Governo de SP propõe que PGE passe a representar servidores em processos





Projeto enviado à Alesp estende atuação para todos agentes públicos em ações judiciais e administrativas relacionadas ao exercício da função



O Governo de São Paulo enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para ampliar a atuação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) em defesa de todos os servidores da administração direta e autarquias estaduais.

O governador Tarcísio de Freitas propõe que o órgão assuma a representação dos agentes públicos em ações judiciais ou processos administrativos ligados ao exercício do cargo.

O projeto de lei complementar enviado para análise dos deputados estaduais prevê que a PGE faça a representação judicial e extrajudicial de todos os servidores do Executivo paulista.

A medida, contudo, se restringe a ações ligadas diretamente à atividade no setor público e não abrange processos disciplinares ou criminais.

A PGE é o órgão de advocacia da gestão estadual e, atualmente, pode representar o governador, o vice-governador e secretários estaduais em ações.

Com a nova proposta, a PGE poderia atuar na defesa de servidores, desde que condicionada à prática de ato em consonância com o interesse público.

Na avaliação do Governo do Estado, a medida representa um avanço na defesa dos gestores públicos, que passarão a ter mais segurança jurídica em relação a decisões e medidas de âmbito profissional para a execução das políticas públicas da gestão paulista.

Agência Minas Gerais | Produtores rurais do Norte de Minas se preparam para enfrentar o período de seca

No Norte de Minas Gerais, a preparação de silagem para alimentar o gado durante os meses de estiagem está a todo vapor. A chegada da estação seca exige estratégias para garantir a sobrevivência dos animais, no longo período em que a ausência de chuvas praticamente elimina as pastagens nas propriedades rurais. Neste cenário, a ensilagem de diversos materiais verdes é que vai proporcionar o alimento para o gado. Capim, cana-de-açúcar, grãos como o milho e até mesmo folhagens de mandioca são conservados para que não percam suas qualidades nutritivas e sejam atrativas para o paladar dos animais.

No município de Glaucilândia, a cerca de 30 quilômetros de Montes Claros, os agricultores já realizaram as colheitas do milho e do sorgo forrageiro para a produção de silagem, informa Antonio Dumont, extensionista agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O técnico acrescenta que o capiaçu (cultivar do capim-elefante, de alto rendimento) também está ganhando espaço na região para a preparação da silagem.

Para o produtor rural Kenedy Soares, a chegada do período de estiagem significa a oportunidade de ampliação da renda. Além de preparar a silagem para seus animais, ele também vende uma parcela considerável para outros produtores, não só de Glaucilândia como de municípios da região. “Fui um dos primeiros a investir em silagem por aqui, há uns 15 anos”, lembra Kenedy, que, neste ano, já colheu cerca de 250 toneladas de milho e outras 150 toneladas de sorgo e capim-mombaça. “Por aqui, só temos chuva em três meses do ano. Se não fosse a silagem, não dava para manter o gado”, conclui.

O produtor mantém na propriedade cerca de 30 vacas de leite (nem todas em produção) e uma granja com aproximadamente 100 porcos. Além do rendimento proporcionado pelos animais, como a produção de queijo, ele conta com as vendas de silagem para municípios até bem distantes, como Grão Mogol, que fica a cerca de 170 quilômetros de Glaucilândia. “Muitos produtores não têm mão de obra ou máquinas para cultivar a forragem e depois preparar a silagem, então, como tenho muita experiência, já forneço o material pronto”, explica Kenedy.

Silo cincho

Para estimular os produtores a produzirem sua própria silagem, a Emater-MG realiza rotineiramente, em diversos municípios, capacitações sobre a importância desta tecnologia, principalmente para enfrentar os longos períodos de estiagem nas regiões Norte e Nordeste de Minas. No caso de pequenas propriedades, uma das indicações é a montagem dos silos do tipo cincho, que tem custo reduzido, em relação aos tradicionais, como os silos trincheira, que exigem escavação do terreno, com uso de máquinas.

O extensionista Manoel Milton de Sousa, da Emater-MG em Brasília de Minas, ressalta que, nas reuniões com produtores, sempre é lembrada a importância de fazer reserva alimentar para os rebanhos, para enfrentar os períodos de seca. O técnico explica que o silo cincho é ideal para a agricultura familiar, pois geralmente as propriedades têm poucos animais e também produzem pouco material forrageiro para ser transformado em silagem. Manoel Milton acrescenta que, caso haja necessidade de alimentar um maior número de animais, é possível fazer vários pequenos silos, que serão abertos conforme a demanda, e assim o material fica melhor conservado.

Para facilitar ainda mais o processo de montagem, ele recomenda as chapas de zinco, mais baratas e mais leves do que as de aço. E também representam economia de espaço, pois podem ser enroladas quando não estiverem em uso. Além da chapa metálica (geralmente de 50 centímetros de altura por 10 metros de comprimento), os outros materiais necessários são lona plástica e corda, para acondicionar o material ensilado. Para fechar a forma metálica, enquanto se faz a compactação, podem ser usadas dobradiças, unidas com um pino, ou cantoneiras e parafusos.

Além do capim capiaçu, podem ser utilizados para a forragem diversos materiais, como cana-de-açúcar, milho, sorgo e até ramas da mandioca. Um pequeno desintegrador (chamado de picadeira) garante que os restos vegetais fiquem do tamanho ideal para favorecer a fermentação adequada da matéria verde, o que vai garantir a durabilidade e a qualidade da alimentação para o gado. O nome do silo cincho é de origem Italiana, que significa o aro em que é moldado o queijo. Por seu tamanho reduzido, esse tipo de silo dispensa o uso de trator para fazer a compactação da matéria verde, que pode ser feita por pisoteio, o que torna a tecnologia ainda mais acessível para os agricultores familiares.

Confira a programação da operação Cata-bagulho deste sábado (04) – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Neste sábado a Operação Cata-bagulho atenderá os seguintes bairros:

✅ Sábado (04/05): Santa Luzia.

Separe os materiais inservíveis para serem recolhidos, com exceção de restos de material de construção e roupas, lembrando que eles devem ser colocados para fora de casa até o 12h.

Essa ação faz parte da Campanha contra a dengue do município eliminando materiais que são criadouros para os mosquitos e abrigo para animais peçonhentos, envolvendo uma força-tarefa da Administração Municipal.

Para uma cidade limpa, precisamos da colaboração de todos!

CET-Rio monta esquema de trânsito para show “Belo e Soweto 30 anos” no Sambódromo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Região do Sambódromo terá interdições para o show na Praça da Apoteose – Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A CET-Rio informa que será implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em alguns dos acessos  ao Sambódromo, no domingo  (5/5), por conta do show  “Belo e Soweto 30 anos”, na Praça da Apoteose.  A operação contará com a participação de 42 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.

Interdições de via

Dia 5 de maio, das 13h à 1h do dia subsequente:

– Avenida Salvador de Sá, no trecho compreendido entre a Rua Frei Caneca, sob o Viaduto Trinta e um de Março, e a Travessa Pedregais;

– Do entroncamento de acesso do Viaduto Trinta e Um de Março para a Avenida Salvador de Sá;

– Avenida Marquês de Sapucaí, entre a Rua Benedito Hipólito e a Rua Frei Caneca;

– Rua Benedito Hipólito, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e o Viaduto Trinta e Um de Março;

– Rua Frei Caneca, no trecho compreendido entre a Praça Jornalista José Eduardo de Macedo Soares e a Rua Paula Matos;

– Rua Haroldo de Andrade, em toda sua extensão;

 

Proibição de estacionamento

Dia 5 de maio, das 11h à 1h do dia subsequente:

– Rua Amoroso Lima, no trecho compreendido entre a Rua Afonso Cavalcante e a Avenida Presidente Vargas;

– Rua Carmo Neto, em toda sua extensão;

– Rua Heitor Carrilho, em toda sua extensão;

– Avenida Marquês de Sapucaí, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Frei Caneca;

– Rua Frei Caneca, no trecho compreendido entre a Rua Heitor Carrilho e o Túnel Martim de Sá;

– Rua Benedito Hipólito, no trecho compreendido entre a Rua Carmo Neto e a alça de descida do Viaduto Trinta e Um de Março;

– Rua Comandante Maurity, em toda sua extensão;

– Rua Júlio do Carmo, trecho compreendido entre a Avenida Marquês de Sapucaí e a Rua Carmo Neto.

Será invertido o sentido viário na Rua Amoroso Lima, no trecho compreendido entre a Rua Afonso Cavalcanti e a Avenida Presidente Vargas, sentido da primeira para a segunda, no domingo, das 13h à 1h do dia subsequente.

Categoria:

  • 4 de maio de 2024
  • Marcações: Apoteose Belo CET-Rio Sambódromo show Soweto trânsito

    Aprenda a liderar e delegar para atingir o crescimento profissional que tanto deseja – CGNotícias

    Em um cenário onde a competição é cada vez mais acirrada e as demandas mais complexas, a busca por habilidades de liderança e eficiência de tempo tornaram-se uma prioridade para organizações e profissionais. Compreender e dominar esses pilares têm se tornado fundamental para o crescimento e sucesso nos negócios.

    Para auxiliar empreendedores e profissionais a otimizar os recursos e focar em atividades de maior impacto, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), está promovendo uma série de palestras de capacitação com destaque às aptidões de liderança e gestão de tempo. As palestras vão acontecer entre os meses de maio e junho nas incubadoras Zé Pereira e Mário Covas.

    Os encontros além de abordarem teorias e conceitos, também fornecem ferramentas práticas para aplicação imediata no ambiente de trabalho. “A importância dessas palestras vai além do desenvolvimento individual. Empresas que investem na capacitação de seus líderes e equipes colhem os benefícios de um ambiente de trabalho mais colaborativo, eficiente e inovador”, pontua o master-coach e palestrante Marcelo Sensacional.

    Para o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., a liderança eficaz é crucial para inspirar e motivar equipes, alinhar objetivos organizacionais e impulsionar a inovação. “Identificar as habilidades individuais dos membros da equipe, atribuir responsabilidades de forma eficiente são algumas das habilidades-chave que permite aos líderes otimizar recursos e aumentando a produtividade e reduzindo o estresse de todo o grupo”, finaliza.

    Para fazer sua inscrição ou obter mais informações sobre a série de palestras de capacitação com destaque às aptidões de liderança e gestão de tempo ligue 4042-0497, Ramal 2425.

    Segue abaixo o calendário das palestras:

    MAIO

    Gestão do tempo para vender e conquistas mais

    • Data: 10 de maio
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Zé Pereira – Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira

    Definindo Metas e objetivos para conquistar o seu sucesso

    • Data: 17 de maio
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Mário Covas – Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Jardim Zé Pereira

    Liderança de excelência para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho

    • Data: 24 de maio
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Zé Pereira – Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira

    Delegando tarefas para ter uma equipe de excelência

    • Data: 31 de maio
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Mário Covas – Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Jardim Zé Pereira

    JUNHO

    Gestão do tempo para vender e conquistas mais

    • Data: 07 de junho
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Mário Covas – Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Jardim

    Definindo Metas e objetivos para conquistar o seu sucesso

    • Data: 14 de junho
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Zé Pereira – Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira

    Liderança de excelência para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho

    • Data: 21 de junho
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Mário Covas – Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Jardim

    Delegando tarefas para ter uma equipe de excelência

    • Data: 28 de junho
    • Hora: 14h às 17h
    • Local: Incubadora Municipal Zé Pereira – Rua Eugênio Peron, 676 – Jardim Zé Pereira

    Governo de MS inicia nova fase de recuperação asfáltica após obra para conter erosão – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    A obra para conter a erosão na MS-473, em Nova Andradina, está avançando, e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou uma nova etapa de recuperação do asfalto na região.

    Com um investimento superior a R$ 4,6 milhões, o Governo está empenhado em restaurar um trecho crítico da MS-473, afetado por erosões após as intensas chuvas no início do ano, que comprometeram não apenas a superfície asfáltica, mas também a segurança dos motoristas.

    A fase emergencial, que envolveu a reconformação da bacia, controle do processo erosivo e reconstrução do pavimento no quilômetro 40, já foi concluída. Agora, no início de maio, teve início a etapa de recuperação da pavimentação asfáltica.

    Devido à proximidade com o perímetro urbano, a apenas mil metros da sede do Instituto Federal (IFMS) de Nova Andradina, a Agesul, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seilog), precisou agir com agilidade para realizar os reparos necessários.

    Para evitar novos incidentes, foram realizados serviços de construção de uma bacia de amortecimento e recuperação da drenagem existente. A previsão da Agesul é que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre deste ano. Durante o período de obras, foi construído um acesso temporário para garantir a segurança dos alunos do IFMS.

    “Priorizar a rapidez da obra foi uma diretriz do governador Eduardo Riedel. Estávamos preocupados com a segurança dos usuários desta via, especialmente os estudantes e servidores do IFMS, além de garantir o fluxo da produção local”, afirmou o secretário Hélio Peluffo.

    Luciana Bomfim, Seilog/Agesul 
    Fotos: Agesul 

    MS tem mais de 60 mil veículos com placas final 3  – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    Proprietários de 62,5 mil veículos com placas terminadas em 3 têm até o dia 31 de maio para quitar o licenciamento junto ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). 

    A taxa de licenciamento de 2024 é a mesma para todo tipo de veículo de R$ 219,34 podendo variar conforme o valor unitário da UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). Se o proprietário do veículo pagar fora do prazo, o valor será atualizado para R$ 284,70.  

    A taxa de licenciamento pode ser paga pelo autoatendimento, no portal de serviços Meu Detran ou pelo aplicativo Detran MS. Ou o cidadão pode buscar atendimento presencial em uma agência do Detran-MS.

    O Detran-MS alerta que o pagamento da guia não significa que o documento (CRLV) foi emitido, pois há situações que bloqueiam a continuidade da emissão, por exemplo, ter registrado uma intenção de venda ou se existir uma pendência de recall. Portanto, é fundamental que o proprietário certifique que foi emitido o CRLV, por meio do aplicativo CDT, se o documento for digital, ou vá até uma agência do Detran fazer essa conferência.

    O porte do documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, seja o documento físico impresso ou digital por meio da CDT (Carteira Digital de Trânsito).

    Vale lembrar que o motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê aplicação de multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira, além da medida administrativa de remoção do veículo ao pátio até a regularização do documento.

    Mireli Obando, Comunicação Detran-M30
    Foto: Rachid Waqued

    Ministério do Turismo certifica, mais uma vez, Sorocaba como integrante do novo Mapa do Turismo Brasileiro para 2024 – Agência de Notícias



    3 de maio de 2024

    17:31

    Por: Luís Gustavo Adabro

    Por mais um ano consecutivo, Sorocaba recebeu a certificação de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro, para o ano de 2024. O município faz parte do grupo de certificados, que conta com 320 Regiões Turísticas e 2.122 municípios reconhecidos nacionalmente.

    A classificação do mapa, que varia de A a E, posiciona Sorocaba no grupo B, refletindo suas características distintivas e o desempenho econômico no setor do turismo. Aspectos como o número de estabelecimentos de hospedagem e empregos, a estimativa de visitantes nacionais e internacionais e a arrecadação de impostos federais sobre hospedagem são considerados nesse processo de categorização.

    A inclusão de Sorocaba no mapa do turismo brasileiro é justificada pela presença de importantes pontos turísticos e infraestrutura no Estado de São Paulo. A Divisão de Fomento ao Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) desempenha um papel fundamental na identificação e promoção desses recursos turísticos, impulsionando o setor por meio de várias iniciativas e estudos.

    Desde 2019, Sorocaba faz parte da Região Turística “História & Aventuras”, assim como Araçoiaba da Serra, Iperó, Salto de Pirapora e Votorantim, colaborando no desenvolvimento do turismo regional. Referidos municípios compartilham singularidades em seus aspectos histórico-culturais, em suas belezas naturais e em sua simplicidade do interior, oferecendo ao visitante acesso a importantes fatos da história brasileira, tradições e ao patrimônio natural que marcam a região como polo de história e aventuras, próximo a capital paulista.

    O Mapa do Turismo Brasileiro serve como um guia para o Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas na área, oferecendo oportunidades significativas para as cidades e melhorando a gestão do turismo. Para acessá-lo, basta visitar o link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.

    Museus de MS recebem temporada cultural no estado entre 13 e 19 de maio – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a 22ª Semana Nacional de Museus acontece entre 13 e 19 de maio de 2024, com a proposta de levantar uma reflexão sobre os ‘objetivos de desenvolvimento sustentável’ (ODS), das Nações Unidas.

    Em 2024, as metas são para garantir educação de qualidade inclusiva e equitativa, na promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (na área de educação de qualidade), e para construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação (na área de indústria, inovação e infraestruturas).  

    Anualmente, o tema é proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para a comemoração do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio, com uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).

    Em Mato Grosso do Sul, as ações são organizadas pelo Sistema Estadual de Museus de MS, que integra a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento no Estado é realizado em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), Sectur (Secretaria Municipal de Cultural e Turismo) e Iphan (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional).

    A abertura oficial do evento será no dia 13 de maio, às 10h, no MIS (Museu da Imagem e do Som), localizado no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho (na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3° andar). Na ocasião será realizada a ‘Mesa Redonda’ com o tema “Museus, Educação e Pesquisa – Altas Habilidades e Arte Educação”, com participação de Eliane Fraulob, gerente pedagógica do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) e de Israel Zayed, arte educador, pesquisador e artista visual.

    No dia 14 de maio, às 8hs, será realizada a Oficina “Museus e Patrimônio”, com organização de Cristiane Freire e ministrada por Caciano Lima, para alunos e professores da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, na Rua Marechal Rondon, 451, Bairro Amambaí.

    No dia 17 de maio, das 14h às 16h30, será realizado o VIII Encontro da REM (Rede de Educadores em Museus) de Mato Grosso do Sul, com a palestra “Museus, Educação e Pesquisa – Uma conversa sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e outras experiências da Educação Museal em Mato Grosso do Sul”. O evento será no auditório do Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas. 

    No 18 de maio, das 16h às 21h, acontecerá um grande Sarau para a celebração do Dia Internacional de Museus, na Praça da Locomotiva, (localizada na Orla Ferroviária, ao lado do MuAU – Museu de Arte Urbana). Para este evento estão sendo programadas intervenções artísticas, música, feira de artesanato e artes visuais, praça de alimentação.

    A gerência de Patrimônio Histórico e Cultural e a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SIEM-MS) organizam e realizam os ventos específicos e durante toda a semana (13 a 19 de maio). Os museus e casas de memória de todo o estado de Mato Grosso do Sul que se inscreverem no site do IBRAM realizarão uma programação especial. Em breve serão divulgados os museus inscritos no site do Ibram.

    A coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Cristiane Freire, diz que o intuito maior do evento é sempre promover, divulgar, valorizar e fortalecer os museus ou espaços e casas de memória. “Porque se busca ampliar o público para essas instituições especialmente neste período, mas com um desejo de que a partir desta possibilidade esse público volte quantas vezes ele se sentir tocado, participante desses lugares especiais que são os museus e casas de memória. Também se tem a intenção de integrar diferentes instituições, então abre-se um diálogo entre museus e casas de memória. A ideia de fortalecer esses equipamentos culturais proporciona um aumento de visibilidade, também incentiva a realização de novas ações e novos projetos, assim a gente tem a possibilidade de colocar para a sociedade que ainda não conhece os museus das cidades do Estado, que elas possam conhecer, e aquelas que já conhecem que retornem”.

    Karina Lima, Fundação de Cultura
    Foto: Fundação de Cultura

    Defesa Civil tem treinamento da Operação SP Sem Fogo

    Paula Paz


    Secretaria de Proteção ao Cidadão

    Com objetivo de fortalecer a prevenção e o combate a incêndios florestais na região de São José dos Campos, a Defesa Civil do município participou do treinamento preparatório para a operação São Paulo Sem Fogo, nesta quinta (2) e sexta-feira (3). 

    A oficina é uma iniciativa da Defesa Civil Estadual que visa transmitir conhecimentos para que as equipes da Defesa Civil da região atuem com mais eficiência, tanto na fase preventiva quanto de resposta, neste que é o período com maior incidência de incêndios em vegetações.

    O programa de treinamento aborda instruções teóricas e práticas. Os tópicos incluem planos de contingência e previsão meteorológica, emissão de alertas e comunicação durante desastres, estratégias para lidar com incêndios florestais e proteção da vida selvagem, bem como questões de saúde pública durante os períodos de estiagem.

    Para mais informações e orientações sobre a prevenção e combate ao incêndio, acesse o livreto Dona Brasa.


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Proteção ao Cidadão