Procon-JP notifica 57 postos de combustíveis para explicar aumento no preço da gasolina

O  Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento extemporâneo no preço do litro da gasolina. O documento prevê a entrega das notas fiscais de compra e venda dos produtos referentes aos últimos 10 dias, especialmente os da gasolina. A fiscalização a esses estabelecimentos iniciou no último dia 24.  

A inspeção da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor aos postos apurou denúncias dos consumidores reclamando de aumento indevido no preço da gasolina esta semana. O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, explica que as notas fiscais servirão para detectar se o aumento é irregular. “A princípio, não há nada que justifique esse aumento no preço da gasolina, mas precisamos investigar a irregularidade”, afirmou.  

Outra ferramenta que auxilia na análise das notas fiscais em relação aos preços praticados nas bombas é a pesquisa comparativa semanal do Procon-JP, que normalmente é divulgada às quintas-feiras. “A pesquisa é comparativa e traz os preços de todos os combustíveis. É através dela que a fiscalização avalia os preços atuais considerando os valores anteriores praticados nas bombas”, informa Rougger Guerra.  

O titular do Procon-JP salienta que todas denúncias serão apuradas e os responsáveis serão punidos sob a garantia da lei. Rougger Guerra pontua que o consumidor deve denunciar quando houver suspeita de alguma irregularidade, seja em qualquer segmento do comércio ou serviço. “Ele pode entrar em contato com o Procon-JP através do telefone 3213-4702 ou do WhatsApp 98865-0179”.  

Penalidades – Os estabelecimentos que forem flagrados cometendo irregularidades estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade, pode ter as atividades suspensas temporariamente. O prazo legal para a defesa do estabelecimento é de 10 dias a partir da data do recebimento do documento.  

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;

Recepção: 3213-4702;

Instagram: @procon_jp;

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179;

WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976.  

Universitários de SP criam projeto com jogo didático inclusivo para surdos





Alunos de Licenciatura visaram auxiliar a integração de criança com deficiência auditiva em sala de aula, por meio de materiais reutilizados



Alunos da Univesp se propuseram a criar um material didático que possibilitasse maior inclusão nas aulas

Os alunos Amanda Pereira, Ana Paula Silva, Edilene Aparecida Galvão, Jean Cesar de Lima, Lívia de Oliveira, Raisa Bordalo e Sirleine Maria Lima dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, dos polos de Altinópolis, Cravinhos, Pontal e Serrena, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram o Projeto Integrador (PI) “Surdez No Ensino Fundamental: Material Adaptado e Aprendizagem”.  

A iniciativa com orientação de Aureluce Maia dos Santos e elaborada com materiais reutilizados teve como objetivo contribuir no aprendizado, com enfoque na disciplina de Matemática, além de incentivar a oralidade e inclusão de estudantes com redução ou perda total da audição. “Nossa intenção é colaborar com o educador e oferecer ferramentas que o auxilie a repensar os caminhos utilizados para ensinar.” 

Segundo a equipe, a idealização do material partiu de pesquisas de campo e visitas a instituições de ensino, onde foi constatada a falta de intérpretes de Libras e de agentes educacionais que soubessem a língua. Com base nessa problemática, os alunos da Univesp se propuseram a criar um material didático que possibilitasse maior inclusão nas aulas.

Máquina de somar

A “Máquina de somar” é feita com materiais reutilizados – basta apenas uma caixa e alguns objetos pequenos como tampas de garrafas ou grãos de milho. Os objetos são utilizados nas somas de números selecionados aleatoriamente. A brincadeira permite uma interação física e visual com os números, que facilita o aprendizado pelas crianças. 

O jogo também incentiva a oralidade na contagem dos números e respostas dos resultados obtidos nas somas, com a finalidade de desenvolver a fala de alunos surdos. O material oferece diversas possibilidades de aplicação em sala, pode ser trabalhada em duplas ou individualmente, em uma competição ou em atividades lúdicas e colaborativas, à disposição do educador.

O material foi aplicado em uma turma da cidade de Altinópolis com uma aluna surda. A recepção da atividade pelas crianças foi positiva, principalmente pela menina que possui deficiência auditiva. Para a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o projeto teve uma importância significativa para que ela compreendesse a ação de somar. A iniciativa ainda possibilitou sua integração junto aos colegas, todos puderam se divertir e aprender com o jogo.

Confira o vídeo do PI: https://www.youtube.com/watch?v=DManYD5q3JM

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Agência Minas Gerais | Minas promove capacitação de clubes de futebol para protocolo de enfrentamento à violência contra a mulher 

Em continuidade à propagação e divulgação do Protocolo Fale Agora de enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres, capacitará os clubes de futebol América, Atlético MG e Cruzeiro em ação de reforço e multiplicação da iniciativa entre atletas e público do futebol.

A ação é pioneira e conta com grupo de trabalho da Sedese, juntamente aos departamentos de psicologia e pedagogia dos clubes de futebol da capital mineira. Também integra a iniciativa o Instituto Casa da Palavra, para construção de roteiro de capacitação sobre o tema, em três eixos de convivência: os estádios, o futebol feminino e a base do futebol masculino, trabalhando sobretudo na prevenção de novas ocorrências.

“O Protocolo Fale Agora conscientiza o setor do futebol com intervenção junto às equipes masculinas, femininas e também aos funcionários dos estádios”, afirma Maíra Fernandes, superintendente da Sedese e doutora em Direito e Justiça na área de estudo Gênero, Sexualidade e Direito. 

“O objetivo é criar multiplicadores que atuem em ações de prevenção, apoio e direcionamento em casos de assédio e outras formas de violência sexual nessas áreas”, reforça a especialista. 

Futebol feminino

Com o objetivo de criar um ambiente seguro entre mulheres e adolescentes para compartilhar as situações de violência vividas e formas de superação, serão realizadas rodas de conversa com as atletas, conduzidas pelas servidoras das Subsecretarias de Política dos Direitos das Mulheres e de Direitos Humanos.

Em dias de jogos, será realizada ação de conscientização da sociedade com entrega de informativos e da tatuagem temporária “Sou dona de mim”.

Futebol masculino de base

Também serão realizados encontros reflexivos com as categorias de base do futebol masculino para discussão sobre machismo e o papel dos homens na proteção às mulheres, intermediados pelo Instituto Casa da Palavra. 

Os atletas receberão informativos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de aprenderem também sobre a responsabilização por atos infracionais.

“O letramento sobre violência contra mulheres é de extrema importância para as categorias de base, pois auxilia os atletas no processo de formação como cidadãos mais conscientes, responsáveis, com senso crítico e capacidade dialógica, pautados em direitos e deveres”, destaca Letícia Falcão, assistente social do América Futebol Clube.

Ela ressalta ainda que a iniciativa contribui para um ambiente esportivo mais saudável, respeitoso e inclusivo, dentro e fora das quatro linhas.

Capacitação nos estádios

A capacitação será estendida para colaboradores dos estádios de futebol, como setor de bares, bilheteria e, principalmente, segurança privada. 

Na ação será apresentado o Protocolo Fale Agora para divulgação do fluxo de atendimento e encaminhamento de casos de assédio e demais formas de violência sexual nos campos.

Rivelle Nunes, head de comunicação da Arena MRV, validou a proposta. “Um estádio de futebol que recebe milhares de pessoas a cada evento é importante local de divulgação para um projeto tão importante. Na Arena MRV, vimos com muito entusiasmo o treinamento que a Sedese proporcionará para os colaboradores e entendemos que esse será um importante passo no combate ao assédio”.

O início da agenda de capacitações está previsto para maio, no clube América (categorias base, sub 17 e sub 20) e na Arena MRV, para colaboradores. 

Capacitação Fale Agora

O acesso aos serviços de apresentação do Protocolo Fale Agora está disponível para os clubes e associações esportivas em geral no site da Sedese.

Prefeitura implode edifício do antigo Clube dos Portuários, na Avenida Francisco Bicalho – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Esta é mais uma etapa de uma série de demolições de imóveis na avenida – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio realizou, neste domingo (28/4), a implosão de um dos prédios do antigo Clube dos Portuários, na Avenida Francisco Bicalho. Esta é mais uma etapa de uma série de demolições de imóveis na avenida iniciadas no mês passado, um compromisso do município com a Caixa Econômica Federal, que recebeu os terrenos como parte da modelagem econômica que financiou a Operação Urbana Porto Maravilha. Com o avanço nos últimos anos de empreendimentos residenciais nos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na Zona Portuária, onde o fundo imobiliário do banco já negociou a maioria dos terrenos, agora a revitalização avança para a Zona da Leopoldina, no bairro de São Cristóvão.

O imóvel tem mais de 30 mil m² e a área da implosão tem cerca de 1.500 m² em prédio de 19 metros de altura. O local estava abandonado há mais de 10 anos e foi integrado ao patrimônio do fundo de investimento imobiliário administrado pela Caixa em 2014. Foram necessários 75 quilos de explosivos distribuídos em 554 pontos para derrubar a estrutura.

Galeria de fotos: confira os momentos da implosão do prédio do antigo Clube dos Portuários

Desde o fim de março a Prefeitura iniciou a demolição de outros imóveis desocupados no eixo da Avenida Francisco Bicalho, trabalho este que deve seguir ao longo dos próximos meses. Além disso, desde fevereiro a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) faz obras de reurbanização na avenida com renovação de calçadas, paisagismo, reforma da passarela em frente à estação Barão de Mauá e recapeamento do asfalto.

– Queremos inverter a lógica da cidade. Temos uma área central com oferta de transporte abundante, hospitais, escolas, infraestrutura pronta e com serviços públicos já sendo prestados. Então essa é a área ideal da cidade para ocupar. É um processo que leva tempo. O Porto Maravilha já é um sucesso, o Reviver Centro, temos iniciativas culturais do Reviver Centro Cultural. É um momento muito especial de recuperação do Centro. O Rio passa a ser uma cidade referência, mundial até, na revitalização de áreas centrais – afirmou o prefeito Eduardo Paes, ressaltando que o papel do governo é dar as condições para que seja interessante para a iniciativa privada investir.

As demolições fazem parte de esforços da Prefeitura para amplificar o desenvolvimento da Região Portuária, criando uma espiral positiva de ocupação urbana na direção do bairro de São Cristóvão. Em fevereiro deste ano, foi inaugurado na região o mais novo terminal integrador da cidade, o Terminal Intermodal Gentileza, que ampliou as oportunidades de conexão de transporte de alta capacidade para o carioca, facilitando a circulação entre as zonas Norte, Oeste e Central da cidade.

Também em fevereiro, a Prefeitura fechou acordo com o Governo Federal para aquisição da antiga estação Barão de Mauá. O complexo contará não só com a restauração do prédio histórico, mas também com a construção de um centro de convenções; a criação da Cidade do Samba 2, que abrigará os barracões das escolas de samba da Série Ouro; e a construção de um condomínio com habitação de interesse social.

Ainda neste contexto, em dezembro do ano passado foi sancionada a Lei Complementar nº 267/2023, que incluiu o bairro imperial de São Cristóvão na Área de Especial Interesse Urbanístico do Porto Maravilha. Com a expansão desta área, cria-se grande potencial para empreendimentos com a possibilidade de acréscimo de gabarito com uso dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) em São Cristóvão. Desde 2021, mais de 9,1 mil novos apartamentos foram lançados no Porto. Nos próximos anos são esperados mais de 27 mil novos moradores na região, o que representa um aumento de 90% na população atual da região.

Categoria:

  • 28 de abril de 2024
  • Marcações: Avenida Francisco Bicalho Clube dos Portuários Implosão Operação Urbana Porto Maravilha Prefeitura do Rio

    Candidatos fazem prova para concurso público da Fundhas

    Henrique Macedo


    Fundhas

    Cerca de 1300 candidatos fizeram a prova do concurso público da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) neste domingo (28) em duas escolas de São José dos Campos.

    O concurso visa preencher 41 vagas e fazer cadastro reserva para os cargos de educador social (30), oficial de administração geral (5), técnico em segurança do trabalho (1) e assistente social (5).

    Também haverá cadastro reserva para os cargos de nutricionista, orientador e psicólogo. O concurso é organizado pela empresa Avança SP.

    O objetivo é dar sustentabilidade aos serviços oferecidos pela Fundhas, visando os próximos anos. O último concurso efetuado pela gestão foi em 2009. 

    Expectativa

    Silvia Renata da Silva é assistente social na Fundação Casa. Ela quer tentar novos desafios. “Desde que me formei, em 2010, meu objetivo principal era trabalhar na Fundhas. Cheguei a fazer estágio em duas unidades. Agora vamos tentar uma colocação”.

    “Eu gosto bastante da região do Vale e toda oportunidade que tem eu fico de olho”, disse Anderson Simões, que mora em Mogi das Cruzes e veio fazer o concurso em São José dos Campos.

    Alvarino de Oliveira, 62 anos, morador na Vila Sanches, fez opção por administração e estava otimista. “A expectativa é boa, a gente sempre faz acreditando no sucesso, mas existe a preocupação porque tem muitas pessoas participando”, disse.


    Os salários oferecidos variam entre R$ 2.039,00 e R$ 4.541,57. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, conforme o cargo. O resultado final deverá ser divulgado até o dia 29 de maio.


    MAIS NOTÍCIAS

    Fundhas

    Vacina contra Influenza está disponível para crianças de seis meses a menores de seis anos

    A Prefeitura de João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação que protege contra Influenza nas crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Na Capital, a população alvo é de 54.082 e foram vacinadas apenas 16,32% deste grupo prioritário. A imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

    A orientação para prevenção é principalmente para as crianças que já frequentam creches, berçários e escolas. “A aglomeração das crianças nesses espaços fechados, facilita a transmissão do vírus da Influenza e outros vírus, portanto é importante manter a caderneta sempre atualizada. Como estamos em Campanha preventiva contra gripe, os pais devem aproveitar a oportunidade para levar essa criança para tomar a vacina contra Influenza”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa. “A melhor maneira de proteger as crianças da doença e complicações graves, é a vacinação anual, indicada para a criança a partir dos seis meses”, completou.

    Outras medidas preventivas que devem ser adotadas nos ambientes de educação infantil é a constante higienização dos brinquedos e itens comumente compartilhados com água e sabão. O contato da criança doente com outras deve ser evitado. Recomenda-se que a criança fique em casa, a fim de evitar transmissão da doença – por pelo menos 24 horas após o desaparecimento da febre, sem utilização de medicamento antitérmico.

    Para Influenza, fazem parte do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

    Documentação – Para a vacinação é necessário apresentar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo. Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

    Vacinação domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

    Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (29):

    Unidades de Saúde da Família (USFs)
    Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina
    Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
    *exceção: Alto do Céu II, Mudança de Vida, Cidade Verde e Jardim Planalto.

    Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
    Vacinas de Campanha (Covid-19 e Influenza) e de rotina
    Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

    Home Center Ferreira Costa
    Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza
    Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
    8h às 16h (sábado)

    Shopping Sul Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza
    Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
    10h às 16h (sábado)

    Shopping Tambiá
    Ofertando apenas a vacina da Campanha contra Influenza
    Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
    9h às 16h (sábado)

    Vacinação Domiciliar
    Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)
    Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

    Governo de SP anuncia pacote de investimentos de R$ 1,4 bi para o agronegócio

    A abertura da Agrishow foi marcada pela renovação do compromisso do Governo do São Paulo com todos os produtores rurais que empreendem no campo e geram mais riquezas e oportunidades para toda a população. Neste domingo (28), em Ribeirão Preto, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, anunciou um pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão com expansão robusta de financiamentos, serviços e liberação de créditos tributários para o agronegócio.

    As medidas do Governo de São Paulo reúnem R$ 500 milhões em aporte via Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), R$ 300 milhões em linhas de crédito e subvenção por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) e R$ 600 milhões em créditos de ICMS – valor três vezes maior do que o disponibilizado em 2023.

    A iniciativa vai impulsionar ainda mais o agronegócio paulista, responsável por 700 mil empregos diretos e 40% do PIB de São Paulo. O setor registrou alta de 23,4% na balança comercial do primeiro trimestre, atingindo a marca de US$ 5,44 bilhões. São Paulo também atingiu a liderança em exportação do agronegócio, com alta de 17,8% em vendas que totalizaram US$ 6,81 bilhões.

    “Hoje, demonstramos a força do nosso agro. O Governo de São Paulo está implementando uma série de programas e iniciativas para impulsionar os nossos pequenos e médios produtores, a sustentabilidade do setor e a inovação no campo. Estamos construindo um futuro promissor, com produtividade, qualidade e preservação ambiental”, destacou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

    As secretarias de Desenvolvimento e de Agricultura e Abastecimento criaram Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) para desenvolvimento de pequenos e médios produtores rurais. A agência de fomento Desenvolve SP fez um aporte inicial de R$ 500 milhões com expectativa de atrair R$ 2,5 bilhões em investimentos para o agronegócio de São Paulo.

    Os Fiagros terão como foco apoio à inovação e ao empreendedorismo, suporte a projetos e investimentos em infraestrutura e sustentabilidade e facilidade de acesso ao crédito. O edital para selecionar o responsável pela gestão será anunciado nas próximas semanas.

    O fundo será gerido pela Suno Asset Management e vai viabilizar, por meio do mercado de capitais, que o poder público receba ressarcimentos para cobrir a diferença de custeio entre os juros de mercado e a taxa subsidiada oferecida ao produtor rural.

    Na política de acesso a crédito, o Feap vai disponibilizar o maior crédito rural da história da administração paulista. Do total de R$ 300 milhões, o seguro rural ficará com valor recorde de R$ 100 milhões.

    Outros R$ 60 milhões vão subvencionar a aquisição de até 2,4 mil tratores pelo programa Pró-Trator, podendo entregar dez vezes mais máquinas do que em 2023. Além disso, as linhas de crédito especiais para produtores rurais, pescadores, cacau, greening, produção leiteira e Feap Mulher somam R$ 140 milhões.

    Já a liberação de R$ 600 milhões em créditos acumulados de ICMS vai incentivar a agroindústria de fabricação de maquinário e produção de proteína animal, promovendo mais desenvolvimento no campo e aquecendo a economia do estado. Os créditos serão liberados em duas novas rodadas do Programa de Ampliação de Liquidez de Créditos a Contribuintes com Histórico de Aquisições de Bens Destinados ao Ativo Imobilizado (ProAtivo).

    A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também formalizou na Agrishow o decreto estadual de irrigação, a entrega de títulos rurais, a expansão da conectividade rural com o Projeto SemeAr e incentivos à transição energética com a produção de biocombustíveis.

    Ao longo desta semana, o gabinete da pasta estadual também vai funcionar no pavilhão da Agrishow. Diversas equipes de profissionais ligados à secretaria, como coordenadores, pesquisadores e técnicos dos institutos de pesquisa e desenvolvimento agropecuário foram deslocados para o evento.

    Agrishow em números

    Mais de 800 marcas nacionais e internacionais apresentam as últimas novidades em tecnologia, inovação e tendências para o agronegócio na 29ª edição da Agrishow, que acontece até o dia 3 de maio para um público estimado de 195 mil pessoas.

    Em 520 mil m² de feira, os expositores investem todos os anos para apresentar aos visitantes as soluções mais modernas para auxiliá-los no dia a dia do campo.

    Agência Minas Gerais | Governo de Minas promove série de ações para produtores e mercado na 89ª ExpoZebu

    Teve início, neste sábado (27/4), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 89ª ExpoZebu, a principal feira pecuarista de raças zebuínas do mundo. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora do evento, a expectativa é a de que até o dia 5/5, data do encerramento, mais de 400 mil pessoas passem pelo local, movimentando mais de R$ 300 milhões em negócios.

    O governador Romeu Zema participou do evento realizado no Parque de Exposições Fernando Costa, sede da ABCZ. Ele foi homenageado com a Comenda Mérito Expozebu 2024 na categoria Político. O chefe do Executivo mineiro recebeu a condecoração das mãos do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

    Em seu discurso, o governador destacou a importância do evento para o setor agropecuário e para toda região do Triângulo Mineiro. 

    “Quando se fala em ExpoZebu, o que vem à mente é uma exposição de referência mundial e com muita tradição. Hoje, a feira movimenta, além do setor produtivo, o turismo também. Todos os hotéis de Uberaba e da região estão lotados. São visitantes, produtores e expositores de todo o mundo reunidos aqui. E tenho a certeza de que todos vão retornar para casa ou  para sua propriedade rural com alguma coisa nova que vai ajudar a aumentar a produtividade e, consequentemente, fornecer mais alimentos para o Brasil e para o mundo”, disse o governador. 

    Romeu Zema ainda acrescentou que a feira traz progresso e inovação para todo o setor. 

    “A tecnologia, hoje, é uma grande aliada do produtor, fazendo com que cada vez ele fique mais produtivo e alinhado com o mercado. Isso torna o país mais competitivo. E essa exposição serve para multiplicar todo esse conhecimento e tecnologia, já que os principais fornecedores, cientistas e cadeia estão presentes aqui juntamente com os produtores. Portanto, é um momento único, e tenho a certeza de quem vem aqui, volta”.

    Apoio ao produtor

    O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, disse que o setor tem motivos para comemorar. 

    “O Brasil exportou mais de 2 milhões de toneladas de carne bovina in natura no ano passado. É um recorde histórico”. 

    Ele pediu apoio para o setor e também fez um recorte de mercado, destacando o valor dos produtores. 

    “Nosso mercado é extremamente competitivo e por essa e outras razões faço questão de exaltar a grandiosidade do trabalho dos produtores. São pessoas que dedicam suas vidas à produção de alimentos. São eles que garantem a qualidade e a excelência do nosso negócio levando o nome do Brasil para além das fronteiras”, disse.

    O governador ressaltou que o Governo de Minas tem dado todo apoio ao setor, inclusive no que diz respeito a ações voltadas também para a agricultura familiar e os pequenos produtores. 

    “Isso vale não só aos grandes produtores, como também temos dado dignidade para aquele micro e pequeno produtor que estão regularizando a suas propriedades. Estamos batendo recordes nesse processo, o que fortalece e dá mais oportunidade para o homem do campo”.

    Romeu Zema frisou ainda que Minas é referência em segurança. “Nosso secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, tem a missão de comunicar à nossa Polícia Militar imediatamente sobre qualquer invasão de terra no estado. Nossa determinação é tolerância zero. Não queremos ninguém perturbando a vida do produtor rural que tanto contribui para o estado”, finalizou o governador. 

    Governo de Minas na ExpoZebu

    O Governo de Minas participa da feira com palestras educacionais, workshops, julgamentos, congresso, feira de gastronomia, mostras, entre outros destaques. 

    Dois anúncios importantes foram feitos neste primeiro dia: medidas para viabilizar a construção de barramentos no semiárido, com benefício para 265 municípios da área de abrangência do Idene; e o reconhecimento do Requeijão Moreno como um dos queijos artesanais de Minas Gerais. A partir deste sábado, o decreto e a resolução já podem ser publicados no Diário Oficial Minas Gerais.

    A ExpoZebu 2024 conta, também, com ações do Estado direcionadas para o produtor rural, como o leilão do Programa Pró-Genética, que facilita a compra de animais de genética superior, em parceria com associações de criadores. Entre 2007 e 2023, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho do Estado de Minas Gerais contribuiu diretamente para a comercialização de quase 20 mil bovinos.

    Destaque, ainda, para plantão técnico de atendimento aos produtores rurais pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas, em espaço na Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, e para o marketplace “É do Campo”, disponibilizado pela Emater-MG. Esta ação busca levar orientação e assistência personalizada aos produtores e divulgar a plataforma para o público.

    Outra atração do Governo de Minas no evento é a realização do Shopping Gir Leiteiro, sob responsabilidade da Epamig. O tradicional leilão da raça faz parte da programação há quase sete décadas. 

    O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também atua na feira, com ações de segurança e defesa sanitária dos animais. O instituto participa, inclusive, ao lado de instituições como Epamig e Emater-MG, do dia de campo “Zebu Connect Day”, evento internacional que abre a programação do 2º Congresso Mundial de Criadores de Zebu (Comcebu 2024).

     

    Prefeitura entrega obra de contenção em Jacarepaguá e inicia reforma na Praia dos Amores, na Barra – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A Fundação Geo-Rio realizou obra de contenção de encosta na Travessa Antonina – Beth Santos/Prefeitura do Rio

    A Prefeitura do Rio entregou, na manhã deste domingo (28/4), mais uma obra de contenção e prevenção contra deslizamentos para a população carioca. Os trabalhos foram realizados pela Fundação Geo-Rio na Travessa Antonina, na Praça Seca, em Jacarepaguá. Em seguida, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas, deram início às obras de revitalização da Praia dos Amores, na Barra da Tijuca.

    Em Jacarepaguá, o local recebeu a construção de uma cortina ancorada, passarela e escadaria de acesso, sistema de drenagem, entre outros serviços. Os investimentos da Geo-Rio para a recuperação do talude chegaram a R$ 6,1 milhões. O prefeito Eduardo Paes estava acompanhado da secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e do presidente da Geo-Rio, Anderson Marins.

    – Agora todos podem ficar em paz. Que bom poder celebrar a obra de contenção que ficou pronta. Vamos seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população – afirmou Eduardo Paes.

    Para estabilizar a área e garantir a segurança dos moradores da Travessa Antonina, a Geo-Rio construiu uma cortina ancorada de 40 metros. Também melhorou o sistema de captação de água da chuva e o acesso ao local com a instalação de drenagem de águas pluviais ao longo de 585 metros. Ainda foram construídas uma passarela e uma escadaria. O solo foi revestido com concreto projetado em uma área de mil metros quadrados. Por fim, uma tela de alta resistência de 140 metros quadrados foi instalada e contrafortes e uma barreira de impacto foram erguidos para dar mais proteção à encosta.

    – A Travessa Antonina é uma importante comunidade na Praça Seca. Fizemos diversas intervenções visando acabar com locais de alto risco existentes na comunidade, garantindo uma melhor habitabilidade para a população – disse o presidente da Geo-Rio, Anderson Marins.

    Investimentos em proteção de encostas levam mais segurança aos cariocas

     A Fundação Geo-Rio vem recebendo grande investimento para obras e mitigação de risco em encostas da cidade. Desde 2021, o órgão realizou mais de 150 obras com investimentos oriundos de recursos próprios, de cerca de R$ 215 milhões. A última entrega havia sido realizada na Ilha do Governador. Em fevereiro, outras quatro obras importantes e de impacto foram inauguradas: Rocinha, Cascadura, Penha e Rio Comprido. As melhorias incluíram a construção de cortinas ancoradas, viga estaqueada, concreto projetado e canaleta de drenagem para a captação de água da chuva.

     Praia dos Amores vai ganhar um deque de madeira

    Localizada sob a Ponte da Joatinga, a Praia dos Amores, na Barra da Tijuca, vai receber diversas benfeitorias: implantação de uma quadra poliesportiva; quadra de areia; bicicletário; espaço para guardar barcos; reforma do espaço para surfe; uma oficina para barcos; parque infantil; espaço para convivência; novos mobiliários urbanos (mesas de jogos e bancos); reforma da peixaria já existente no local e um deque de madeira na orla da praia. Vai ganhar também um completo plano de paisagismo, com novos canteiros.

    – Um monte de gente frequenta a Praia dos Amores, dá vida a esse lugar. Com essa obra queremos que esse espaço continue sendo um local marcado pelo convívio, de encontros. É isso que valoriza e faz a cidade melhor – disse Eduardo Paes.

    As obras serão realizadas numa área de 10 mil metros quadrados. O valor total do investimento é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

    – A Praia dos Amores fica na entrada da Barra da Tijuca. Uma praia antiga e turística. Vamos fazer uma grande reformulação. Será uma revitalização que vai atender aos canoeiros, aos pescadores, aos jovens. Será uma reforma que vai marcar a Praia dos Amores – declarou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Villas Boas.

    A Subprefeitura da Barra da Tijuca atuará ao lado da Fundação Parques e Jardins na execução das obras. O subprefeito Raphael Lima ressaltou a importância do local e que as intervenções eram um pedido antigo dos moradores.

    – Essa é uma importante obra para a Praia dos Amores. Vamos revitalizar toda essa área embaixo do viaduto.

    Categoria:

  • 28 de abril de 2024
  • Marcações: barra da tijuca Jacarepaguá Obra de contenção Praia dos Amores Prefeitura do Rio reforma Travessa Antonina

    Conexão Juventude leva diversão e serviços para o bairro São Judas Tadeu

    Henrique Macedo


    Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

    O domingo (28) foi quente e muito animado no poliesportivo do bairro São Judas Tadeu, região sudeste de São José dos Campos. 

    O programa Conexão Juventude, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, teve atrações musicais, aulão de dança e atividades recreativas, como jogos de realidade virtual, basquete eletrônico, brinquedos infláveis, touro mecânico, rua de lazer, capoeira, totem 360 graus e games.

    A população também teve acesso a prestação de serviços como oferta de avaliação física gratuita por parte da equipe do CMAF, que fez testes de composição corporal (peso, estatura e dobras cutâneas) e análise postural.

    As principais atrações musicais da tarde foram a cantora Mona Reis, além do DJ Romarinho, que agitaram a galera.

    Diego Cabral estava com a esposa Roseane e as filhas Caroline e Camila. Eles são moradores do bairro São Judas. A família aprovou o evento. “É muito bom porque tem diversão no domingo para as crianças, elas aproveitam muito”.

    Serviços

    A Secretaria de Saúde marcou presença com suas equipes prestando informações sobre ISTs/Aids e orientações sobre as arboviroses, sobretudo os cuidados com a dengue. 

    E uma equipe do Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico prestou orientação profissional nas mais diferentes áreas.

    O Conexão Juventude é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Departamento de Programas para a Juventude da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

     

     


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida