Cidade de Deus ganha quadra esportiva em área antes degradada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A quadra fica sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da Cidade de Deus – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac), e em parceria com a Secretaria de Conservação, Rioluz e Comlurb, está implantando uma quadra esportiva para atender moradores da Cidade de Deus e do entorno, no espaço sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da comunidade. A previsão de entrega da obra é até o fim de maio.

Além de incentivar a prática saudável de esportes, o equipamento servirá também para a implementação de atividades coletivas do projeto SEAC em Rede, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, que promove ações educativas visando à qualificação, capacitação e formação de moradores para o aperfeiçoamento de políticas públicas e a redução de desigualdades sociais. A iniciativa inclui cursos, oficinas, debates e rodas de conversa, tendo como tema central a gestão comunitária, com foco no desenvolvimento sustentável.

– Queremos proporcionar mais qualidade de vida e lazer aos moradores da Cidade de Deus. A quadra fica na mesma área que antes estava degradada e sujeita à invasão. Fizemos a revitalização a pedido dos moradores e de motoristas que trafegam pela região. Estou acompanhando cada etapa desse nosso trabalho para que as pessoas se sintam bem e seguras – destacou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

A quadra de esportes, com 25 metros de comprimento e sete de largura, terá piso em concreto com demarcação e pintura para a prática de futsal e basquete e receberá equipamentos esportivos: duas tabelas e duas balizas. O espaço será protegido por defensas, terá cobertura em tela de nylon e alambrado ao redor do piso elevado, além de iluminação especial em led.

Angélica Bicalho, moradora da Cidade de Deus, comemorou a novidade.

– A quadra é uma novidade que está nos deixando muito animados. Fico feliz em termos este espaço para esportes e lazer. A área sob o viaduto da Linha Amarela está ficando incrível! – disse.

Revitalização da área

O espaço, antes degradado e que causava insegurança aos motoristas que por ali passavam, recebeu no ano passado uma revitalização total da Prefeitura, com nova iluminação de led, cerca de cem lâmpadas, poda de árvores, criação de painéis artísticos assinados pelo gari da Comlurb, Derlan de Mattos, e renovação do asfalto do terreno em frente, num trecho de 300 metros quadrados, onde está sendo construída a quadra.

A Cidade de Deus

Considerado um dos bairros mais adensados da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus tem uma população estimada em 40 mil pessoas e indicadores sociais entre os mais baixos da cidade.

Marcações: área degradada Cidade de Deus Linha Amarela quadra Viaduto

Moradores do Bairro Bela Vista podem participar de Audiência Pública para apresentação de estudo de impacto de vizinhança nesta terça-feira (30)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realiza nesta terça-feira (30), às 18h, a Audiência Pública que apresenta e discute o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), referente ao empreendimento multirresidencial com 200 unidades habitacionais – Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários Ltda., localizado no lote P3 da Rua Nova Era, Bairro Bela Vista.

Quem deseja participar pode comparecer presencialmente no Auditório Nilo Javari Barem, na sede da Planurb, ou basta acessar o canal do YouTube da Educação Ambiental da Planurb, por meio do endereço eletrônico www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987.

Importante lembrar que os documentos a serem discutidos na Audiência Pública estão disponíveis na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira e no sítio eletrônico da Planurb, disponível no endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/planurb.

A Planurb relembra que foi possibilitado que a sociedade civil encaminhasse contribuições e sugestões acerca do Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado pelo empreendedor, durante o período de 13 de março a 4 de abril de 2024.

Serviço:

Data: 30 de abril de 2024 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren – Planurb. Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista.

Pedro Martins Assume Como Diretor Executivo do Vasco e indica Paulo Pezzolano

Pedro Martins Assume Como Diretor Executivo do Vasco e Inicia Busca por Novo Treinador

Pedro Martins, o novo diretor executivo do Vasco da Gama, já está no Rio de Janeiro e iniciou suas atividades no clube. Sua chegada ocorreu no domingo, e desde então, ele tem participado das primeiras reuniões presenciais para o planejamento do futebol vascaíno.

A urgência provocada pelos recentes acontecimentos, como a goleada sofrida para o Criciúma e a subsequente saída do técnico Ramón Díaz, levou Pedro Martins a acelerar o início de seu trabalho no Vasco. Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado pelo clube, ele já se reuniu com o gerente de futebol Clauber Rocha e o técnico interino Rafael Paiva para definir os planos da semana.

Apesar da intenção inicial de chegar com calma e se adaptar aos processos internos do clube antes da próxima janela de transferências, que só abre em julho, Pedro Martins já tem uma primeira missão complicada: encontrar um novo treinador para o Vasco. A decisão do clube de virar a página em relação a Ramón Díaz indica que a busca por um substituto é prioritária.

O Vasco está determinado a seguir em frente após a saída de Ramón Díaz, e a chegada de Pedro Martins marca o início de uma nova era no departamento de futebol do clube. Com sua experiência e liderança, espera-se que Pedro Martins contribua para a estabilidade e o sucesso do Vasco nas próximas competições.

Enquanto isso, os torcedores vascaínos aguardam com expectativa o desenrolar dessa nova fase, na esperança de que o clube retome o caminho das vitórias e conquistas que sempre caracterizaram sua história.

Vasco da Gama: Em Busca de uma Nova Era com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, enfrenta um momento de transição após a demissão do técnico Ramón Díaz e seu auxiliar Emiliano Díaz. Após uma derrota por 4 a 0 contra o Criciúma, a dupla apresentou sua renúncia, e o clube, liderado pelo CEO Lucio Barbosa, decidiu aceitá-la sem reconsideração  por https://vasconet.com.br

A relação encerrada entre o Vasco e os Díaz marca o início de uma nova busca por estabilidade e sucesso. Nesse sentido, o clube está mirando em um novo treinador para liderar a equipe. O nome discutido nos bastidores é o do uruguaio Paulo Pezzolano, conhecido por sua passagem vitoriosa pelo Cruzeiro, onde conquistou o título da Série B em 2022.

A decisão de buscar um novo comando técnico é parte de uma estratégia para revitalizar a equipe e retomar o caminho das vitórias. A contratação de Pezzolano sugere uma aposta em um treinador com experiência comprovada na Série B e com potencial para trazer novas ideias e táticas para o Vasco.

A demissão dos Díaz e a busca por um novo técnico marcam um momento de virada para o Vasco, que busca reafirmar seu lugar entre os principais clubes do futebol brasileiro. A escolha de Pezzolano como possível sucessor demonstra a determinação do clube em buscar um caminho de sucesso e glórias futuras.

Enquanto o Vasco se prepara para uma nova fase, os torcedores aguardam com expectativa a chegada do novo treinador e as mudanças que ele pode trazer para a equipe. Resta agora aguardar os próximos capítulos dessa história e torcer pelo renascimento do Gigante da Colina nas competições futuras.

Governo fortalece parcerias e leva obras de infraestrutura para Japorã e Corguinho – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

No compromisso contínuo de promover o crescimento e desenvolvimento local, o programa MS Ativo Municipalismo tem estabelecido convênios significativos com municípios do Estado. O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), celebra convênios com os municípios de Japorã e Corguinho, que juntos somam mais de R$ 6,3 milhões, demonstrando um claro foco no diálogo e na colaboração com os prefeitos, vereadores e lideranças locais.

Em Japorã, situada no extremo sul do estado, dois convênios foram assinados visando fortalecer a infraestrutura e serviços essenciais para a comunidade. O Extrato do Convênio nº 413/2024 estabelece o repasse de recursos para a construção do bloco administrativo de serviços, um investimento crucial para melhorar a gestão municipal e oferecer atendimento de qualidade aos cidadãos. Com um valor total estimado de R$ 476.339,42, esse convênio destaca o comprometimento do governo com o desenvolvimento local.

Além disso, o Convênio nº 414/2024 destaca um investimento substancial de R$ 1.131.973,43 para a construção do centro comercial, um empreendimento que não apenas promove o crescimento econômico, mas também fortalece a organização social da cidade, oferecendo espaços para negócios locais prosperarem e a comunidade se reunir.

Em Corguinho, localizada no norte do estado, também foram firmados importantes acordos para melhorias na infraestrutura urbana. O Termo de Convênio nº 347/2024 destina recursos para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas do Bairro Centro I, um investimento vital para a mobilidade e qualidade de vida dos moradores, com um montante estimado em R$ 1.878.757,90.

Além disso, os convênios nº 373/2024 e nº 395/2024 destacam o compromisso do governo com o desenvolvimento de Corguinho, destinando recursos para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diferentes regiões da cidade, assim como para a construção da Praça do Distrito do Taboco, com investimentos respectivos de R$ 1.008.471,40 e R$ 1.889.932,39.

“Esses convênios representam um passo significativo na parceria entre o governo estadual e os municípios, demonstrando o compromisso mútuo com o crescimento, desenvolvimento e bem-estar das comunidades locais em Mato Grosso do Sul. O programa MS Ativo Municipalismo continua a ser uma ponte fundamental para fortalecer essas relações e impulsionar o progresso em todo o estado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Helio Peluffo, órgão ao qual a Agesul está vinculada.

Luciana Bomfim, Seilog/Agesul

Fotos: Chico Ribeiro

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, para serem apresentados ao Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul).

O valor dos projetos aprovados para os municípios de Amambai, Corumbá e Ponta Porã superam US$ 21,2 milhões, o equivalente a R$ 108,6 milhões de recursos, totalizado R$ 128 milhões considerando as contrapartidas.

O governador Eduardo Riedel e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciaram a aprovação dos projetos para o recebimento do recurso do Focem nesta segunda-feira (29), durante reunião, em Campo Grande (MS).

“Estamos falando de R$ 128 milhões, recursos importantes para estes três municípios, além da relevância estratégica dos projetos. Em Corumbá será um recurso que a Sanesul vai operar na área do saneamento, que muda a condição da realidade em relação a eficiência da distribuição de água. Em Ponta Porã, envolve diretamente o município de Pedro Juan Caballero (no Paraguai), que junto com outros investimentos está transformando a região. E em Amambai, para o controle rodoviário, pois todo o trânsito pesado passa no centro da cidade e agora vai ter um anel rodoviário”, explicou o governador.

“Em um ano e quatro meses o Governo Federal investiu em Mato Grosso do Sul mais de R$ 1 bilhão. São investimentos que já estão sendo executados. Em relação ao Focem, o Brasil estava inadimplente desde 2014, e tivemos que quitar, para receber estes R$ 350 milhões. Estamos descentralizando os recursos para chegar aonde mais precisa, nos estados e municípios. Este é o único financiamento que temos a fundo perdido, sem necessidade de devolução e o Mato Grosso do Sul recebeu grande parte do investimento disponibilizado”, afirmou a ministra Simone Tebet.

Em Amambai, o projeto do contorno viário vai receber investimentos de US$ 5,1 milhões. O município fica a 50 km da fronteira com o Paraguai e a obra vai contribuir par ao fim do tráfego de aproximadamente 800 caminhões por dia na área urbana.

“Nosso objetivo é justamente tirar o trânsito pesado do centro da cidade. Já ocorreram mortes envolvendo as carretas que trafegam, o que causa um transtorno muito grande. E existe uma contrapartida de US$ 900 mil, que foi garantido pelo Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira.

Já em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia, o investimento no programa de redução dos níveis de perda de água – que será executado pela Sanesul – vai receber US$ 9,1 milhões.

“Este investimento que estamos recebendo é mérito do Estado, que vai beneficiar toda a população”, disse o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.

A ação vai melhorar a qualidade de vida dos mais de 100 mil habitantes da cidade, e também a utilização o rio Paraguai para o seu abastecimento no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, uma vez que o projeto, além de estabelecer técnicas de reuso para reduzir os níveis de perda de água, tem como objetivo realizar tratamento adequado de resíduos, diminuindo a pressão sobre os ecossistemas locais, com menos demanda sobre fontes naturais de água.

“Corumbá tem 70% de perda de água, e alguma coisa precisava ser feito. Por isso foi desenvolvido o projeto que foi submetido ao Focem, vamos mudar a tubulação de água, o sistema de pressão, válvulas para diminuir os vazamentos e além disso, vamos resolver o tratamento de uma maneira mais avançada do que temos hoje. É um projeto com recursos expressivos, mas o significado para Corumbá não tem preço”, afirmou o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

Em Ponta Porã, que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, os recursos do Focem serão utilizados em ações de melhoria e de segurança na circulação viária – requalificação de vias com pavimentação e restauração, instalação de semáforos, ciclovias, calçadas, iluminação pública e a drenagem de águas pluviais –, melhoria na funcionalidade do Trevo do Cuia e rotatórias e implantação de um parque urbano. O apoio aprovado para o projeto de desenvolvimento na faixa de fronteira é de mais de US$ 7 milhões.

A gestão municipalista do Governo do Estado assegura desenvolvimento, investimentos e infraestrutura em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, o governador Eduardo Riedel participou em junho do ano passado, da assinatura das ordens de serviço para urbanização e revitalização da Linha Internacional, entre Brasil e Paraguai. A execução do projeto Fronteira do Futuro é financiada pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), com investimento de R$ 85 milhões.

“A gente vai conseguir continuar tocando o grande projeto transformador para Ponta Porã e vai ser adicionado ao que já é investido do Fonplata. Estamos fazendo a revitalização da Linha Internacional, que é o programa Fronteira do Futuro. E esta verba será destinada para ampliar o alcance do projeto”, disse o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), além dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Rodrigo Perez (Segov) e o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, deputados estaduais e federais, também participaram da solenidade.

“Agradeço a ministra Simone Tebet, pois liberar recurso do Focem não é fácil. É um valor extremamente expressivo que vai atender projetos de grande relevância”, disse Barbosinha.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

ATENÇÃO IMPRENSA: O pack com pool de imagens e sonoras está disponível em https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DaiAZoIBP100Ce3OTX58KUrhcEZWXliY.

Procon Sorocaba orienta consumidor sobre compras de Dia das Mães – Agência de Notícias

 

Foto: Arquivo – Secom

 

Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado este ano no dia 12 de maio, o Procon Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura de Sorocaba, orienta os consumidores sobre os cuidados relacionados às compras nessa data, que é uma das mais importantes para o comércio.

A primeira dica é sair às compras já com uma definição do que adquirir, o que torna mais fácil pesquisar preços e encontrar produtos de qualidade e de forma mais prática. Também é fundamental evitar as compras por impulso, para que o orçamento não fique fora do possível ou apertado.

Todos os produtos em exposição devem apresentar preço de forma clara e ostensiva, seja para pagamento à vista ou parcelado. O lojista deve informar os juros praticados, número e periodicidade das prestações, no caso de pagamento a prazo.

Uma medida essencial é o consumidor sempre exigir a nota fiscal. Assim como, na hora da compra, verificar as condições de troca, pois o estabelecimento não é obrigado trocar produtos em função do gosto ou tamanho.

Nas compras feitas por telefone, em domicílio, telemarketing, via catálogos ou internet, deve-se exigir o comprovante da data de entrega combinada. O prazo de desistência da compra, nesses casos, é de sete dias a partir da sua confirmação ou do recebimento do produto. No ato da entrega, o consumidor só deverá assinar o comprovante de recebimento, após examinar o estado da mercadoria e, se houver alguma irregularidade, deve ser relacionada no próprio documento, justificando o não recebimento.

 

Mais orientações

Entre os produtos mais procurados nesta época, destacam-se os perfumes/cosméticos, peças de vestuário, celular, cestas de café da manhã e as flores. Quanto a esses itens, o Procon Sorocaba tem orientações específicas para o consumidor.

Perfumes e Cosméticos – A embalagem deve conter todas as informações sobre o produto, em língua portuguesa, como: instruções de uso, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

Vestuário – A loja só é obrigada a efetuar a substituição, em caso de defeito na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou, o estabelecimento só é obrigado trocar o produto, se tiver se comprometido no momento da compra. Esse compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do produto, na nota fiscal, em um cartaz na loja ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca, como, por exemplo, o prazo. Para exercer o direito à troca é importante que o consumidor mantenha a etiqueta do produto e guarde a nota fiscal.

Celular – O aparelho deve ser sempre adquirido em lojas autorizadas, que garantem a procedência e a habilitação. Deve estar lacrado, dentro da embalagem original e possuir uma rede autorizada para assistência técnica, além de manual de instrução e termo de garantia contratual.

Em relação aos serviços de telefonia, avalie quais as necessidades do usuário. Desta forma, fica mais fácil escolher se pré-pago ou pós-pago, assim como os pacotes de serviços oferecidos pelas operadoras. Fique atento às promoções, pois muitas delas oferecem a troca ou a compra de um aparelho de celular, geralmente bem mais em conta, mas vinculada a, por exemplo, um pacote de serviços com contrato de fidelização.

Cesta de café da manhã – Informe-se sobre o número de itens que a cesta contém, tipo de produtos, marcas, acessórios, enfeites e se estão incluídos outros artigos, como jornais, revistas e flores. Pondere todos estes itens e os seus respectivos custos em uma pesquisa comparativa. Depois de tudo definido, faça constar por escrito o que foi combinado verbalmente: data e horário da entrega, mensagem, tipo de flores ou cesta, valor e condições de pagamento. Solicite confirmação da entrega e exija a nota fiscal ou o recibo do serviço. Se a sua mãe for alérgica, certifique-se se a cesta contém itens com produtos alergênicos.

Flores – Fique atento aos preços, uma vez que podem ocorrer grandes variações de um estabelecimento para outro. Verifique o custo dos arranjos, levando em conta: tamanho, tipo de flores utilizadas, base de apoio (cestas, cachepô, papéis, fitas e vasos) e taxa de entrega. Solicite confirmação de entrega pelo fornecedor.

 

Contate o Procon

O consumidor que identificar ou suspeitar de qualquer irregularidade, pode acionar o Procon Sorocaba, por meio do WhatsApp: (15) 991117448ou pelo site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br.

Bonito terá voos diários em julho e potencializa mês de férias na Serra da Bodoquena – Prefeitura Municipal de Bonito

Concorrendo no tarifário com outros roteiros no mesmo período, Bonito terá um julho especial e mais acessível por via aérea com a maior oferta de voos em um mês de alta temporada: a Azul anunciou que vai operar todos os dias e a Gol sairá de Congonhas direto para o destino durante 22 dias, não operando apenas às segundas e sextas-feiras.

A ampliação da malha aérea, meta da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), do município e do trade da Rota Bonito Serra da Bodoquena, impulsiona o fluxo turístico em um mês de maior movimento na região. Em julho do ano passado Bonito recebeu público recorde (29.519 visitantes, segundo o Observatório do Turismo), com 3.036 desembarques no aeroporto regional e 67% de ocupação hoteleira.

A Azul, que voa quatro vezes por semana para Bonito, anunciou os voos extras com saída às 10h55 e 11h05 de Viracopos, aeroporto de Campinas (SP). A Gol vai decolar às terças, quartas, quintas, sábados e domingos de Congonhas, às 14h05.

Mais competitivo
Além de facilitar o acesso de brasileiros e estrangeiros à Capital do Ecoturismo do Brasil, o aumento no número de voos das duas companhias torna a rota competitiva no mês das férias, conforme simulação realizada pela Crisval Tour, agência do Zagaia, resort que integra a rede hoteleira de Bonito.

Em cotação feita para um mesmo período de julho, a tarifa de ida e volta do voo São Paulo-Bonito se equiparou a outras duas rotas (São Paulo-Recife e São Paulo-Porto Alegre) de maior procura, numa demonstração de que Bonito se fortalece no concorrido mercado das aéreas.

“Podemos esperar um aumento na procura do destino para o mês com mais opções de chegadas e partidas e com a comodidade que os novos voos proporcionam”, avaliou Gitane Klain, gerente da agência. “Teremos mais facilidade de vender o destino com pacotes com aéreo incluso chegando em Bonito e, assim, trabalharmos melhor o público fora do Estado.”

Voos o ano todo
Para o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, a ampliação dos voos para o melhor destino de ecoturismo do Brasil é resultado das ações estratégicas do Governo do Estado na captação de mais voos para Mato Grosso do Sul e a resposta de Bonito e região com a crescente demanda por mais assentos, com expectativa de alta taxa de ocupação em julho.

“Esse incremento de novos voos pelas duas companhias é muito significativo e reflete no trabalho que a fundação tem realizado nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a logística e oferta de assentos ao nosso principal destino. O fluxo cresceu 50% e essa demanda é mais do que suficiente para Bonito receber voos diários durante o ano todo”, disse ele.
Lucas Alves Ferreira, presidente do Comtur (Conselho de Turismo de Bonito), avalia como altamente positivo o incremento de voos para julho, com reflexos diretos no aumento do fluxo de visitantes no mês. “A malha diária vem ao encontro da busca de Bonito por conexões mais rápidas e eficientes dentro e fora do país, atraindo um público com maior poder aquisitivo”, comentou.

Informações: Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena

Órgãos municipais funcionam em esquema de plantão neste feriado

Cláudio Ribeiro


Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Colaboração da estagiária Agata Sales

O Paço Municipal e as outras repartições da Prefeitura de São José dos Campos fecham na quarta-feira (1º). No feriado do Dia do Trabalhador, o atendimento será pelo sistema de plantões. O expediente volta ao normal na quinta (2).

Hospitais e UPAs funcionam ininterruptamente 24 horas por dia. O Hoftalmed II atenderá os pacientes das 7h às 19h, e as demais unidades de saúde estarão fechadas.

O Mercado Municipal, os PEVs e a Central 156 funcionam em horário reduzido. A coleta de lixo (comum e seletiva) e as feiras livres ocorrem normalmente, conforme as programações vigentes.

Nos casos de emergência e perturbação do sossego, acione as forças de segurança pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal).

Funcionamento:

Unidade

Quarta-feira (1º)

Hoftalmed II

7h às 19h

Mercado Municipal

7h às 12h 

Entrega de resíduos (PEV)

8h às 12h

Central 156

8h às 20h

Coleta de lixo

Normal

Feiras livres

Normal


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Prefeitura abre inscrições para curso de Social Media e mais 5 cursos gratuitos – CGNotícias

Jovens, a partir de 15 anos de idade, já podem se inscrever para os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Juventude. As inscrições estão abertas para os cursos de Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelha, Auxiliar Administrativo, Primeiros Socorros, Noções em Gestão Ambiental, Social e Governança ESG e Marketing Digital – Social Media. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://sejuvcg-cursos.cheetah.builderall.com/.

Durante o curso de Social Media, o aluno aprenderá sobre tudo que envolve a profissão, tópicos como Copywriting e Gestão de Redes Sociais. Já no curso de Noções em Gestão Ambiental, Social e Governança ESG, por exemplo, os temas abordados serão: Os Pilares: Social, Ambiental e Governança, ESG na Prática das Empresas e muito mais.

“Esse curso é vital para os jovens por várias razões, como a responsabilidade Ambiental, Consciência Social, Governança ética e a preparação profissional com foco nas possibilidades do futuro, com habilidades de destaque que envolve ESG como um diferencial no mercado de trabalho. Além do pertencimento em fazer parte de uma geração que visa a participação ativa em uma sociedade e a construção de um futuro sustentável”, destacou a palestrante Eduarda Escobar, especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Gestão de Pessoas e Recursos.

Os cursos acontecem na sede da Secretaria da Juventude, que fica na Rua 25 de Dezembro, 924, Edifício Marrakech, 3° andar, com exceção do curso de Marketing Digital – Social Media, que será ministrado no Parktec, localizado na Avenida Rachid Neder, 760, no Bairro Monte Castelo. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (67)3314-3577.

Serviço:

Manicure e Pedicure – De 6 a 10 de maio
Horário:  8h às 11h30 (Matutino)
Rua 25 de Dezembro, 924

Design de Sobrancelha – De 7 a 10 de maio
Horário:  8h às 11h30 (Matutino)
Rua 25 de Dezembro, 924

Auxiliar Administrativo – De 06 a 10 de maio
Horário:  13h30 às 17h30 (Vespertino)
Rua 25 de Dezembro, 924

Primeiros Socorros – De 06 a 08 de maio
Horário:  18h30 às 21h30 (Noturno)
Rua 25 de Dezembro, 924

Noções em Gestão Ambiental, Social e Governança ESG – De 6 a 10 de maio
Horário:  18h30 às 21h30 (Noturno)
Rua 25 de Dezembro, 924

Marketing Digital – Social Media – De 06 a 10 de maio
Horário:  18h30 às 21h30 (Noturno)
Endereço: Av. Rachid Neder, 760. Monte Castelo

#pratodosverem    Na matéria há duas imagens. A primeira mostra alunos e instrutora durante aula de curso oferecido pela Sejuv; A segunda imagem é uma arte gráfica que mostra detalhes como endereços, datas e horários dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria da Juventude. 

Clínica do Pet promove mutirão de castração durante comemoração de um ano de funcionamento

A manhã desta segunda-feira (29) foi de comemoração de um ano de funcionamento da Clínica do Pet, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa. Os médicos veterinários, técnicos e funcionários da clínica participaram de um café da manhã, seguido de uma benção. À tarde, a programação segue com o mutirão de castração e a presença dos cães do Canil da Polícia Militar da Paraíba e forró pé de serra, a partir das 16h30.  

Duque tem 04 anos. A tutora dele, a dona de casa Kesilley de Lima Silva trouxe o cachorro sem raça definida para a castração. Para Kesilley, a Clínica do Pet tem uma função social extremamente importante. “Nem todos os tutores têm condições de pagar por uma cirurgia de castração ou mesmo os exames. E a Clínica do Pet cumpre essa função social. E quando cuidamos da saúde dos animais, estamos também evitando que as possíveis doenças passem para as pessoas”, afirmou.  

Lassie, uma cadelinha sem raça definida, também estava na clínica para a cirurgia de castração. A tutora, a professora aposentada Conceição Oliveira Tavares, disse que estava satisfeita com todo o processo. “Fiz o agendamento pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e tudo fluiu muito rapidamente. E a estrutura da Clínica do Pet é muito agradável, tudo limpo, e a equipe informa com agilidade e simpatia. Que bom que temos esse equipamento em João Pessoa!”, destacou.  

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, disse que a Clínica do Pet é um equipamento que responde a uma antiga reivindicação da população de João Pessoa. “O prefeito Cícero Lucena sempre se mostrou sensível à causa animal. A Clínica do Pet, bem como o futuro Hospital Veterinário que está sendo construído no Bairro dos Estados, são equipamentos extremamente importantes para a gestão pública. Nós já somos um modelo seguido por outras capitais e desenvolvemos aqui um trabalho inovador, contribuindo para a redução da super população de animais em situação de rua, quando realizamos a castração. E essa é só uma ação de toda a política de bem-estar animal coordenada pela Semam”, garantiu.  

Balanço – Em um ano, os profissionais da Clínica do Pet realizaram mais de 5 mil castrações, 800 cirurgias não eletivas, mais de 200 cirurgias ortopédicas, 13 mil consultas clínicas e cirúrgicas, 7 mil exames de imagem, 20 mil exames laboratoriais e 17 mil procedimentos ambulatoriais. A Clínica do Pet funciona na Avenida Marechal Almeida Barreto, 520 – Centro, por trás do Mercado Central. Os serviços podem ser agendados pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, sempre a partir das 17h das sextas-feiras, quando abrem as vagas para atendimentos na semana seguinte.