uma ligação espiritual entre ambas que transcende as barreiras do tempo e do espaço.

Em Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena é mais do que um evento isolado; é um prenúncio de reviravoltas emocionantes e revelações impactantes que prometem transformar o destino dos personagens envolvidos. Enquanto os mistérios do passado são desvendados, os telespectadores são levados a uma jornada de descoberta e emoção, repleta de surpresas e reviravoltas inesperadas.

Renascer: Teca e a Teia de Mentira

Em uma reviravolta surpreendente na novela “Renascer”, a trama se aprofunda com Teca enfrentando o coronel Inocêncio, após a revelação da falsa gravidez de Buba. A jovem Teca, em uma tentativa desesperada de proteger-se, tece uma história ainda mais complexa para enganar o fazendeiro.

**O Confronto com Inocêncio**

Teca, encontrando-se cara a cara com Inocêncio, é pressionada a explicar o envolvimento de seu filho falecido, Venâncio, com ela, uma adolescente de apenas 16 anos. Inocêncio, perturbado pela visão de Buba sem sinais de gravidez, busca respostas em uma conversa privada com Teca.

**A História Inventada por Teca**

Com habilidade para manipulação, Teca inventa uma narrativa convincente: Venâncio a teria salvado de um ataque iminente e a levado para um local seguro. Ela descreve Venâncio como um herói trágico, que, após salvá-la, caiu em tristeza e álcool. Teca, movida por compaixão, oferece consolo, sentando-se em seu colo enquanto ele chorava.

**A Mentira Cresce**

Quando Inocêncio exige a verdade sobre a paternidade do filho que Teca afirma esperar, ela insiste que Venâncio foi o único homem com quem esteve. Essa afirmação reforça a mentira que ela construiu, adicionando outra camada de complexidade à trama já intrincada.

**O Futuro Incerto**

Os telespectadores ficam na expectativa de como essa teia de mentiras se desenrolará e quais serão as consequências para Teca e os envolvidos. A habilidade de Teca em manipular a verdade coloca em questão a integridade dos personagens e o destino de suas relações.

 

Desvendando os Segredos de Renascer: Teca Descobre o Plano de Eliana

A trama de Renascer está prestes a atingir seu ápice, com reviravoltas emocionantes e segredos revelados. Nos próximos episódios, a personagem Teca, interpretada por Livia Silva, ficará chocada ao descobrir os planos maquiavélicos de Eliana, vivida por Sophie Charlotte.

Em cenas que prometem prender a atenção do público, Teca será confrontada com a cruel realidade de que Eliana planeja deixar José Inocêncio na miséria. O drama se intensifica quando Teca se depara com a revelação de que Eliana celebra a morte de Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, e demonstra sua determinação em reivindicar sua parte na fazenda dos Inocêncio.

A tensão entre os personagens atinge níveis altíssimos, com diálogos carregados de emoção e confrontos inevitáveis. As atuações de Livia Silva e Sophie Charlotte prometem elevar ainda mais a intensidade desses momentos, cativando o público com suas performances marcantes.

Enquanto isso, a trama principal de Renascer continua a se desenrolar, com outros personagens enfrentando seus próprios desafios e dilemas. A dinâmica entre os diferentes núcleos da novela oferece uma variedade de subtramas fascinantes, mantendo os telespectadores envolvidos e ansiosos por mais reviravoltas.

A produção de Renascer, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e dirigida por uma equipe talentosa, continua a surpreender e encantar o público com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Com sua semana decisiva se aproximando, a novela promete emocionar e intrigar ainda mais, mantendo os fãs fiéis à beira de seus assentos.

Prepare-se para mergulhar nas emoções intensas de Renascer e acompanhar de perto as revelações surpreendentes que estão por vir. Não perca os próximos episódios desta trama envolvente e emocionante, que promete mexer com os corações dos telespectadores e deixar uma marca duradoura no cenário das telenovelas brasileiras.

 

Programa “HumanizAção” acolhe seis pessoas em situação de rua neste sábado (27) – Agência de Notícias

As equipes do programa “HumanizAção” realizaram, ao longo deste sábado (27), atendimentos a 27 pessoas em situação de rua, com abordagem especializada, em diferentes pontos da cidade. Dessas, seis aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada pela Prefeitura de Sorocaba, por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Os profissionais do programa percorreram os seguintes endereços: Rua Geraldo Lima, Rua Sônia Bernuncio, Rua Ferdinando Irineu Corra, Rua Adolfo Grizzi dos Santos, Rua Barão de Cotegipe, Rua Aníbal Leite da Cruz, Avenida Paulo Emanuel de Almeida, Rua Fernando Antônio Guerner Camargo, Praça Pio XII, Avenida Washington Luiz, Avenida Barão de Tatuí, Avenida Gen. Osório, Avenida Dr. Américo Figueiredo, Rua Pedro Bifano, Praça Cel. Fernando Prestes,  Avenida Américo de Carvalho, Praça Nove de Julho, Praça Mãe Preta, Praça Frei Baraúna, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Avenida Itavuvu, Rua Guaicurus, Rua Santa Clara, Praça Castro Alves, Avenida Dom Aguirre,  Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Avenida Gen. Carneiro e imediações da Rodoviária.

A população pode sempre colaborar com o programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania e 153, da GCM.

ASSISTIR CSA x Ferroviária AO VIVO Grátis Brasileiro SÉRIE C 2024, HOJE (28/04), PRÉ-JOGO, PALPITES

CSA x Ferroviária: Onde assistir ao vivo na internet e na TV, escalação, horário e mais da Série C 2024

Neste domingo, dia 28 de abril de 2024, CSA e Ferroviária se enfrentam às 16h30 (horário de Brasília) no Estádio Rei Pelé, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C. A partida promete ser um confronto emocionante entre as equipes em busca da vitória.

**Transmissão ao vivo:**
O jogo será transmitido pelo DAZN, no streaming, e pelo Nosso Futebol, no pay-per-view. Para os torcedores que desejam acompanhar a partida pela internet, o DAZN é a opção certa, enquanto o Nosso Futebol é a escolha para quem prefere assistir via pay-per-view. Consulte a programação para não perder nenhum lance.

**Situação das equipes:**
O CSA vem de uma derrota para o Ypiranga na estreia pela Série C, após conquistar o título da Copa Alagoas. Já a Ferroviária empatou com o ABC na primeira rodada. Ambas as equipes buscam a vitória para subir na tabela e se recuperar no campeonato.

Prováveis escalações:

CSA: Thomazella; Lucas Marques, Almir Luan, Eduardo Biazus, Wellington Carvalho, Guilherme Dal Pian, Marlon, Juninho Valoura, Gustavo Xuxa, Marquinhos e Iury Tanque. Técnico: Maurício Copertino.
Ferroviária: Saulo; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Jackson, Igor Fernandes, Ricardinho, Xavier, Juninho, Victor Andrade, Carlão e Victor Barreto. Técnico: Vinicius Bergantin.

**Informações adicionais:**
– Data: domingo, 28 de abril de 2024
– Horário: 16h30 (de Brasília)
– Local: Estádio Rei Pelé – Maceió, AL

Não perca esse emocionante confronto entre CSA e Ferroviária, pela Série C do Brasileirão 2024. Acompanhe todas as emoções do jogo ao vivo na plataforma de sua preferência e torça pelo seu time!

São José Futsal é campeão da Taça São Paulo Sub-20

Nei José Sant’Anna


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O São José Futsal/Atleta Cidadão conquistou o inédito título da Taça São Paulo Sub-20 na noite desta quinta-feira (25), ao vencer o Corinthians por 2 a 1 no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos.

Com gols de Diadema e Dudu, o São José encerrou sua participação na Taça São Paulo com uma campanha irretocável. Foram seis jogos disputados, com seis vitórias, 37 gols marcados e apenas quatro sofridos, saldo positivo de 33 gols.

O resultado serviu como revanche para o time joseense, já que nos últimos dois anos, o São José ficou com o vice-campeonato da Taça São Paulo, sendo derrotado pelo time da capital paulista na final de 2022 por 2 a 0 em São Paulo e em 2023 por 1 a 0 na Farma Conde Arena, em São José.

Na campanha, o time joseense venceu a LISFUTS de São Sebastião por 6 a 0 na estreia, folgando na segunda rodada e voltando na terceira, vencendo a AABB fora de casa por 4 a 1.

De volta a casa, na quarta rodada o São José goleou o Instituto Ello/Guarujá por 9 a 1 e, na última rodada da primeira fase, goleou a AA Botucatuense fora de casa por 10 a 1. Antes da final, ainda goleou o CATS Taboão na semifinal, em casa, por 6 a 1.

A Taça São Paulo é o torneio que abre a temporada do futsal paulista. Agora, o time joseense volta suas atenções para o Campeonato Estadual, que tem a participação de 18 agremiações.

A estreia joseense na competição será na próxima quinta-feira (2), contra o Mauá, às 19h, no ginásio do Tênis Clube.

Fotos: Elvis Garcia / @ehenriquegarcia

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Goiás x Ponte Preta ONDE ASSISTIR AO VIVO, BRASILEIRÃO SÉRIE B, HOJE (28/04), PALPITES, ESCALAÇÕES

Goiás x Ponte Preta: Onde assistir, escalações e arbitragem – Série B

Goiás x Ponte Preta ONDE ASSISTIR AO VIVO, BRASILEIRÃO SÉRIE B, HOJE (28/04), PALPITES, ESCALAÇÕES

No domingo, dia 29 de abril de 2024, Goiás e Ponte Preta se enfrentam às 18h30 (horário de Brasília) no Estádio Hailê Pinheiro, em Goiânia (GO), pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambas as equipes buscam a primeira vitória na competição e almejam um salto na tabela de classificação.

**Transmissão ao vivo:**
A partida será transmitida pelo canal Premiere, via pay-per-view, garantindo aos torcedores a oportunidade de acompanhar todos os lances ao vivo e torcer pelo seu time do coração.

**Arbitragem:**
A arbitragem ficará a cargo de Paulo José Souza Mourão (MA), auxiliado por Antônio Adriano Oliveira (MA) e Edna Cristina Santos Ferreira (MA). O VAR estará sob responsabilidade de Phillip Georg Bennet (RJ).

**Como chegam as equipes:**
– **Goiás:** Após um empate na estreia contra o Ceará, o Goiás busca sua primeira vitória na temporada. O time, comandado por Márcio Zanardi, enfrenta desfalques significativos, mas mantém a esperança de conquistar os três pontos diante da torcida.
– **Ponte Preta:** A Ponte Preta também estreou com empate, contra o Coritiba, e está determinada a conquistar a vitória em Goiânia. O técnico João Brigatti não deve enfrentar problemas de desfalques em comparação com o time que jogou na rodada anterior.

Prováveis escalações:

– **Goiás:** Tadeu; Dieguinho, Lucas Ribeiro, David Braz, Edson, Sander, Wellington, Rafael Gava, Marcão, Thiago Galhardo e Paulo Baya.
– **Ponte Preta:** Pedro Rocha; Luiz Felipe, Joilson, Sérgio Raphael, Gabriel Risso, Emerson Santos, Ramon, Dudu Vieira, Elvis, Matheus Regis e Gabriel Novaes (Jeh).

Não perca este emocionante confronto entre Goiás e Ponte Preta, pela Série B do Brasileirão 2024. Acompanhe todos os detalhes dessa partida decisiva e vibre com cada lance!

Idosos e acamados podem receber medicamentos para hipertensão e diabetes em domicílio

Pacientes hipertensos e diabéticos a partir dos 60 anos ou acamados, de qualquer idade e com laudo médico, podem receber seus medicamentos em domicílio. Para isso, a Prefeitura de João Pessoa mantém o programa Remédio em Casa, que beneficia atualmente mais de 5,8 mil pacientes.

A partir do programa, os pacientes cadastrados não precisam mais se dirigir até sua unidade de saúde da família (USF) para receber os medicamentos. Para ser beneficiado com o Remédio em Casa, é preciso estar cadastrado em sua USF de referência, ser diagnosticado com hipertensão ou diabetes e fazer o acompanhamento com a equipe de saúde da família.

Para a farmacêutica responsável pelo programa, Patrícia Cunha, o Remédio em Casa demonstra uma preocupação genuína das autoridades com a saúde e bem-estar da população, especialmente com idosos ou pessoas da mobilidade reduzida.

“O programa Remédio em Casa é fundamental para garantir o acesso aos medicamentos, especialmente para aqueles que têm dificuldades em se locomover até uma farmácia e, não apenas facilita o acesso aos medicamentos, mas também promove a adesão ao tratamento, contribuindo assim para uma melhor saúde pública”, destaca Patrícia Cunha.

Através do programa Remédio em Casa, a cada dois meses, o cidadão recebe a quantidade do medicamento necessário para este mesmo período, assegurando que seu tratamento não seja interrompido. E, a cada três meses, o paciente passa por uma avaliação pela Equipe de Saúde da Família para o melhor acompanhamento e evitar riscos à saúde. Atualmente o programa disponibiliza 20 tipos de medicamentos, entre anti-hipertensivos, antilipêmico, antitrombótico, hipoglicemiantes.

Como ter acesso – Para se cadastrar no programa Remédio em Casa, o usuário pode se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF), preferencialmente no setor de Farmácia. No momento do cadastro, o paciente deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e receita atualizada há, pelo menos, seis meses.

Outra forma de acesso é por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Ao abrir o app, o usuário deve procurar a aba Saúde e clicar no ícone Remédio em Casa. Em seguida, será direcionado à sessão do serviço, que vai redirecionar para a lista de medicamentos disponibilizados e a guia para o usuário preencher seus dados e realizar o cadastro no programa. É importante responder todas as informações solicitadas.

Festa do Queijo dá oportunidade para empreendedores mostrarem produtos – CGNotícias

Faltando apenas duas semanas para a 7ª Festa do Queijo de Rochedinho tem muito produtor se organizando para vender seus produtos e divulgá-los. Os empresários Márcia Alves Gomes e Celso dos Santos Henrique, proprietários da Sorvetes Dubom, são alguns deles. Eles já participaram da festa no ano passado e estão se preparando para o dia 11 de maio.

Celso conta que os eventos da PrefCG têm sido muito importantes para empresários como eles fazerem com que seus produtos cheguem a novos mercados. “Ano passado na Festa do Queijo vendemos muito, foi maravilhoso. Quando foi a festa junina, lá na Esplanada, a gente também participou. Isso ajuda muito na divulgação”, diz.

A esposa, Márcia Alves Gomes, lembra que foram os eventos que os ajudaram a se reinventar e seguir firmes em seus propósitos de empreender mesmo com a concorrência acirrada. “A gente vinha em um crescimento acelerado, aí vieram várias empresas de picolés e sorvete de fora do Estado para cá e a concorrência ficou difícil. Muitas franquias, e a fabricação deles é muito grande, em escala, e eles pegam, exatamente, o nosso público, o picolé do bairro”, frisa.

“Mas fomos nos reinventando, participando de eventos… Começamos a ir para festa de aniversário, casamentos. Fui atrás de cerimonialistas e passamos a oferecer o nosso produto e trabalhar”, diz. Hoje eles são figuras cativas em diversos eventos e festivais pela cidade, e tem um ponto fixo na Praça Ary Coelho, ao lado do Chamariz.

Para quem começou há 23 anos fazendo uma receita caseira, ensinada por uma vizinha, a prescrição é estudar! “Fizemos o curso e fomos atrás para entender o mercado, como funcionava. Foi aí que aprendemos a fazer o sorvete industrial. Daí adiante a gente teve a ideia de abrir uma empresa e profissionalizar. Tiramos o nosso CPNJ e desde então estamos trabalhando com sorvete. Depois compramos a picoleteira e fomos estudar sobre picolé. A partir daí que com esse equipamento fomos desenvolvendo novos produtos”, conclui.

Quem quer provar o Sorvete Dubom é só ir até o ponto fixo da marca na Praça Ary Coelho, ao lado do Chamariz. Ou ainda aproveitar a 7ª Festa do Queijo de Rochedinho, que vai acontecer no dia 11 de maio.

7ª Festa do Queijo

· Quando: 11 de maio

· Horas: A partir das 16 horas

· Onde: Distrito de Rochedinho, em frente à Escola Agrícola Barão do Rio Branco – localizada na Rua Guia Lopes, 340.

 

 

 

 

#pratodosverem A primeira imagem da matéria mostra Márcia no preparo dos sorvetes jogando um pó na máquina. A segunda foto mostra a empreendedora fazendo sorvete para as vendas. 

Empatia e paciência: os efeitos do adesivo do autismo no trânsito paulista

Sarita Melo com a filha de 5 anos: luta por mais direitos

Sarita Melo dirigia por São Paulo quando viu um carro envolvido em um acidente. O automóvel levava a identificação veicular de autismo – o adesivo indica a presença de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a bordo. A empresária, que é mãe de Elisa, autista nível 3 de suporte, reconheceu na hora a identificação e parou para prestar ajuda. “Estacionei o carro quando vi o adesivo e percebi que ali estavam sozinhas mãe e filha. A criança poderia sofrer crises diante do trauma. Meu cuidado foi de acolher. Os socorristas poderiam não entender as necessidades daquela família”, diz.

Lançada no último dia 2, e já baixada mais de 5 mil vezes no mesmo portal onde são feitos os pedidos para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), a identificação veicular gratuita tem tomado as ruas e contribuído para a comunicação no trânsito paulista.

No caso de Sarita e Elisa, vem, inclusive, garantindo mais direitos. Na padaria que frequentam, por exemplo, elas passaram a receber um tratamento mais respeitoso e empático na hora de conseguir uma vaga para estacionar o carro.

“Antes, sem o adesivo, muita gente não dava a mínima atenção. O autismo é um transtorno neurodivergente, não é visível como uma deficiência física. Mas, para todos os efeitos legais, o autista é uma pessoa com deficiência”, diz Sarita, que agora conta com a compreensão dos funcionários do estabelecimento.

No estado de São Paulo, a estimativa é que 460 mil pessoas tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mais de 45 mil possuam carteirinhas da CipTEA. Com o adesivo, a ideia é também conscientizar as pessoas para que não buzinem e, assim, impedir o desconforto das pessoas autistas nas ruas e avenidas.

“Essa identificação veicular é mais um sinal no trânsito. Assim como as placas, o semáforo, o veículo passa a ter um destaque. O objetivo é que a sociedade, de uma forma gentil, tenha a percepção que aquele carro transporta uma pessoa com autismo e evite buzinar. Um sinal de compaixão, empatia e de uma convivência harmônica e pacífica no trânsito”, explica José Hott, vice-presidente do Detran-SP.

O TEA é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e a comunicação. Compreende um espectro, porque existe uma gama variada de sintomas e níveis de severidade.

“É muito comum ver crianças autistas taparem os ouvidos, se esconderem ou terem medo de alguns sons e objetos. Muitas vezes, esses comportamentos acontecem devido à hipersensibilidade auditiva. Essa anomalia na percepção sensorial é um sintoma frequente em pessoas com TEA. O transtorno faz com que a pessoa seja fortemente afetada pelos sons do ambiente em que está ou até mesmo os sons do próprio corpo”, explica Tatiana Mesquita e Silva, ⁠mestre e doutora em neurociências pela Unifesp/EPM.

A especialista valoriza a importância da identificação veicular lançada no estado de São Paulo como um ótimo exemplo de inclusão. “Pessoas com essa disfunção sensorial percebem os sons de forma mais aguçada. Em alguns casos, estímulos auditivos considerados normais, estímulos imprevisíveis – como o som de uma buzina – ou até mesmo estímulos inaudíveis, podem gerar sofrimento, angústia e dor física. Por isso, como há diversas informações que as pessoas desconhecem, é muito importante que a conscientização sobre o autismo seja feita todos os dias e de todas as formas”, completa Tatiana.

Mais empatia

Realidade parecida à de Sarita é vivida pela estilista Isabella Novo, também mãe de uma criança com espectro autista. “A sinalização permite à família atípica transitar com menos buzinas e estacionar com mais tranquilidade e respeito do próximo. É uma iniciativa importantíssima, já que, em se tratando de deficiências ocultas, as pessoas têm pouca informação”.

Isabella e Lucca, de 5 anos: iniciativa importantíssima

Isabella sente que, desde que passou a usar o adesivo, as pessoas passaram a demonstrar mais paciência com seu automóvel. “Na semana passada, precisei parar em frente a um estabelecimento, mas havia dois cones bloqueando a vaga. Um rapaz que trabalhava no local apontou para a identificação no carro e, na mesma hora, o segurança desobstruiu a passagem para que ela pudesse estacionar”, conta.

Como baixar a identificação

O adesivo foi desenvolvido pelas Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Gestão e Governo Digital (SGGD), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e da Prodesp, atendendo à Lei Estadual 17.889, de 21 de março de 2024.  O lançamento da identificação veicular, no Abril Azul, mês de Conscientização sobre Autismo, reforça o posicionamento do Detran-SP a favor da causa. O órgão tem trabalhado para facilitar o acesso da população com TEA a serviços e documentos, seja nos atendimentos presenciais ou pelos portais de atendimento online.

Os usuários podem cadastrar seus veículos no portal da CipTEA para obter a identificação veicular. O procedimento é simples, fácil e totalmente digital. Ao entrar na área logada do site, basta clicar em “Cadastro de Veículo” e inserir placa e Renavam. Hoje, São Paulo possui mais de 45 mil carteirinhas de CipTEA emitidas. Os usuários desses documentos já podem baixar e imprimir a identificação veicular, mas a iniciativa vale também para os novos pedidos, mediante a validação dos cadastros das placas.

A CipTea facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, além de auxiliar na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais. O acesso ao portal, criado pela Prodesp, é feito pela plataforma GOV.BR, que, além de possuir identificação única, oferece os serviços disponibilizados pelo governo estadual. Em um ano, foram cerca de 60 mil cadastros efetuados.

Passo a passo (para quem já possui a CipTEA)

1) Acesse seu cadastro com o login GOV.BR

2) Clique em “cadastrar veículo”

3) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo e clique em “cadastrar veículo”

4) Clique no “carrinho” abaixo da imagem da carteirinha e imprima seu adesivo

Passo a passo (para novo beneficiário CipTEA)

1) Acesse o site https://ciptea.sp.gov.br/ com o login GOV.BR e clique em cadastrar novo beneficiário

2) Preencha os dados pessoais e endereço da pessoa diagnosticada com TEA

3) Preencha as informações do CID, nome e CRM do médico, data do documento e anexe o arquivo do relatório médico em png ou jpg

4) Preencha os dados do cuidador/responsável

5) Informe o número da placa e o Renavam de seu veículo

6) Leia e dê ciência ao Termo de Aceite

7) Aguarde a análise e aprovação da CipTEA (até 20 dias úteis)

8) Após aprovação, faça o download de sua identificação veicular

Importante

  • É permitido cadastrar apenas um veículo por beneficiário;
  • A identificação veicular não dará benefícios no trânsito aos usuários.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Prefeitura de Campo Grande é referência na aplicação do Programa de Integridade Municipal – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande é exemplo e reconhecida pela excelência na aplicação do Programa de Integridade Municipal (PIM), que visa exercer políticas preventivas de detecção de fraudes e redução de riscos de desvios de conduta e corrupção. A Capital se destaca pela adesão ao programa em 2023, juntamente com outras 11 prefeituras, e já está na fase de implementação de planos de ação com uso de programas consistentes, após o período de mapeamento e capacitação de servidores.

O PIM é gerido por uma Rede de Controle Técnica composta por profissionais que atuam nos Tribunais de Contas de Mato Grosso do Sul e da União, Ministério Público, Controladoria Geral do Estado-MS, Controladoria-Geral da União e Controladoria Geral do Município. O objetivo do PIM é oferecer aos gestores os dispositivos necessários para identificar pontos frágeis presentes na administração a fim de que sejam corrigidos antes que esses riscos se materializem. Para isso, o uso de ferramentas de modernização, softwares, capacitação, estruturação e planos de ação são determinantes nas quatro etapas de implantação.

O Decreto Estadual nº 15.222, de 7 de maio de 2019, criou o Programa MS de Integridade PMSI, atualmente na fase final de implantação nos órgãos estaduais, voltado à prevenção dos riscos de integridade nos órgãos do Poder Executivo do MS. Com base nos resultados positivos no âmbito estadual, a Rede de Controle decidiu convidar as prefeituras e Campo Grande aderiu.

O PIM é realizado em quatro etapas. A primeira diz respeito à sensibilização e capacitação, onde toda a administração deve estar envolvida. Nesse estágio, Campo Grande ofereceu aos servidores ligados ao controle interno da administração municipal, os cursos de Planejamento e Gestão de Integridade e Riscos Corporativos. A segunda etapa diz respeito aos processos estruturantes e implementações de decretos que permitam respaldo legal ao município para o desempenho do PIM. Nessa etapa, os gestores são fundamentais, pois precisam estar integrados aos processos de transparência e aplicar o código de ética da gestão com efetividade, gerando uma cultura de ética no ambiente de trabalho.

A terceira etapa é a fase do PIM, na prática, onde o Executivo indica os macroprocessos para realizar um mapeamento de risco para prevenir possíveis fraudes. Esse processo inclui o olhar atento a causas e fatores, documentos, riscos e consequências. Depois, é identificado o controle necessário para extinguir o risco, o gestor aponta a solução em um plano de ação e envia relatório ao TCU. Por fim, o TCU estabelece um prazo para essas ações. A quarta e última etapa do PIM se dá pela implementação do plano de ação pelo Executivo em todas as secretarias.

O coordenador do projeto Programa MS de Integridade (PMSI), João Francisco Arcoverde Lopez, destaca que a adesão da Capital é fundamental para incentivar outras prefeituras do Estado. Também participam do PIM as cidades de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Dourados, Eldorado, Ponta Porã, Terenos e Três Lagoas.

“Campo Grande tem uma estrutura enorme e, a partir do momento que desenvolve a gestão nesse ambiente de integridade, ela começa a ser uma formadora de opinião para as demais prefeituras. Tanto, que a Controladoria Geral do Município designou dois profissionais da equipe para fazerem parte da nossa coordenação de integridade. Então, temos dois papéis, o de auxiliar a rede de controle a implementar o programa para todas as 12 prefeituras e também de reverberar o conteúdo para dentro da própria Capital”, diz o coordenador Arcoverde.

O Controlador Geral do Município, João Batista Pereira Junior, enfatiza que todo o fator de risco vai depender da atitude do gestor em agir após a identificação. E Campo Grande decola com as diretrizes de governança com programas de controle. Um grande exemplo é a implantação do sistema de software que utiliza inteligência artificial, chamado “Revela Gov – Monitoramento de Integridade para o Setor Público”.

A ferramenta permite que o controlador realize monitoramentos de controle interno e externo, garantindo a autenticidade dos dados e transparência em questão de segundos. A aplicação foi tão positiva que a Capital concorre ao 11º Prêmio Latam Digital 2023/2024 nas categorias de “Melhor Projeto de Automatização Inteligente – IAG” e “Melhor Projeto em Inovação e Aplicações”.

“A CGM aderiu a esse sistema para trabalhar em prol da população. O PIM vem corroborar com o nosso programa que usa a IA que já está em andamento. A cidade é a primeira e a única capital do Brasil a adotar um modelo de gestão e governança municipal que realiza monitoramento preditivo, preventivo, concomitante e posterior por meio de inteligência artificial, durante 24 horas por dia. Então, temos esse controle todos os dias do ano em 100% de seus contratos, pagamentos, empenhos, grupo societários, e outras ações que visam a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e ética.”

“Com o programa de integridade, a gente incentiva que os municípios implementem a rede de controle. Para que o gestor se sinta seguro na tomada de decisão, é necessário que todo o processo tenha sido feito com mecanismos de integridade pela efetividade. E quando ele edita um decreto, nesse sentido, também está passando uma mensagem para a sociedade e para os próprios servidores, de que esse é o tom que ele espera”, destaca o secretário da Rede, Mario Junior Bertuol, do Tribunal de Contas da União.

Tudo isso gera segurança aos prefeitos, secretários e servidores que estão inseridos em uma cultura da ética e da incorruptibilidade.A perspectiva é que o PIM tenha uma evolução cíclica e integrada de forma perene.

Outro integrante da rede, o secretário-adjunto Reinaldo Cano, explica que a Coordenadoria se reúne todas as terças-feiras, em reunião híbrida com as 12 prefeituras participantes, para tirar dúvidas, falar sobre as etapas do programa e orientar os gestores. O formato presencial e online permite que os municípios estejam engajados ainda mais com a agenda de prevenção à corrupção e integridade.

A prefeita Adriane Lopes destaca que a integridade é um braço de todas as ações pertinentes à gestão pública. “A integridade, a ética, o zelo com mapeamentos; a adesão a programas como o PIM e a implantação de tecnologias que fortaleçam as varreduras são responsáveis pelo combate a corrupção e trazem credibilidade ao público. Além disso, reflete diretamente nas entregas e qualidade do serviço público que chega até a ponta, o cidadão”.

“A adesão de Campo Grande ao PIM, juntamente com outras ferramentas de controle, corrobora com aquilo que a sociedade quer, que é uma administração sem corrupção, transparente e moderna. A Capital já carrega esse atestado de integridade para todos os programas implementados e hoje é exemplo para todos os municípios”, finaliza o Controlador, João Batista Pereira Júnior.

 

 

 

#pratodosverem A matéria possui cinco imagens. A foto de capa é da fachada da Prefeitura de Campo Grande. A primeira foto interna é dos integrantes da Rede de Controle durante reunião no TCU. Eles aparecem sentados entorno de uma mesa com um baner do PIM numa tela de TV ao fundo. Na imagem aparecem ao lado esquerdo, Mario Bertuol, João Batista e Reinaldo Cano. A direita está a assessora Elizabeth Menezes e João Arcoverde. A segunda foto é de João Arcoverde em momento de entrevista. A terceira e a quarta foto mostra o trio já citado: Mario Bertuol, João Batista e Reinaldo Cano.

 

Fotos internas: Roberto Ajala

Tottenham Hotspur x Arsenal ONDE ASSISTIR AO VIVO, PALPITES E ESCALAÇÕES Inglês, Premier League, HOJE (28/04)

A partida válida pelo Campeonato Inglês de futebol, a Premier League edição 2023/2024, entre  Tottenham Hotspur x Arsenal acontece hoje, HOJE (28/04) às 12 hs , horário oficial de Brasília. O mando de campo desta partida pertence ao Tottenham que tentará a vitória em seu território.

 

Fique atento no site do MRNews para conferir as transmissões dos jogos. Confira jogos de hoje

O aguardado clássico londrino entre Tottenham Hotspur e Arsenal está prestes a agitar a Premier League, com as duas equipes se preparando para o confronto no Tottenham Hotspur Stadium neste domingo, 28 de abril de 2024, às 14h (horário do Reino Unido).

O Arsenal chega embalado após uma impressionante vitória por 5 a 0 sobre o Chelsea na terça-feira, enquanto o Tottenham teve duas semanas para refletir sobre sua última partida, uma derrota por 4 a 0 para o Newcastle United. Com as duas equipes lutando por posições na tabela e almejando objetivos diferentes nesta reta final da temporada, a partida promete ser intensa.

O técnico do Tottenham, Ange Postecoglou, enfrenta o desafio de reverter a má fase da equipe e manter viva a esperança de uma vaga na Liga dos Campeões. Por outro lado, o Arsenal, sob o comando de Mikel Arteta, busca manter sua liderança na Premier League e se aproximar do tão almejado título.

Com a ausência de Harry Kane, que está defendendo o Bayern de Munique na Liga dos Campeões, o destaque do Tottenham será Son Heung-min, enquanto o Arsenal conta com a excelente fase de Kai Havertz, autor de 11 gols na temporada.

Com tantos pontos em jogo e as expectativas elevadas, o clássico promete ser um verdadeiro teste de nervos para ambas as equipes. Os fãs de futebol ao redor do mundo aguardam ansiosamente por mais um emocionante capítulo dessa tradicional rivalidade londrina.