Agência Minas Gerais | Rede Minas premiará curtas-metragens do interior do estado

Foi lançado nesta terça-feira (30/4) o edital de prêmio de exibição de curtas-metragens mineiros. Direcionada a produções realizadas no interior de Minas Gerais, a ação vai selecionar e premiar filmes produzidos nas diversas regiões do estado. A iniciativa é da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas.

A ação tem por objetivo promover e ampliar o alcance de obras audiovisuais de curta-metragem produzidas no interior do estado, democratizando e ampliando o acesso à cultura e potencializando a difusão da produção audiovisual descentralizada.

“O objetivo é abrir mais uma janela de exibição para conteúdos produzidos no interior e ampliar o acesso gratuito dessas ricas produções, no streaming e na TV”, comenta Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19/7. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com residência ou sede comprovadas no interior de Minas Gerais. As obras inscritas devem atender aos critérios de interiorização, terem o formato de curta-metragem e terem sido realizadas a partir de 2019, com temática e gênero livre. 

Os filmes selecionados passarão a fazer parte de um banco de obras e ganharão visibilidade com a inclusão no catálogo da plataforma gratuita de streaming EMCplay. As obras podem, também, serem veiculadas na Rede Minas, de acordo com a disponibilidade na grade de programação.

O edital contemplará ao todo dez propostas. Cada obra premiada recebe R$ 6 mil. O interessados podem acessar este link para mais informações

 

Dia do Trabalho: emprego devolve integridade e saúde mental – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Michelle conquistou uma vaga de emprego por meio do Caps – Arquivo pessoal

Às vezes a vida impõe revezes que parecem incontornáveis. Há mais ou menos um ano, Michelle Lopes, 24 anos, precisou ser atendida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Rubens Corrêa, em Irajá, na Zona Norte do Rio. Mesmo sem vislumbrar, a princípio, uma saída para seus problemas, decidiu dar uma chance para o tratamento e, aos poucos, o nó que parecia difícil foi se desfazendo. Até que, cerca de um mês atrás, uma oportunidade inesperada pôs fim numa de suas maiores angústias, fator subjacente a diversos quadros psíquicos: a instabilidade financeira. Ela foi um dos 23 usuários de CAPS contratados recentemente pela empresa Moda Objetiva, com a qual a Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria pela reinserção de pessoas no mercado de trabalho.

Funcionária dedicada, Michelle comemora o Dia do Trabalhador de carteira assinada como auxiliar de operador de caixa e, principalmente, com ânimo para continuar.

– Eu realmente estava numa situação ruim e, graças à ajuda do pessoal do CAPS, consegui me reerguer financeiramente. Ainda tem algumas coisinhas a serem resolvidas. Mas, com o tempo, tudo isso estará resolvido.

Com o propósito de promover a geração de renda e incentivar a economia solidária, a SMS firmou convênio com a iniciativa privada para a contratação de usuários da rede de atenção psicossocial. Atualmente, a iniciativa inclui mais nove empresas: McDonald’s, Dom Atacadista, Supermarket, SuperPrix, Grão da Terra, Prezunic, Supermercados Campeão, Superbom e a Abreu Engenharia. Mais de 35 pessoas já foram contratadas. Vale destacar que, além de oferecer atendimento a pacientes com transtornos mentais, os CAPS trabalham na reabilitação psicossocial dos usuários, prestando assistência na busca por moradia, emprego e outras demandas, sempre com foco na restauração da autonomia individual e da cidadania.

– Me dediquei nesses últimos meses para conseguir seguir adiante, com ansiedade para começar logo no emprego. Estou há um mês no novo serviço e me adaptei superbem – contou Michelle, que ficou sabendo da oportunidade no próprio CAPS, com a ajuda de seus profissionais de referência que continuam fazendo seu acompanhamento.

Programa Seguir em Frente

Estas são histórias de pessoas que atravessaram não só seus próprios obstáculos particulares, mas também as barreiras estabelecidas pela sociedade. Mesmo seguindo o tratamento, pessoas com transtornos psíquicos ainda enfrentam muita resistência e preconceito por parte dos contratantes — e isso tem nome: psicofobia.

Outra iniciativa da SMS para a reintegração social de usuários da rede de Saúde Mental é o Programa Seguir em Frente, plano de ação da Prefeitura do Rio para a proteção das pessoas em situação de rua. Lucas Marques, 38 anos, vivia nas ruas do Centro até dezembro de 2023, quando foi inaugurado o PAR Carioca (Ponto de Apoio na Rua), então instalado na Avenida Henrique Valadares, perto da Praça da Cruz Vermelha, e hoje em funcionamento no Maracanã. Ele foi encaminhado ao RUA Sonho Meu (Residência e Unidade de Acolhimento), integrado ao CAPSad Dona Ivone Lara, em Cascadura, e recebeu tratamento para depressão e uso abusivo de drogas.

Lucas também foi inserido na estratégia de reinserção produtiva do Seguir em Frente, pela qual os usuários recebem bolsas de estágio por trabalhos realizados dentro da própria unidade, como limpeza e manutenção, conforme assiduidade. Ele conseguiu alugar um imóvel e hoje trabalha como prestador de serviços autônomo na Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ).

– Com a ajuda do Seguir em Frente, consegui me libertar das drogas e voltar ao mercado de trabalho. Fui reconquistando o que perdi, faço o tratamento direitinho, e hoje minha vida está 100% – contou Lucas.

A oferta de bolsas de estágio faz parte de uma das fases do Programa Seguir em Frente, que já incluiu 878 usuários na estratégia de reinserção produtiva. Além do PAR Maracanã, da RUA Sonho Meu e do CAPS Ivone Lara, o programa também contempla a RUA Sorriso Aberto e o CAPS Arthur Bispo do Rosário, que funcionam de maneira integrada na Taquara.

A rede municipal de saúde conta com 34 CAPS, unidades dedicadas ao atendimento de pessoas com transtorno mental severo e persistente, e/ou com transtorno mental decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas que precisam de acompanhamento intensivo. Os CAPS II funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h. Já os CAPS tipo III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana e com oferta de acolhimento noturno para usuários em situação de crise, conforme avaliação da equipe. Os atendimentos de primeira vez no CAPS III são realizados preferencialmente das 8h às 19h.

Categoria:

  • 1 de maio de 2024
  • Marcações: CAPS Emprego Integridade Saúde Mental

    57ª Semana do Tropeiro terá exposições no Pátio Cianê Shopping a partir desta quarta-feira (1) – Agência de Notícias



    30 de abril de 2024

    17:15

    Por: Evelyn Azevedo

    As famílias sorocabanas poderão conferir, a partir desta quarta-feira (1), três exposições do projeto “Estrada da Querência em Sorocaba – No rastro das tropas”, da produtora Angeles Paredes Toral, no Pátio Cianê Shopping, localizado no Centro. A mostra gratuita faz parte da programação especial da 57ª Semana do Tropeiro, tradicionalmente celebrada em Sorocaba, e poderá ser visitada no Piso 1, do Bloco B do empreendimento, até o dia 31 de maio.

    A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do shopping, e têm como objetivo aproximar a população da cultura tropeira, mantendo viva a memória a respeito do desenvolvimento da cidade por meio do tropeirismo regional. Desde o século XVII até o início do século XX, os tropeiros foram responsáveis pela circulação de produtos destinados à exportação e pelo abastecimento das regiões interioranas.

    O projeto é composto por três exposições: “Pouso tropeiro”, “O tropeiro nas artes visuais” e “Cotidiano do tropeirismo”, viabilizadas pela Secult, por meio da Lei Paulo Gustavo, iniciativa do Ministério da Cultura, regulamentada pelo Decreto Federal nº 11.525/2023.

    A mostra “Pouso tropeiro” é montada com as traias e utensílios utilizados pelos tropeiros nas viagens e nos pousos, contando, ainda, com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual também possam tocar nos elementos expostos.

    “O tropeiro nas artes visuais”, que também possui o recurso de audiodescrição, apresentará obras de pintores sorocabanos reconhecidos, como Mário Mattos, Ettore Marangoni, entre outros, que fazem parte do acervo da Prefeitura de Sorocaba e do historiador Sérgio Coelho de Oliveira, colecionadas ao longo de décadas.

    Já “Cotidiano do tropeirismo” expõe as famosas facas sorocabanas e outros objetos em prata, da coleção particular do CEHICAT (Centro de Estudos Históricos Caminho das Tropas), em expositores de vidro em um espaço fechado.

    O projeto “Estrada da Querência em Sorocaba – No rastro das tropas” tem como produto final um registro audiovisual de pesquisa histórica de Sérgio Coelho de Oliveira, realizada no trecho compreendido na Estrada de Querência, no bairro Genebra, que fazia ligação entre São Paulo, Itu e Campinas. O local era passagem de tropas e travessa de outra estrada, não menos importante, que é a Estrada do Império.

    Escolas interessadas em agendar uma visita monitorada podem entrar em contato com a responsável Angeles Paredes Toral pelo e-mail: aparedestoral@gmail.com. As exposições gratuitas poderão ser vistas de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

    Copa Popular abre inscrições para categorias 40, 50, 55 e 60 anos

    Nei José Sant’Anna


    Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

    As inscrições para a Copa Popular de Futebol de São José dos Campos, categorias 40, 50, 55 e 60 anos, já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de maio.

    Os representantes das equipes deverão retirar a ficha e fazer a inscrição presencial, gratuitamente, junto à Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura de São José dos Campos, localizada no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

    Na categoria AP 40 podem participar do torneio atletas amadores com idades entre 40 e 49 anos; na AP 50, entre 50 e 54 anos; na AP 55, entre 55 e 59 anos e na AP 60, acima de 60 anos.

    O congresso técnico do torneio está programado para o dia 22 de maio, às 19h, no auditório do Centro da Juventude, e a primeira rodada acontecerá no dia 22 de junho, sábado. O campeonato prossegue até 30 de novembro, quando acontecem as finais das quatro categorias.

    Na temporada passada, o torneio contou com a participação de 54 equipes. Na AP 40 foram 37 times inscritos (14 na primeira divisão e 13 na segunda); na AP 50, 11 equipes e na AP 55 e AP 60, oito times em cada categoria.

    Na AP 40 o Jardim das Indústrias foi o campeão da segunda divisão e o Corinthians venceu a primeira divisão. O Jardim das Indústrias também faturou o título da AP 50; o Velha Guarda venceu a AP 55 e o Bosque FC levantou o troféu da AP 60.

    No momento, segue em andamento a Copa Popular para atletas acima de 16 anos e sem limite de idade, dividida em quatro divisões (AP1, AP2, AP3 e AP4). O torneio, que começou em fevereiro com 70 clubes inscritos, será disputado até julho.

     


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

    Mulheres sonham com novas perspectivas de vida no curso de Estética e Beleza promovido pela Prefeitura de João Pessoa

    Cerca de 90 mulheres em situação de vulnerabilidade social sonham com uma nova perspectiva de vida com o curso de Estética e Beleza, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realizado em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (Inadh). O curso é o primeiro de uma série que serão realizados no ‘Espaço da Mulher Jornalista Paula Adissi’, que funciona no Paço Municipal.  

    O curso de Estética e Beleza é composto por cinco módulos – Maquiagem; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro; Depilação; e Design de Sobrancelhas, que serão ministrados em cinco meses, sendo um mês para cada módulo. As aulas começaram no início de março com duas turmas (manhã/tarde) e a perspectiva é que seja concluído no mês de julho.  

    “As mulheres que estão fazendo o curso buscam uma nova chance profissional, uma autonomia financeira. Com o curso, elas recebem capacitação com informações teóricas e práticas e, ainda, melhoram sua autoestima. Elas estarão capacitadas para montar o próprio negócio ou para a empregabilidade. Realizaremos outros cursos em breve. A Secretaria da Mulher pretende realizar muitos outros cursos no Espaço da Mulher Jornalista Paula Adissi”, destaca a secretária das Mulheres, Nena Martins.    

    Segundo ela, a Prefeitura Municipal entra com a estrutura para a realização do curso e divulgação, enquanto com o Inadh entra com o Polo Beleza Social, disponibilizando para as mulheres participantes o kit (caderno para anotações/camiseta/apostila) e certificado, além de todo o material necessário para as aulas práticas durante os cinco meses do curso.  

    “O instituto vai disponibilizar todos os equipamentos de um salão de beleza para facilitar o aprendizado como lavatório, mesas de manicure, cadeira de corte, secador, chapinha, babyliss e acessórios, além de camiseta, caderno e material didático”, explica.  

    Maria José, moradora do Varadouro, conhecida como dona Zezé, trabalha há muitos anos com o comércio de salgados. “Já ganhei muito dinheiro com salgados, mas depois da pandemia o ganho caiu muito, não está mais valendo à pena”. Mas Zezé não pretende largar de vez os negócios culinários e sim conciliar a fabricação de salgados com a prática de manicure e pedicure.  

    A rotina de dona Zezé é bem puxada. Acorda cedo diariamente para fazer os salgados, além de cuidar há muitos anos do irmão Erivaldo, de 49 anos, que é uma pessoa com deficiência. “Após terminar o curso vou trabalhar fazendo unhas, porque é uma atividade que posso fazer na minha casa, com hora marcada”.  

    A pernambucana Kátia Valéria também quer mudar de vida. Há dois anos veio para a Paraíba buscando mudar de ares por conta do fim de um relacionamento violento. Em João Pessoa, trabalha com atendimento ao cliente num restaurante, mas sonha com sua autonomia financeira. “Estou gostando muito do curso. Vim interessada nos módulos de unhas e sobrancelhas, mas estou gostando muito de toda experiência”, relatou.  

    Cláudia Torres (nome fictício) também tem muitos sonhos. Um deles é abrir um self service, mas enquanto não acontece sonha trabalhar com unhas. Ela conheceu as atividades da Secretaria das Mulheres através do Centro de Referência das Mulheres que a acolheu após ter sido vítima de constantes atos de violência doméstica, desde 2012. Ela só conseguiu se libertar após sete anos de sofrimento. A gota d’água foi quando seu ex-companheiro ameaçou atear fogo em seu corpo e depois jogá-la sobre uma mesa de vidro. Hoje segue sua vida restaurando a autoconfiança e a autoestima ao lado de um novo companheiro que lhe apoia e dá carinho. “Tenho muito sonhos e não quero viver com medo. Vou viver meus sonhos com meus filhos e meu companheiro”, disse sorrindo.  

    Janaína Tourinho, professora do curso de Beleza Social da Secretaria das Mulheres, diz que é um prazer dar aulas a todas essas mulheres fortes. Na avaliação da professora, elas têm um bom potencial e muitas já demonstram habilidade durante o curso. “Com esse curso muitas mulheres já conseguirão dar os primeiros passos em uma nova profissão, com uma renda própria em um trabalho digno”.

    Em busca de novas terapias, Butantan propõe estimular células de câncer





    Proposta é hiperestimular o mecanismo de divisão celular descontrolada; com isso, célula tumoral fica desestabilizada e é levada à morte



    Matheus Henrique Dias, primeiro autor do estudo, fez doutorado e pós-doutorado no Butantan / Foto: Instituto Holandês do Câncer e Comunicação Butantan

    Usar o principal defeito das células de câncer contra elas: essa é uma estratégia descoberta no Instituto Butantan que pode ajudar no desenvolvimento de novas terapias contra a doença no futuro. Ao contrário das terapias convencionais, a proposta é hiperestimular o mecanismo de divisão celular descontrolada e, ao mesmo tempo, inibir as vias que regulam o estresse (a sobrecarga que a própria divisão causa na célula). Com isso, a célula tumoral fica desestabilizada e é levada à morte.

    A tecnologia foi validada em um estudo publicado recentemente na revista Cancer Discovery pelo biomédico Matheus Henrique Dias, que começou a investigar a abordagem durante seu doutorado e pós-doutorado no Laboratório de Ciclo Celular do Butantan, sob orientação do pesquisador científico Hugo Armelin. Hoje, Matheus dá continuidade ao seu pós-doutorado no Instituto Holandês do Câncer, em Amsterdã.

    Os resultados mostraram que o tratamento é altamente letal e específico para células cancerígenas, sendo capaz de reduzir tumores em modelos animais de câncer colorretal sem afetar células saudáveis.

    Tradicionalmente, as terapias contra o câncer tentam inibir a proliferação descontrolada das células. O problema é que as células malignas possuem vários mecanismos para contornar os tratamentos e podem acabar desenvolvendo resistência. “Além disso, drogas quimioterápicas atacam todas as células que se dividem muito rapidamente, incluindo as saudáveis, resultando nos efeitos colaterais que conhecemos”, explica Matheus.

    Pensando nisso, o estudo tentou fazer o oposto, sobrecarregando as células tumorais. Como elas já possuem naturalmente um nível de estresse muito mais elevado do que as células saudáveis, quando são hiperestimuladas e não têm acesso aos mecanismos de controle desse estresse, acabam morrendo.

    “É como se a célula tumoral fosse um carro em alta velocidade. Em vez de tentar parar o carro, o que estamos fazendo é acelerar ainda mais e, ao mesmo tempo, desligar o sistema de resfriamento do motor”, diz o biomédico.

    Outra vantagem observada no estudo é que as células tumorais que desenvolviam resistência, apesar de não morrerem, acabavam se tornando menos malignas, ou seja, incapazes de gerar um tumor. A crescente resistência de alguns tipos de câncer aos quimioterápicos é um dos fatores que leva os cientistas a buscarem novas formas de combater a doença.

    O vídeo abaixo mostra como é a divisão das células de câncer e como esse processo é afetado após a terapia experimental:

    Por dentro da tecnologia

    O ponto de partida foi um artigo publicado em 2019 na Molecular Oncology, no qual a equipe do Butantan demonstrou que o fator de crescimento FGF2, descoberto por Hugo Armelin em 1973, gera um grande estresse para a célula de câncer ao estimular a via mitogênica (que induz a mitose, isto é, a divisão celular). Quando associado a um quimioterápico, o estresse se tornava insuportável e a célula tumoral morria.

    “Ao serem estimuladas para se multiplicar, as células de câncer vão se afundando em um estresse que só é controlado porque elas têm meios de ativar as vias de regulação. Aí o truque passou a ser claro para nós: juntar a estimulação do crescimento com um inibidor do mecanismo de controle do estresse para sobrecarregar o tumor”, afirma Hugo Armelin.

    No estudo atual, para combinar os dois efeitos, foram utilizados dois fármacos experimentais para inibir as proteínas PP2A e WEE1, que atuam nas vias de interesse. Mais de 160 moléculas foram testadas para encontrar a combinação mais eficaz. As moléculas selecionadas já foram avaliadas separadamente em ensaios clínicos e se mostraram seguras.

    Outra combinação de moléculas está sendo testada no Butantan, como parte do doutorado do biomédico Thompson Torres, e deve ter os resultados publicados em breve. O grupo liderado por Hugo Armelin também faz experimentos com outras linhagens de câncer para verificar como diferentes tipos da doença se comportam frente à terapia. Resultados positivos já foram obtidos contra um tumor de mama triplo negativo, um dos tipos mais agressivos.

    Hugo Armelin, pesquisador científico do Butantan, é responsável pela equipe que estuda a estratégia terapêutica / Foto: Instituto Holandês do Câncer e Comunicação Butantan

    Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
    https://bit.ly/govspnozap

    Agência Minas Gerais | Governo de Minas tem serviços alterados no feriado nacional do Dia do Trabalhador

    O Governo de Minas informa sobre o funcionamento dos órgãos e equipamentos do estado no feriado nacional do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1/5). Confira as informações abaixo sobre alterações nos serviços de educação, saúde e atendimento ao público:

    Escolas estaduais

    As escolas da rede pública estadual de ensino estarão de recesso no dia 1/5, como previsto no Calendário Escolar 2023. As aulas serão retomadas na quinta-feira (2/5).

    Farmácia de Minas

    As Farmácias de Minas terão funcionamento alterado no dia 1/5. As unidades retomam o atendimento na quinta-feira.

    Hemominas

    Todas as unidades da Fundação Hemominas estarão fechadas quarta-feira. O funcionamento retorna ao normal a partir do dia 2/5.

    Unidades de Atendimento Integrado

    As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o estado ficarão fechadas na quarta-feira. O funcionamento retorna ao normal a partir de quinta-feira.

    Vale lembrar que os atendimentos são realizados apenas com agendamento prévio, feito nos canais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br), aplicativo MG App Cidadão e nos terminais de autoatendimento.

    Equipamentos culturais

    Palácio das Artes

    As galerias do complexo cultural do Palácio das Artes funcionarão normalmente nesta quarta-feira (1/5), entre 9h30 e 21h.

    O Balcão de Informações do Palácio das Artes atenderá de 10h30 ao meio-dia e de 16h às 18h.


    Palácio da Liberdade

    O Palácio da Liberdade funciona normalmente para visitação nesta quarta-feira, das 10h às 17h. Os jardins ficam abertos até 18h. 

     

    Arquivo Público Mineiro

    Fechado nesta quarta-feira.

     

    Biblioteca Pública Estadual

    Fechado nesta quarta-feira.

     

    Casa Fiat de Cultura

    Funcionamento normal nesta quarta-feira, das 10h às 18h.

     

    CCBB

    Funcionamento normal nesta quarta-feira, das 10h às 22h.

     

    Centro Cultural Unimed BH-Minas

    Funciona nesta quarta-feira, das 11h às 19h.

     

    Centro de Arte Popular

    Fechado nesta quarta-feira.

     

    Cine Theatro Brasil Vallourec

    Funciona nesta quarta-feira das 15h às 20h.

     

    Espaço do Conhecimento UFMG

    Funciona normalmente nesta quarta-feira das 10h às 17h.

     

    Memorial Minas Gerais Vale

    Funciona normalmente nesta quarta-feira das 10h às 17h30.

     

    MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal 

    Fechado nesta quarta-feira.

     

    Museu dos Militares Mineiros

    Fechado nesta quarta-feira.

    Museu Inimá de Paula

    Funciona nesta quarta-feira das 10h às 16h30.

     

    Museu Mineiro

    Fechado nesta quarta-feira.

     

    Sala Minas Gerais

    Fechada nesta quarta-feira.

     

    Espaço Cultural Escola de Design

    Fechado nesta quarta-feira.

    Prefeitura do Rio forma mais de quatro mil alunas em cursos gratuitos de capacitação da Secretaria da Mulher – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    São mais de quatro mil alunas que se formaram nos cursos – Ana Bia Novais/Prefeitura do Rio

    O prefeito Eduardo Paes participou, nesta quarta-feira (01/05), da formatura de mais de quatro mil alunas que fizeram cursos de capacitação do programa Mulheres do Rio, das Casas da Mulher Carioca e das Salas Mulher Cidadã, promovidos pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher. Na cerimônia realizada no Espaço Hall, em Jacarepaguá, as formandas receberam os certificados de conclusão de cursos em diferentes modalidades, entre as quais eletricista predial, programação em PHP, soldador mecânico, assistente administrativo, inglês, cuidadora de idosos, trancista, design de sobrancelhas.

    – Hoje é o início de uma nova fase na vida de vocês, acreditem e tenham esperança. Sai todo mundo daqui com um certificado, não é fácil chegar lá, abrir mão de certas coisas ou enfrentar barreiras. As mães são o melhor exemplo disso. Mas dá para compatibilizar e dividir as responsabilidades com os homens nas tarefas que sempre foram consideradas de mulher. Vocês podem ser aquilo que quiserem. Saiam daqui orgulhosas, parabéns a vocês, conquistem o mundo – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

    As formandas também poderão participar da capacitação da L’Óreal Paris, o Stand Up Contra o Assédio, programa que ensina como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. A formatura contou com a presença dos parceiros Senac RJ, Firjan, Senai, Abraço Cultural, além do Instituto Yduqs que, em parceria com a universidade Estácio, sorteou 150 cursos livres, uma bolsa de estudos para curso técnico de nível médio e um para graduação.

    – A nossa formatura representa uma transformação na vida de mais de quatro mil mulheres. Isso nos faz ter a certeza de que o melhor caminho a ser seguido é aquele onde as mulheres têm acesso a oportunidades e dignidade. Afinal, uma mulher com oportunidade pode mudar o mundo – destacou a secretária da Mulher, Lidiane de Paula.

    A Secretaria da Mulher já capacitou mais de 200 mil mulheres desde 2021, nos cursos das Casas da Mulher Carioca, do programa Mulheres do Rio, e de instituições parceiras. As cinco Casas da Mulher Carioca, localizadas nas Zonas Norte e Oeste, são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação, essas unidades oferecem orientação jurídica, atendimento psicológico e serviço social. O programa Mulheres do Rio atua no eixo da autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir de capacitação profissional, visando impulsionar a empregabilidade feminina em todo o município do Rio de Janeiro.

    A Secretaria tem previsão de abrir novas inscrições para cursos de capacitação até agosto deste ano, e segue com vagas abertas ao longo do ano para oficinas, rodas de conversa e capacitações de curta duração nas Salas Mulher Cidadã. Ao todo, são 10 Salas em comunidades nas Zonas Norte, Oeste e na Gamboa, com o objetivo de promover o empoderamento, a cidadania e estimular o pertencimento territorial das mulheres cariocas.

    Marcações: aluna curso gratuito formatura mulher Prefeitura do Rio

    Prefeitura disponibiliza mais 13 mil consultas oftalmológicas para pacientes em demanda municipal – Agência de Notícias



    30 de abril de 2024

    17:49

    Por: Bruno Rodrigues

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), disponibilizará, a partir de maio, procedimentos cirúrgicos de catarata monocular e exames oftalmológicos para pacientes que estão inseridos na demanda da Central de Regulação e Divisão de Avaliação e Controle (Credac) do município.

    Serão ofertadas, ao todo, 13.090 consultas oftalmológicas e mais 47 cirurgias de catarata monocular.

    O investimento, que contará com serviço prestado pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), será de R$ 1,7 milhão via emenda parlamentar da Câmara Municipal, que contou com aporte de 12 vereadores.

    Nova exposição e Museu Vivo reúnem mais de 400 pessoas

    Avelino Israel


    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    Mais de 400 pessoas acompanharam, no último domingo (28), a abertura da exposição temporária “Nos Braços do Violeiro” e a edição especial do Museu Vivo, ocorridas no Museu do Folclore de São José dos Campos. A exposição ficará aberta até o dia 25 de maio para visitação gratuita do público.

    A exposição pode ser vista de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural Circulação (Proac), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a mostra seguirá depois para Botucatu, Pardinho, São Luiz do Paraitinga e Campinas.

    “Estou me sentindo de alma lavada e ansioso para o próximo encontro, no dia 19 de maio, quando realizaremos uma nova roda de conversa e viola”, afirmou o artista visual, educador e violeiro Yuri Garfunkel, um dos idealizadores da exposição.

    Interativa

    Com curadoria do art advisor e produtor João Carlos Villela, que também é um dos seus idealizadores, a mostra foi montada a partir da obra “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes de Yuri.

    Além do contato com as páginas originais da obra em HQ (história em quadrinhos) e seus esboços, o visitante poderá apreciar violas dos músicos Tião Carreiro e Edu Viola (já falecidos) e até montar sua própria história em um quadro interativo que também faz parte da exposição.  

    Diálogos

    Para a gestora do Museu do Folclore, Camila Inês, “é uma satisfação receber esta exposição e poder oferecê-la ao nosso público”. “Inclusive, porque ela também fará parte da programação do projeto Diálogos sobre Folclore, que realizaremos em maio, com o tema “Vida viola: som e memória, outrora e agora”.

    “A abertura da exposição foi um grande encontro de vozes e violas, boas prosas e cantorias, valorizando a presença deste instrumento na nossa cultura e o saber fazer de seus tocadores, relações cheias de histórias”, ressalta Camila.

    Patrimônio imaterial

    “A exposição é muito interessante e as obras em aquarela são muito sensíveis, além de destacar um tema muito importante para o patrimônio imaterial da região, que é a viola caipira”, destaca a museóloga do Museu do Folclore, Mariana Boujadi.

    Para ela, a forma de apresentação da exposição é simples e, ao mesmo tempo, inteligente, quando oferece uma narrativa dos trabalhos expostos, que pode ser acessada por QR Code, e um quadro interativo imantado.

    Museu Vivo especial

    “Só mesmo a cultura popular para proporcionar este encontro de velhos amigos”, enfatizou Yuri, que comandou uma roda de viola após a abertura da exposição, com a participação de Lula Fidalgo, Mirian Violera, Fábio Miranda e David Godoi; e outros violeiros que se juntaram ao grupo.   

    A boa música fez parte de uma edição especial do Museu Vivo, que também reuniu o luthier Getúlio Soares, no artesanato, e a culinarista Solange Cristina Moreira, que fez uma receita de rosquinha. Uma vivência rica em cultura popular.

    Gestão

    O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

     

    Museu do Folclore de SJC

    Av. Olivo Gomes, 100 – Santana

    (12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

    www.museudofolclore.org

     


    MAIS NOTÍCIAS

    Fundação Cultural Cassiano Ricardo