Tardezinha Inclusiva promove atividades culturais e artísticas para crianças autistas e suas famílias

Um local livre de preconceito e de rótulos. Foi assim que Adiana Faustino, mãe de uma criança autista definiu a 29ª edição da ‘Tardezinha Inclusiva – Somos Capazes’, realizada pela Prefeitura de João Pessoa por meio da Fundação Cultural (Funjope). Criado com o objetivo de promover a inclusão através da arte e da cultura, o projeto realizado no Centro Cultural de Mangabeira reuniu crianças e ofereceu atividades culturais, apresentações artísticas e muitas brincadeiras na tarde deste domingo (29).

Adiana e seu filho Antônio, de 8 anos, que é acompanhado pelo Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), participaram pela primeira vez do projeto. Enquanto ele se encantava com a piscina de bolinhas, Adiana observava de perto, brincando e dançando com outras mães de crianças atípicas.

“É muito bacana este projeto porque é um momento que a criança está se divertindo, socializando. E para nós mães também é importante pois nos sentimos à vontade, acolhidas. Aqui todas as mães sabem as dores das outras, então não nos sentimos excluídas ou vendo olhares de pena. Lá fora é assim que nos sentimos, vemos a exclusão e preconceito”, disse.

A 29ª edição fez alusão ao mês de visibilidade do autismo, Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além da Funjope, também participam da idealização e realização do projeto a Associação Paraibana de Autismo (APA) e Turma Tá Blz. Durante toda a tarde, também são oferecidos serviços como assistência psicopedagógica, jurídica e social.

“Nós tínhamos a necessidade de realizar um tipo de ação que promovesse a inclusão de pessoas com deficiência por meio da arte e da cultura. E há dois ano e cinco meses estamos desenvolvendo o Tardezinha Inclusiva, que foi, inclusive, o principal motivo para o prefeito Cícero Lucena ganhar, no mês passado, o Prêmio Orgulho Autista Brasil, destacando a importância e relevância deste projeto em João Pessoa”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A Tardezinha Inclusiva contou com a apresentação do Michael Jackson Cover e da Banda Tuareg’s como presente pata as mães, em alusão ao dia em homenagem a todas elas, no próximo dia 12. Também teve a participação da Turma Tá Blz, com Nik Fernandes e DJ Jhony Fernandes, além da magia da Lilo e do Stitch, do Pocoyo, do Sonic e dos palhaços Baba Baby e Kika. Também na programação, Luis Felipe xoko John Smith e Eliza colo Pocahontas e apresentações musicais de Lucas e Rodriguinho.

“Esse projeto é importante para a sociedade como um todo. A gente recebe a criança autista, mas também vem a sua mãe, o irmão que não é autista os amigos, e também muitas famílias carentes que trazem seus filhos mesmo sem ser autistas. A inclusão só acontece quando se coloca no mesmo espaço todas as crianças para conviver nesta terapia cultural, pois entendemos a cultura como o maior aliado para o desenvolvimento”, afirmou Nik Fernandes.

Agrishow: Programa Rotas Rurais já colocou mais de 310 mil propriedades no mapa





Com apoio do Google, programa criado pela Secretaria de Agricultura leva dignidade às populações rurais por meio do endereçamento digital



Geolocalizar todas as propriedades rurais do estado é o objetivo do Programa Rotas Rurais, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Desde que foi lançada, a iniciativa já cadastrou o endereço de mais de 310 mil estabelecimentos rurais e colocou no mapa mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais.

Durante a Agrishow 2024, os produtores rurais interessados em fazer parte do programa da SAA, podem contar com assistência técnica da equipe de coordenação do Rotas Rurais. Vale destacar que a iniciativa foi premiada pelo Gov Summit 2023 na categoria “Excelência no uso de Location Intelligence na Gestão Pública” e também levou o prêmio Eu Esri 2022.

O programa é realizado em parceria com o Google e promove cidadania, infraestrutura, segurança e acesso a serviços pela população do campo. Além do endereço codificado, a plataforma disponibiliza mapas logísticos e roteadores interativos, que permite a localização das rotas de acesso às propriedades, promovendo mobilidade, conectividade, segurança e transformação social.

O principal foco do programa é levar mais mobilidade e, consequentemente, competitividade aos produtores paulistas, como destacou a coordenadora do Rotas Rurais, Priscilla Fagundes. “Trata-se de um programa pioneiro: São Paulo é o primeiro estado do Brasil a endereçar a zona rural, levando assim mais cidadania à população do campo. Estimamos que aproximadamente 2 milhões de residentes da zona rural foram beneficiados pelo programa até agora”, afirma Priscila.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o Rotas Rurais, além de levar dignidade, possibilita melhor conhecimento do território. “O programa é resultado de uma política pública que aumenta a interação entre produtores e consumidores, fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma Piai.

“Endereçamento não é localização. O nosso diferencial é gerar endereçamento e, mais do que isso, nosso sistema é o único no mundo capaz de rotear. Geramos um hub de dados, o maior do Brasil em agronegócio. Apenas um terço da população mundial tem endereço fixo, por isso, estamos desenvolvendo inteligência artificial para algoritmos realizarem endereçamento”, destaca a coordenadora do Programa, Priscilla Fagundes.

Agrishow

Mais de 800 marcas nacionais e internacionais apresentam as últimas novidades em tecnologia, inovação e tendências para o agronegócio na 29ª edição da Agrishow, que acontece até o dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Em 520 mil metros quadrados de feira, os expositores investem todos os anos para apresentar aos visitantes as soluções mais modernas para auxiliá-los no dia a dia do campo. São esperadas mais de 195 mil pessoas neste ano.

Centenas de famílias se reúnem e prestigiam o 17º Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande – CGNotícias

Centenas de famílias e atletas participaram neste domingo (28) da 17ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande no Parque do Sóter, região da Mata do Jacinto. A solenidade de abertura foi realizada com a participação de autoridades locais, incluindo a prefeita Adriane Lopes. Houve apresentações culturais, a tocha olímpica dos jogos, o canto do Hino de Campo Grande em linguagem Terena e o juramento.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Serão disputadas ao longo do dia diversas modalidades esportivas, como Arco e Flecha, Lança, Atletismo, Cabo de Guerra, Futebol Society masculino e feminino, e Futsal.

Logo nas primeiras horas, diversas famílias de pelo menos 20 etnias indígenas da Capital chegavam ao local, onde faziam piqueniques sentados ao gramado e se preparavam para os jogos.

Tiago Francisco Pereira, de 17 anos, estava com os colegas para uma apresentação da etnia Terena. “Vim com os amigos e depois vamos jogar futebol”, disse.

O amigo, Israel Mendes, de 15 anos, estava animado e disse que treinou. “Vou jogar futebol society e meu time vem treinando desde o ano passado.”

O cacique da aldeia urbana Terena, Mailson Terena, informou que de sua comunidade participam 55 atletas. “Nossos atletas vão participar das seis modalidades. Para nós, o evento é muito importante, pois é tradicional em nossa cultura e prestigiado pelas outras populações indígenas da cidade.”

“Vemos nos jogos a cultura sendo transmitida de geração em geração. O incentivo para que os pequenos aprendam sobre os jogos indígenas é essencial. A Prefeitura está avançando com essas políticas de incentivo ao esporte, à educação e no fortalecimento do Conselho Indígena”, destacou a prefeita Adriane Lopes, antes de declarar a abertura oficial dos jogos.

Gecieli Camorna Rodrigues, de 30 anos, aproveitou para fazer renda extra vendendo refrigerante e vai jogou em um time de futsal feminino. “Minha filha toda mora Darci Ribeiro e me mudei para o Coronel Antonino, recentemente. Mas mesmo assim, continuo a interagir com todos e os jogos são uma maneira de lazer também para nós.”

Além da participação ativa nos jogos, as comunidades indígenas marcam presença nas torcidas, fortalecendo os laços culturais e o espírito esportivo. A organização dos Jogos Urbanos Indígenas é da Diretoria de Esporte e Lazer – DDEL e é coordenada pela Gerência de Organização de Eventos (GOE), em parceria com a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

Promovendo a integração e o talento esportivo das comunidades indígenas, o evento tem como objetivo celebrar entre os povos indígenas do município, valorizando o caráter educativo e comunitário e proporcionando o esporte nas aldeias.

No período da tarde, também houve diversas competições. Diego Delgado da Silva, é pedreiro e aproveitou o momento de lazer.

“Os jogos são incríveis. A gente entra na brincadeira com amigos, família e conhecidos. É a terceira vez que participo e ano passado nosso time foi campeão no Cabo de Guerra e no futebol. Esse ano, não fomos tão bem, mas o que importa é participar”.

Niele Gaioso, de 22 anos, é da etnia Terena e diz que adora futsal. “Ano passado fomos campeãs e estamos lutando para sermos esse ano também.”

Adielisson da Silva, de 21 anos, participou de algumas modalidades dos jogos e afirma que é o segundo ano em que participa. “Sou da etnia Terena, e somos empenhados em todas as competições. Os jogos são uma oportunidade de confraternização e todo mundo se diverte.”

Ivanês Gonçalves pegou a medalha de arco e flecha representando o vencedor da comunidade Água Funda. “Os jogos são importantes para a integração dos povos Terena. A competição traz união, força e resgata a nossa cultura”.

Vencedores:

O Troféu de 1° lugar geral foi entregue à equipe com maior pontuação.

Também foram entregues medalhas aos atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugar.

Participaram da edição as comunidades: Água Bonita, Darci Ribeiro, Parawá, Marçal de Souza, Estrela do Amanhã, Novo Dia, Água Funda Upê Noty, Peyo Kaxe, Jardim Inapólis, Tarsila do Amaral, Vivendas do Parque, Nova Canaã, Portal Caiobá, Ceramista, Roda Velha, Novo Dia, Vila Terena, Noroeste, Jardim Anache e Acadêmicos Indígenas.

 

 

#pratodosverem A matéria possui onze fotos. A foto de capa é dos times jogadores no campo. A segunda foto é da comunidade Terena em dança. A foto seguinte é dos amigos, Tiago e Israel. A próxima é do Cacique Mailson que carrega a filha no colo. A foto seguinte é da prefeita Adriane Lopes durante a abertura dos jogos. A outra foto é do guerreiro acendendo a tocha. A foto seguinte é da vendedora Geciele. A outra foto mostra atletas durante a corrida, a seguinte é da competição de arco e flecha. A próxima é dos atletas vencedores. A foto seguinte é do momento da entrada das equipes com as bandeiras. A outra é de um grupo de amigos sentados em confraternização. E por fim há a foto do jogo de futebol.

 

‘FIM DE INOCÊNCIO’ Mariana mata charada após ouvir conversa atrás da porta e toma decisão

Por MRNews

Mariana Revela a Verdade e Tomada de Decisão Surpreendente em Renascer

Nos próximos capítulos da novela Renascer, Mariana, esposa de José Inocêncio, enfrenta um dilema complexo ao descobrir a verdade sobre a morte de seu avô, o coronel Belarmino. O clima de suspense e revelações intensifica-se à medida que Mariana se depara com uma difícil decisão.

Ao ouvir uma conversa reveladora entre José Inocêncio e o Pastor Lívio, Mariana descobre que seu próprio marido foi o autor do assassinato de seu avô. Essa revelação chocante coloca Mariana em uma encruzilhada emocional e moral, testando seus limites de perdão e justiça.

**Perdão e Lealdade:**
Surpreendentemente, mesmo após descobrir a verdade, Mariana decide não retaliar contra José Inocêncio. Ela escolhe o caminho do perdão, mantendo para si o conhecimento da confissão de seu marido e não o confrontando com a verdade. No entanto, as tensões continuam a crescer à medida que Mariana se vê forçada a agir drasticamente para proteger seu marido de uma ameaça violenta.

**Coragem em Meio ao Confronto:**
Quando Egídio, movido por vingança e ódio, tenta matar José Inocêncio, Mariana intervém de maneira fatal para proteger seu marido. Essa intervenção demonstra a lealdade e a coragem de Mariana, que enfrenta as consequências de sua decisão em meio a um confronto climático.

**Consequências e Desdobramentos:**
A decisão de Mariana de perdoar José Inocêncio e protegê-lo deixa um impacto duradouro na trama, desencadeando uma série de consequências imprevisíveis e desdobramentos emocionais que prometem manter os telespectadores ansiosos para descobrir o desenrolar dessa história cativante.

Não perca os próximos capítulos de Renascer, repletos de reviravoltas emocionantes e decisões impactantes que prometem surpreender e emocionar o público.

Renascer: Mistérios e Revelações na Fazenda

Os próximos capítulos da novela Renascer prometem revelações intrigantes e mistérios que envolvem a personagem Teca, trazendo ainda mais profundidade e suspense à trama.

**Suspeitas e Conexões Sobrenaturais:**
A chegada de Teca à fazenda será marcada por suspeitas e conexões sobrenaturais, especialmente aos olhos de Inácia, a sensitiva da fazenda. Inácia logo perceberá que há algo mais por trás da história da gravidez da adolescente e sentirá intuitivamente que a história de que ela está grávida de José Venâncio não é verdadeira.

**Enigmática Previsão de Inácia:**
Inácia, interpretada por Edvana Carvalho, não revelará diretamente suas premonições a José Inocêncio, optando por uma resposta enigmática sobre o futuro. Sua indicação de que “ainda vai tê muita mentira sêno contada até a verdade vî à tona!” deixará José Inocêncio confuso, mas ela tentará tranquilizá-lo com uma metáfora sobre a vida ser como o cacau, sugerindo que boas coisas podem surgir das adversidades.

O Mistério de Teca se Desdobra:

Enquanto isso, o mistério em torno de Teca continua a se desdobrar. Ela própria começará a sentir uma conexão estranha e sobrenatural com a fazenda, intensificando o mistério sobre sua verdadeira origem e seu papel na história da família. Paralelamente, a revelação da farsa da gravidez por José Augusto aumentará as tensões e complicará as relações entre os personagens, enquanto a verdade sobre Teca ser neta de Marianinha será gradualmente revelada.

Não perca os próximos capítulos de Renascer, repletos de revelações, mistérios e emoções intensas, que prometem prender a atenção dos telespectadores e surpreender a cada reviravolta na trama!

A Chegada de Teca na Casa de Morena em Renascer: Pressentimentos e Revelações

Na trama envolvente da novela Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena traz consigo uma aura de mistério e tensão, deixando os telespectadores ávidos por mais revelações. Enquanto a jovem busca manter seu segredo e permanecer na fazenda, ela se vê envolvida em uma série de eventos que desafiam suas expectativas e a conectam ao passado de forma surpreendente.

Ao adentrar a fazenda, Teca é envolvida por uma sensação estranha de familiaridade, como se o local já fizesse parte de sua história de alguma forma. Essa sensação é intensificada quando ela é recebida por Inácia, que prontamente percebe a semelhança em seu rosto e a convida a compartilhar suas impressões com Inocêncio.

A tensão aumenta à medida que Teca se aproxima da residência de Morena e Deocleciano, sentindo um pressentimento ruim pairar sobre ela. Apesar da acolhida calorosa de Morena, a jovem se sente desconfortável naquele ambiente, pedindo a José Inocêncio para partir.

À medida que a trama se desenrola, segredos do passado vêm à tona, revelando uma conexão profunda entre Teca e a família de José Inocêncio. Descobre-se que ela tem laços de parentesco com Maria Santa, o que lança uma nova luz sobre sua presença na fazenda e sua relação com os personagens principais.

A jornada de Teca se torna ainda mais emocionante quando, perturbada pelos planos de Buba, ela decide fugir da fazenda. No entanto, no momento mais inesperado, ela entra em trabalho de parto e recebe auxílio espiritual de Maria Santa, revelando uma ligação espiritual entre ambas que transcende as barreiras do tempo e do espaço.

Em Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena é mais do que um evento isolado; é um prenúncio de reviravoltas emocionantes e revelações impactantes que prometem transformar o destino dos personagens envolvidos. Enquanto os mistérios do passado são desvendados, os telespectadores são levados a uma jornada de descoberta e emoção, repleta de surpresas e reviravoltas inesperadas.

Renascer: Teca e a Teia de Mentira

Em uma reviravolta surpreendente na novela “Renascer”, a trama se aprofunda com Teca enfrentando o coronel Inocêncio, após a revelação da falsa gravidez de Buba. A jovem Teca, em uma tentativa desesperada de proteger-se, tece uma história ainda mais complexa para enganar o fazendeiro.

**O Confronto com Inocêncio**

Teca, encontrando-se cara a cara com Inocêncio, é pressionada a explicar o envolvimento de seu filho falecido, Venâncio, com ela, uma adolescente de apenas 16 anos. Inocêncio, perturbado pela visão de Buba sem sinais de gravidez, busca respostas em uma conversa privada com Teca.

**A História Inventada por Teca**

Com habilidade para manipulação, Teca inventa uma narrativa convincente: Venâncio a teria salvado de um ataque iminente e a levado para um local seguro. Ela descreve Venâncio como um herói trágico, que, após salvá-la, caiu em tristeza e álcool. Teca, movida por compaixão, oferece consolo, sentando-se em seu colo enquanto ele chorava.

**A Mentira Cresce**

Quando Inocêncio exige a verdade sobre a paternidade do filho que Teca afirma esperar, ela insiste que Venâncio foi o único homem com quem esteve. Essa afirmação reforça a mentira que ela construiu, adicionando outra camada de complexidade à trama já intrincada.

**O Futuro Incerto**

Os telespectadores ficam na expectativa de como essa teia de mentiras se desenrolará e quais serão as consequências para Teca e os envolvidos. A habilidade de Teca em manipular a verdade coloca em questão a integridade dos personagens e o destino de suas relações.

 

Desvendando os Segredos de Renascer: Teca Descobre o Plano de Eliana

A trama de Renascer está prestes a atingir seu ápice, com reviravoltas emocionantes e segredos revelados. Nos próximos episódios, a personagem Teca, interpretada por Livia Silva, ficará chocada ao descobrir os planos maquiavélicos de Eliana, vivida por Sophie Charlotte.

Em cenas que prometem prender a atenção do público, Teca será confrontada com a cruel realidade de que Eliana planeja deixar José Inocêncio na miséria. O drama se intensifica quando Teca se depara com a revelação de que Eliana celebra a morte de Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, e demonstra sua determinação em reivindicar sua parte na fazenda dos Inocêncio.

A tensão entre os personagens atinge níveis altíssimos, com diálogos carregados de emoção e confrontos inevitáveis. As atuações de Livia Silva e Sophie Charlotte prometem elevar ainda mais a intensidade desses momentos, cativando o público com suas performances marcantes.

Enquanto isso, a trama principal de Renascer continua a se desenrolar, com outros personagens enfrentando seus próprios desafios e dilemas. A dinâmica entre os diferentes núcleos da novela oferece uma variedade de subtramas fascinantes, mantendo os telespectadores envolvidos e ansiosos por mais reviravoltas.

A produção de Renascer, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e dirigida por uma equipe talentosa, continua a surpreender e encantar o público com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Com sua semana decisiva se aproximando, a novela promete emocionar e intrigar ainda mais, mantendo os fãs fiéis à beira de seus assentos.

Prepare-se para mergulhar nas emoções intensas de Renascer e acompanhar de perto as revelações surpreendentes que estão por vir. Não perca os próximos episódios desta trama envolvente e emocionante, que promete mexer com os corações dos telespectadores e deixar uma marca duradoura no cenário das telenovelas brasileiras.

 

Agência Minas Gerais | Estado reconhece requeijão moreno como queijo artesanal de Minas Gerais

O Governo de Minas reconheceu o requeijão moreno como um dos queijos artesanais de Minas Gerais. A resolução foi publicada no Diário Oficial deste sábado (27/4), com os objetivos de promover e valorizar o produto, incentivar a proteção do seu modo de fazer e a sua produção sustentável, com geração de empregos e renda nas regiões produtoras.

No Vale do Mucuri, por exemplo, os municípios de Ataleia, Catuji, Franciscópolis, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Pavão, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni têm produção expressiva do requeijão moreno.

Nesses locais, foram identificados pelo menos 54 produtores desse tipo de queijo, conforme dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Outras localidades de Minas também podem ser demonstradas produtoras tradicionais, algo que será analisado durante os estudos do governo para a caracterização da iguaria. Porteirinha, na região Norte, é mais uma referência na produção.

Requeijão moreno

Durante séculos, o requeijão moreno é parte da cultura mineira, apesar de ser esta a primeira vez que recebe o reconhecimento adequado.

A produção permeia a história de povoação do Vale do Mucuri e outras regiões, sendo uma prática ensinada e aprendida ao longo das gerações, de forma a perpetuar a tradição familiar.

Ao reconhecer o requeijão moreno como queijo artesanal de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) formaliza a sua existência e dá um passo importante na promoção desse queijo.

Produção

O produto é elaborado a partir do leite cru coagulado naturalmente e é obtido da fusão entre creme de leite cozido e massa de coalhada dessorada e lavada. A sua cor varia do amarelo ao marrom, com textura firme, sem olhaduras e de consistência homogênea.

São produzidos formatos diversos, de esférico a retangular. A casca é fina e o sabor levemente defumado.

Reconhecimento

Em Minas, o reconhecimento de variedades de queijos artesanais e a caracterização das regiões produtoras são prerrogativas do Estado. 

Para isso, a Secretaria de Agricultura, a Emater-MG, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) seguem um protocolo de ações.

A Epamig realiza pesquisas sobre a segurança do consumo desses produtos ou valida estudos de instituições parceiras. A Emater-MG faz o levantamento histórico da produção para fundamentar a caracterização das regiões produtoras, além de prestar assistência técnica aos produtores. E o IMA publica portarias, normativas e regulamentos que abrem portas para o mercado formal.

A Seapa participa de todo o processo, recebe demandas, constrói notas técnicas e dá direcionamentos. Além disso, elabora políticas públicas de valorização e promoção do queijo artesanal.

O próximo passo para a contínua valorização do requeijão moreno é o regulamento do produto, realizado pelo IMA. Esse documento estabelecerá normas para a produção e comercialização em queijarias e entrepostos localizados em microrregiões definidas, caracterizadas ou não como produtoras da iguaria.

 

Túnel Santa Bárbara será fechado neste domingo para obras de revitalização – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Túnel Santa Bárbara – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A CET-Rio informa que o Túnel Santa Bárbara será interditado, neste domingo (28/04), no sentido Laranjeiras, das 22h às 5h30, para obras de revitalização da Secretaria de Conservação. A galeria no sentido Santo Cristo funcionará normalmente.

Sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas. Operadores da CET-Rio vão monitorar as condições do trânsito e atuar, se necessário. Os tempos dos sinais serão ajustados para melhorar a fluidez da rota de desvio e nos principais corredores da região.

Esta programação poderá ser suspensa devido a condições climáticas ou a questões operacionais da cidade.

Categoria:

  • 28 de abril de 2024
  • Marcações: CET-Rio Interdição obras de revitalização trânsito Túnel Santa Bárbara

    Prefeitura compartilha boas práticas na Bett Brasil

    Lucas Brito


    Secretaria de Educação e Cidadania

    A rede de ensino municipal da Prefeitura de São José dos Campos apresentou casos de sucesso e boas práticas na Bett Brasil 2024, considerado o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. 

    Nesta quinta-feira (25), a cidade esteve representada em dois painéis no Auditório Educação Pública, com os temas “Construindo um ecossistema de inovação para a educação pública” e “Escola 5.0 – A importância da tecnologia assistiva na educação inclusiva”.

    Destacando-se pelos investimentos voltados à inclusão, com uso de tecnologia, formação de professores e investimentos no ensino de qualidade, o município compartilhou experiências com gestores e educadores de todo o país presentes no evento. 

    “Foi extremamente interessante o que São José trouxe nestas apresentações, nos proporcionou uma nova visão para o trabalho que realizamos”, afirmou Majô Dias, professora da rede estadual do Mato Grosso.

    “Eu consegui observar detalhes que podemos levar e aplicar em nossa rotina, em especial nos aspectos tecnológicos e nas metodologias de formação para professores”, destacou.

    Em São José, a Prefeitura inova com os programas educacionais, como o Educação 5.0, voltado à formação de habilidades e competências socioemocionais e o uso de tecnologias, a Escola de Formação do Educador (EFE) para formação continuada de professores e os recursos para a educação especial e inclusiva, garantindo que os alunos assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) sejam respeitados em suas necessidades, aproveitando ao máximo suas habilidades para desenvolver a aprendizagem, entre outras ações. 

    Dispositivos como os óculos inteligentes ampliam aprendizado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

    Segundo Janete Martins, executiva de vendas da Bett Brasil, a participação de São José dos Campos agregou significativamente aos visitantes: “Nós conhecemos e acompanhamos o trabalho da Prefeitura de São José há muitos anos, foi uma honra recebê-los nesta edição tão especial, que trouxe o Auditório Educação Pública entre as novidades. Espero que possamos ampliar ainda mais esta parceria nos próximos anos”, afirmou. 

    O foco de todas as ações da Secretaria de Educação e Cidadania é voltado aos mais de 80 mil alunos, de 0 a mais de 90 anos de idade, atendidos nas 113 escolas da Educação Infantil, nas 67 de Ensino Fundamental Integral e no Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos), e acontece diariamente por meio do trabalho dedicado de mais de 6 mil profissionais da Educação.

    Bett Brasil

    Em sua 29ª edição, a Bett Brasil aborda como tema central a “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais” e traz como novidade uma área exclusiva para o setor público, que conta com exposição, lounge e palestras sobre os desafios e perspectivas do segmento.

    Focado em gestores e educadores, o evento debate a importância da educação como instrumento ativo de mudança na sociedade, com inovações direcionadas para o bem-estar social e a transformação positiva, que contribuam para um futuro mais igualitário e inclusivo por meio da formação educacional.

    Saiba mais no site da Bett Brasil.


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Educação e Cidadania

    Clínica do Pet completa um ano de ações inovando no atendimento de animais domésticos

    A Clínica do Pet celebra um ano de atuação, neste domingo (28), com mais de cinco mil castrações, oitocentas cirurgias não eletivas, mais de duzentas cirurgias ortopédicas, 13 mil consultas clínicas e cirúrgicas, sete mil exames de imagem, vinte mil exames laboratoriais e 17 mil procedimentos ambulatoriais. A Clínica do Pet foi inaugurada pelo prefeito Cícero Lucena no dia 28 de abril de 2023.

    Nesta segunda-feira (29), serão realizadas diversas ações, a partir das 7h30, em comemoração ao primeiro ano da Clínica do Pet, que funciona na Avenida Marechal Almeida Barreto, 520, por trás do Mercado Central. Das 9h às 16h, haverá um mutirão de castração. Às 16h30 haverá uma comemoração com a presença dos cães do Canil da Polícia Militar e forró pé de serra.

    O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações da Clínica do Pet fazem parte da política ambiental implantada pelo prefeito Cícero Lucena. “A Clínica do Pet está inserida no mesmo plano de ação do Hospital Veterinário, do programa Banco de Ração, das ações de cadastro e castração de animais em situação de rua, da rede de cadastro das protetoras de animais independentes, do Castramóvel, entre inúmeras outras ações que têm o objetivo de contribuir com a qualidade de vida e o bem-estar de nossos animais. Neste sentido a gestão pública inovou e trouxe um serviço inédito, que há muito era ansiado pela população de João Pessoa”, destacou.

    Serviços ofertados – Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, a Clínica do Pet oferece serviços clínicos e cirúrgicos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São cerca de 50 atendimentos por dia, entre novas consultas, retornos e atendimentos de urgência. Os atendimentos devem ser agendados via o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Os agendamentos são abertos todas as sextas-feiras, a partir das 17h, quando são abertas as vagas para a semana seguinte.

    Os cães e gatos dispõem de serviços como exames hematológicos como hemograma, função renal, ureia, creatinina, enzimas hepáticas, proteína total e urinálise. Também são ofertados exames de diagnóstico por imagem como ultrassonografia abdominal e radiografias. Não são ofertados exames de zoonoses, nem de cães nem de gatos, como a testagem para esporotricose e leishmaniose. Essas duas testagens são feitas exclusivamente no Centro de Controle de Zoonoses.

    Fapesp: maior acesso a exames eleva incidência de câncer de tireoide em regiões ricas

    Além da capital, estudo avaliou dados de 18 municípios da região de Barretos

    A incidência de câncer de tireoide no estado de São Paulo varia consideravelmente de acordo com o nível socioeconômico dos pacientes e a acessibilidade a exames preventivos. Contudo, as taxas de mortalidade são similares entre as diferentes populações. Foi o que constatou um estudo publicado na revista Endocrine Practice por pesquisadores vinculados ao Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer de Barretos) e à Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc). Segundo os autores, esse resultado sugere a possibilidade de diagnósticos em excesso nas áreas de maior poder aquisitivo.

    O câncer de tireoide é a doença endócrina maligna mais comum do mundo, com maior incidência entre as mulheres (representando um em cada 20 diagnósticos de câncer). Em 2020, foram quase 600 mil novos casos e mais de 40 mil mortes, segundo a Iarc, agência ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora seja mais comum em países mais ricos, vem aumentando também nas economias em transição, como Colômbia, Costa Rica, Equador e Brasil, fato atribuído por cientistas à realização mais frequente de exames de rotina e ao melhor potencial de detecção desses testes.

    No Brasil, o câncer de tireoide ocupa o sétimo lugar entre os tipos de câncer mais comuns e o número de ultrassonografias de tireoide e de biópsias de nódulos teve rápido aumento no sistema público de saúde nos últimos anos.

    Pesquisadores do Hospital de Amor e da Iarc investigaram a ocorrência geográfica e socioeconômica de câncer nos 18 municípios da região de Barretos, no interior de São Paulo, entre os anos de 2003 e 2017 e compararam os dados obtidos com informações relativas à capital paulista (2001-2015), onde há alta acessibilidade a testes de função da tireoide, ultrassonografias, ressonâncias magnéticas e tomografias, entre outros exames. No caso do câncer de tireoide, a discrepância entre as duas regiões foi especialmente marcante: a incidência observada na cidade de São Paulo foi três vezes maior (5,7 na região de Barretos e 15,9 em São Paulo, por 100 mil pessoas/ano).

    Para efeitos de comparação, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em todo o Brasil, a incidência de câncer de tireoide é de 4,8 e, no mundo, esse número é 6,6, conforme a Global Scan Observatory, plataforma de estatísticas sobre câncer da Iarc.

    Além disso, enquanto na região de Barretos não houve variação significativa de incidência entre pacientes de diferentes níveis socioeconômicos, o que indica uniformidade nas práticas de diagnóstico, em São Paulo, quanto mais elevada era a classe social, mais cânceres desse tipo foram detectados (31,6 nas regiões de nível socioeconômico mais alto contra 8,1 nas de mais baixo).

    Impacto psicológico

    O estudo, que teve apoio da Fapesp por meio de dois projetos (17/03787-2 e 21/10806-9), mostrou ainda que as taxas de mortalidade foram baixas em termos relativos, tanto na região de Barretos quanto na capital – na área mais desenvolvida analisada foi de 0,3 e, na menos, 0,4 –, levando os pesquisadores a acreditar que o excesso de diagnósticos é o potencial responsável pela diferença nas incidências.

    “Quando falamos em sobrediagnóstico, nos referimos a tumores que, caso não fossem detectados, não resultariam em sintomas ou mortes – a pessoa poderia, inclusive, viver mais de 90 anos sem qualquer manifestação e não morreria dessa causa”, explica Adeylson Guimarães Ribeiro, atualmente diretor-ajunto de Informação e Epidemiologia da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp) e primeiro autor do estudo. “Porém, uma vez que exames são realizados e se chega a um diagnóstico, um protocolo de tratamento é iniciado, gerando impacto físico e psicológico.”

    Por contribuírem para um melhor entendimento da forte ligação entre nível socioeconômico, risco de diagnóstico e morte, afirmam os autores, os resultados do trabalho sugerem que uma revisão nas práticas e políticas de exames de rotina e diagnósticos é bem-vinda, até mesmo para reduzir procedimentos desnecessários e efeitos indesejados na vida dos pacientes.

    Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
    https://bit.ly/govspnozap

    Agência Minas Gerais | Educação promove visita técnica de alunos do Trilhas de Futuro à ExpoZebu, em Uberaba

    Ainda em Uberaba, onde participou da abertura da Expozebu, o governador Romeu Zema acompanhou visita técnica para estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, oferecido por meio do projeto Trilhas de Futuro. 

    O secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, acompanhou a agenda. Ao todo, cerca de 30 alunos do curso Técnico em Agropecuária, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, tiveram uma aula durante a exposição. 

    As visitas técnicas, de acordo com professores dos cursos oferecidos pelo Trilhas de Futuro, são essenciais na preparação para o trabalho. Além de aplicar a teoria aprendida, os alunos podem conversar com profissionais que já estão em atividade e tirar dúvidas em relação a determinadas áreas de atuação.

    O governador teve a oportunidade de conhecer histórias como a do jovem Lucas Henrique Cunha, de 22 anos. Ele viu sua vida mudar com o programa do Governo de Minas e, agora, consegue ajudar a família. 

    “Comecei a trabalhar com 18 anos em um supermercado, como empacotador. Foi quando eu descobri o curso, fiz minha inscrição e consegui a vaga. Desde que comecei a estudar, distribuí currículos e consegui emprego na área, em uma das maiores fazendas de Patos de Minas”, comemora.  

    O jovem revelou ainda que por meio do Trilhas teve o salário praticamente quadruplicado, e reforçou o valor do aprendizado. 

    “Por causa do curso, eu consegui subir de cargo dentro da empresa. É um crescimento na vida. Hoje posso planejar meu futuro e ajudar minha família. Eu também ajudo minha irmã, que é ex-aluna do Trilhas, a pagar a faculdade dela de medicina veterinária e ela também já atua na área. Ou seja, ela está seguindo o mesmo caminho”, contou. 

    Trilhas de Futuro

    Lançado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Trilhas de Futuro, executado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece 94 opções de cursos técnicos gratuitos, com perspectiva de empregabilidade, em 331 instituições públicas ou privadas, distribuídas em 145 municípios de todas as regiões do estado.

    O objetivo do projeto é capacitar pessoas para alcançar novas oportunidades no mercado de trabalho. Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte.

    Até o momento, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 1,5 bilhão no Trilhas de Futuro. Em toda Minas Gerais, o projeto já formou quase 46 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento. Outros quase 106 mil estão em processo de formação.

    Mapeamento

    Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa junto ao setor produtivo e às empresas distribuídas no estado. Para isso, é feito um mapeamento das demandas, visando entregar às áreas específicas mão de obra qualificada para atender as necessidades do setor produtivo.

    O mapeamento, realizado anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), tem a finalidade de fazer um chamamento para que empresas interessadas em contratar futuros profissionais possam participar do processo de definição qualitativa e quantitativa das vagas a serem oferecidas pelo projeto. 

    A dinâmica garante que as oportunidades estejam alinhadas com as demandas do mercado.