Agetran informa interdições da semana e do feriado do Dia do Trabalhador – CGNotícias

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alerta para as interdições da semana e do feriado do Dia do Trabalhador. A orientação é para que os condutores e pedestres tenham atenção redobrada nesses locais de interdição e possam planejar outras rotas.

Confira as interdições:

Quarta-feira, 01 de Maio

Local: Rua Hermelita de Oliveira Gomes, entre a Av. Mato Grosso e Rua Antônio Maria Coelho

Horário: Das 12h até às 20h

Evento: Ação Social Paróquia Sagrado Coração de Jesus

 

Quarta-feira, 01 de Maio

Local: Travessa Lydia Baís, nº 29 entre a Rua Quinze de Novembro e Rua Sete de Setembro

Horário: Das 15h até às 22h

Evento: Desembarque dos Campistas- 27º Acampamento Sênior

 

Quarta-feira, 01 de Maio

Local: Rua Nero Lerina Da Silva, entre a rua Dr. Zerbini e Av. Afonso Pena

Horário: Das 13h até às 00h

Evento: Encerramento do 2º Acampamento Joam do Santuário

 

Sexta-feira, 03 de Maio

Local: Rua Sete de Setembro, a partir da Av. Calógeras em frente ao prédio do Cijus( 01 faixa de rolamento e 01 estacionamento), Rua 26 de agosto, a partir da Av. Calógeras em frente ao prédio do Cijus (01 faixa de rolamento e 01 faixa de estacionamento)

Horário: Das 15h até às 17h

Evento: Simulação de Incêndio

 

Sábado, 04 de Maio

Local: Rua Padre Caetano Patané entre a Rua Albert Sabin e Av, Tiradentes

Horário: Das 07h até às 12h

Evento: Evento em Comemoração ao Dia Das Mães

 

Sábado, 04 de Maio

Local: Rua Barão de Rio Branco entre a Rua Joaquim Nabuco e Rua Vasconcelos Fernandes

Horário: Das 08h até às 12h

Evento: Ação- Drogas Não

 

Sábado, dia 04 de maio

Local: Rua Filomena Segundo Nascimento entre a Rua Inúbia Paulista e Rua Paiaguás

Horário: Das 08h até às 18h

Evento: Ação Social- Associação Cristã Pais e Filhos

 

Sábado e domingo, 04 e dia 05 de maio

Local: Rua Arapoti entre Av. Arquiteto Vilanova Artigas e Rua Henrique de Souza

Horário: Das 08h até às 18h

Evento: Exposição de Carros Antigos Customizados e Caminhões

 

#pratodosverem A imagem mostra uma agente de trânsito sinalizando em uma via. 

Vasco não reconsidera Ramón Díaz e Paulo Pezzolano deve chegar

**Vasco da Gama: Em Busca de uma Nova Era com Paulo Pezzolano**

O Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, enfrenta um momento de transição após a demissão do técnico Ramón Díaz e seu auxiliar Emiliano Díaz. Após uma derrota por 4 a 0 contra o Criciúma, a dupla apresentou sua renúncia, e o clube, liderado pelo CEO Lucio Barbosa, decidiu aceitá-la sem reconsideração  por https://vasconet.com.br

A relação encerrada entre o Vasco e os Díaz marca o início de uma nova busca por estabilidade e sucesso. Nesse sentido, o clube está mirando em um novo treinador para liderar a equipe. O nome discutido nos bastidores é o do uruguaio Paulo Pezzolano, conhecido por sua passagem vitoriosa pelo Cruzeiro, onde conquistou o título da Série B em 2022.

A decisão de buscar um novo comando técnico é parte de uma estratégia para revitalizar a equipe e retomar o caminho das vitórias. A contratação de Pezzolano sugere uma aposta em um treinador com experiência comprovada na Série B e com potencial para trazer novas ideias e táticas para o Vasco.

A demissão dos Díaz e a busca por um novo técnico marcam um momento de virada para o Vasco, que busca reafirmar seu lugar entre os principais clubes do futebol brasileiro. A escolha de Pezzolano como possível sucessor demonstra a determinação do clube em buscar um caminho de sucesso e glórias futuras.

Enquanto o Vasco se prepara para uma nova fase, os torcedores aguardam com expectativa a chegada do novo treinador e as mudanças que ele pode trazer para a equipe. Resta agora aguardar os próximos capítulos dessa história e torcer pelo renascimento do Gigante da Colina nas competições futuras.

Venâncio volta da pior forma em Renascer e afeta Teca em cena triste

Por MRNews

Revelações Impactantes em Renascer: Teca Desvenda um Segredo Chocante

Em um dos momentos mais eletrizantes da novela Renascer, a personagem Teca se encontra no epicentro de um turbilhão de emoções e mistérios. Em uma reviravolta que desafia a própria razão, ela se vê envolvida em um episódio paranormal na antiga casa de Maria Santa, marcando um dos momentos mais impactantes da trama da TV Globo por https://cassilandiajornal.com.br

À medida que a história se desenrola, o público é surpreendido ao descobrir que Teca tem laços familiares mais profundos e complexos do que se imaginava inicialmente. Ela é, de fato, neta de Marianinha, revelando uma conexão geracional que adiciona uma nova camada de intriga à narrativa. Antes dessa revelação surpreendente, Teca embarca em novos começos ao se mudar para a fazenda de Zé Inocêncio, onde enfrenta desafios e forma alianças inesperadas.

A trama toma um rumo ainda mais dramático com a morte de José Venâncio, um evento que altera profundamente o curso da história e afeta os personagens de maneiras inimagináveis. Esse acontecimento trágico aproxima ainda mais José Inocêncio de Buba e Teca, levando a ex-moradora de rua a dar abrigo também a Neno e Pitoco.

Em um dos capítulos mais aguardados, Teca, Neno e Pitoco embarcam em uma aventura que os leva à antiga residência da família de Maria Santa. É lá que Teca vivencia um momento transcendental, entrando em contato com o espírito de Marianinha de uma maneira que ninguém poderia prever.

Ao entrar na casa, Teca começa a se debater como se fosse a própria Marianinha apanhando de Venâncio. Os gritos da garota deixam seus amigos assustados, e ela, ainda incorporada, revela que Belarmino é o pai de seu filho.

No entanto, uma reviravolta ocorre quando uma carta escrita por Marianinha antes de sua morte promete esclarecer esse mistério. Segundo a carta, o filho que ela esperava na época em que foi expulsa de casa era de fato de seu pai, Venâncio, pois Belarmino não teria conseguido consumar o abuso.

Essas revelações abalam as estruturas da trama de Renascer, lançando os personagens em uma montanha-russa emocional e redefinindo os rumos da história de maneira surpreendente. Os telespectadores aguardam ansiosos para ver como esses eventos impactarão o destino dos personagens e o desenrolar da trama.

Mariana Revela a Verdade e Tomada de Decisão Surpreendente em Renascer

Nos próximos capítulos da novela Renascer, Mariana, esposa de José Inocêncio, enfrenta um dilema complexo ao descobrir a verdade sobre a morte de seu avô, o coronel Belarmino. O clima de suspense e revelações intensifica-se à medida que Mariana se depara com uma difícil decisão.

Ao ouvir uma conversa reveladora entre José Inocêncio e o Pastor Lívio, Mariana descobre que seu próprio marido foi o autor do assassinato de seu avô. Essa revelação chocante coloca Mariana em uma encruzilhada emocional e moral, testando seus limites de perdão e justiça.

**Perdão e Lealdade:**
Surpreendentemente, mesmo após descobrir a verdade, Mariana decide não retaliar contra José Inocêncio. Ela escolhe o caminho do perdão, mantendo para si o conhecimento da confissão de seu marido e não o confrontando com a verdade. No entanto, as tensões continuam a crescer à medida que Mariana se vê forçada a agir drasticamente para proteger seu marido de uma ameaça violenta.

**Coragem em Meio ao Confronto:**
Quando Egídio, movido por vingança e ódio, tenta matar José Inocêncio, Mariana intervém de maneira fatal para proteger seu marido. Essa intervenção demonstra a lealdade e a coragem de Mariana, que enfrenta as consequências de sua decisão em meio a um confronto climático.

**Consequências e Desdobramentos:**
A decisão de Mariana de perdoar José Inocêncio e protegê-lo deixa um impacto duradouro na trama, desencadeando uma série de consequências imprevisíveis e desdobramentos emocionais que prometem manter os telespectadores ansiosos para descobrir o desenrolar dessa história cativante.

Não perca os próximos capítulos de Renascer, repletos de reviravoltas emocionantes e decisões impactantes que prometem surpreender e emocionar o público.

Renascer: Mistérios e Revelações na Fazenda

Os próximos capítulos da novela Renascer prometem revelações intrigantes e mistérios que envolvem a personagem Teca, trazendo ainda mais profundidade e suspense à trama.

**Suspeitas e Conexões Sobrenaturais:**
A chegada de Teca à fazenda será marcada por suspeitas e conexões sobrenaturais, especialmente aos olhos de Inácia, a sensitiva da fazenda. Inácia logo perceberá que há algo mais por trás da história da gravidez da adolescente e sentirá intuitivamente que a história de que ela está grávida de José Venâncio não é verdadeira.

**Enigmática Previsão de Inácia:**
Inácia, interpretada por Edvana Carvalho, não revelará diretamente suas premonições a José Inocêncio, optando por uma resposta enigmática sobre o futuro. Sua indicação de que “ainda vai tê muita mentira sêno contada até a verdade vî à tona!” deixará José Inocêncio confuso, mas ela tentará tranquilizá-lo com uma metáfora sobre a vida ser como o cacau, sugerindo que boas coisas podem surgir das adversidades.

O Mistério de Teca se Desdobra:

Enquanto isso, o mistério em torno de Teca continua a se desdobrar. Ela própria começará a sentir uma conexão estranha e sobrenatural com a fazenda, intensificando o mistério sobre sua verdadeira origem e seu papel na história da família. Paralelamente, a revelação da farsa da gravidez por José Augusto aumentará as tensões e complicará as relações entre os personagens, enquanto a verdade sobre Teca ser neta de Marianinha será gradualmente revelada.

Não perca os próximos capítulos de Renascer, repletos de revelações, mistérios e emoções intensas, que prometem prender a atenção dos telespectadores e surpreender a cada reviravolta na trama!

A Chegada de Teca na Casa de Morena em Renascer: Pressentimentos e Revelações

Na trama envolvente da novela Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena traz consigo uma aura de mistério e tensão, deixando os telespectadores ávidos por mais revelações. Enquanto a jovem busca manter seu segredo e permanecer na fazenda, ela se vê envolvida em uma série de eventos que desafiam suas expectativas e a conectam ao passado de forma surpreendente.

Ao adentrar a fazenda, Teca é envolvida por uma sensação estranha de familiaridade, como se o local já fizesse parte de sua história de alguma forma. Essa sensação é intensificada quando ela é recebida por Inácia, que prontamente percebe a semelhança em seu rosto e a convida a compartilhar suas impressões com Inocêncio.

A tensão aumenta à medida que Teca se aproxima da residência de Morena e Deocleciano, sentindo um pressentimento ruim pairar sobre ela. Apesar da acolhida calorosa de Morena, a jovem se sente desconfortável naquele ambiente, pedindo a José Inocêncio para partir.

À medida que a trama se desenrola, segredos do passado vêm à tona, revelando uma conexão profunda entre Teca e a família de José Inocêncio. Descobre-se que ela tem laços de parentesco com Maria Santa, o que lança uma nova luz sobre sua presença na fazenda e sua relação com os personagens principais.

A jornada de Teca se torna ainda mais emocionante quando, perturbada pelos planos de Buba, ela decide fugir da fazenda. No entanto, no momento mais inesperado, ela entra em trabalho de parto e recebe auxílio espiritual de Maria Santa, revelando uma ligação espiritual entre ambas que transcende as barreiras do tempo e do espaço.

Em Renascer, a chegada de Teca na casa de Morena é mais do que um evento isolado; é um prenúncio de reviravoltas emocionantes e revelações impactantes que prometem transformar o destino dos personagens envolvidos. Enquanto os mistérios do passado são desvendados, os telespectadores são levados a uma jornada de descoberta e emoção, repleta de surpresas e reviravoltas inesperadas.

Renascer: Teca e a Teia de Mentira

Em uma reviravolta surpreendente na novela “Renascer”, a trama se aprofunda com Teca enfrentando o coronel Inocêncio, após a revelação da falsa gravidez de Buba. A jovem Teca, em uma tentativa desesperada de proteger-se, tece uma história ainda mais complexa para enganar o fazendeiro.

**O Confronto com Inocêncio**

Teca, encontrando-se cara a cara com Inocêncio, é pressionada a explicar o envolvimento de seu filho falecido, Venâncio, com ela, uma adolescente de apenas 16 anos. Inocêncio, perturbado pela visão de Buba sem sinais de gravidez, busca respostas em uma conversa privada com Teca.

**A História Inventada por Teca**

Com habilidade para manipulação, Teca inventa uma narrativa convincente: Venâncio a teria salvado de um ataque iminente e a levado para um local seguro. Ela descreve Venâncio como um herói trágico, que, após salvá-la, caiu em tristeza e álcool. Teca, movida por compaixão, oferece consolo, sentando-se em seu colo enquanto ele chorava.

**A Mentira Cresce**

Quando Inocêncio exige a verdade sobre a paternidade do filho que Teca afirma esperar, ela insiste que Venâncio foi o único homem com quem esteve. Essa afirmação reforça a mentira que ela construiu, adicionando outra camada de complexidade à trama já intrincada.

**O Futuro Incerto**

Os telespectadores ficam na expectativa de como essa teia de mentiras se desenrolará e quais serão as consequências para Teca e os envolvidos. A habilidade de Teca em manipular a verdade coloca em questão a integridade dos personagens e o destino de suas relações.

 

Desvendando os Segredos de Renascer: Teca Descobre o Plano de Eliana

A trama de Renascer está prestes a atingir seu ápice, com reviravoltas emocionantes e segredos revelados. Nos próximos episódios, a personagem Teca, interpretada por Livia Silva, ficará chocada ao descobrir os planos maquiavélicos de Eliana, vivida por Sophie Charlotte.

Em cenas que prometem prender a atenção do público, Teca será confrontada com a cruel realidade de que Eliana planeja deixar José Inocêncio na miséria. O drama se intensifica quando Teca se depara com a revelação de que Eliana celebra a morte de Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, e demonstra sua determinação em reivindicar sua parte na fazenda dos Inocêncio.

A tensão entre os personagens atinge níveis altíssimos, com diálogos carregados de emoção e confrontos inevitáveis. As atuações de Livia Silva e Sophie Charlotte prometem elevar ainda mais a intensidade desses momentos, cativando o público com suas performances marcantes.

Enquanto isso, a trama principal de Renascer continua a se desenrolar, com outros personagens enfrentando seus próprios desafios e dilemas. A dinâmica entre os diferentes núcleos da novela oferece uma variedade de subtramas fascinantes, mantendo os telespectadores envolvidos e ansiosos por mais reviravoltas.

A produção de Renascer, baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e dirigida por uma equipe talentosa, continua a surpreender e encantar o público com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Com sua semana decisiva se aproximando, a novela promete emocionar e intrigar ainda mais, mantendo os fãs fiéis à beira de seus assentos.

Prepare-se para mergulhar nas emoções intensas de Renascer e acompanhar de perto as revelações surpreendentes que estão por vir. Não perca os próximos episódios desta trama envolvente e emocionante, que promete mexer com os corações dos telespectadores e deixar uma marca duradoura no cenário das telenovelas brasileiras.

 

Confira os horários dos serviços públicos neste feriado de Quarta-feira, Dia do Trabalho – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura informa que, devido ao feriado de quarta-feira (01/05), Dia do Trabalho, alguns serviços públicos do município terão os seus horários alterados.

✅Paço Municipal: volta a atender na Quinta-feira (02)

✅Mercado Municipal: funcionará das 7h às 12h, na quarta-feira, e
a partir de quinta-feira (02) abre normalmente das 7h às 17h.

✅Feiras: funcionarão normalmente.

➡️Pedregulho no período da manhã
➡️Proximidades da FEG no período da noite

✅UPA: atende todos os dias, 24h.

✅Unidades de Saúde: não funcionarão no dia 1° de maio.

Agradecemos pela compreensão.

Prefeitura paga salário de servidores municipais nesta segunda-feira – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, realiza nesta segunda-feira (29), o pagamento do salário dos servidores públicos municipais, relativo ao mês de abril/2024.

Os valores estão disponíveis para saque na agência e nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF).

O pagamento da folha salarial em dia é um compromisso com o funcionalismo, assumido pelo Prefeito Josmail Rodrigues.

Cidade de Deus ganha quadra esportiva em área antes degradada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A quadra fica sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da Cidade de Deus – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac), e em parceria com a Secretaria de Conservação, Rioluz e Comlurb, está implantando uma quadra esportiva para atender moradores da Cidade de Deus e do entorno, no espaço sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da comunidade. A previsão de entrega da obra é até o fim de maio.

Além de incentivar a prática saudável de esportes, o equipamento servirá também para a implementação de atividades coletivas do projeto SEAC em Rede, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, que promove ações educativas visando à qualificação, capacitação e formação de moradores para o aperfeiçoamento de políticas públicas e a redução de desigualdades sociais. A iniciativa inclui cursos, oficinas, debates e rodas de conversa, tendo como tema central a gestão comunitária, com foco no desenvolvimento sustentável.

– Queremos proporcionar mais qualidade de vida e lazer aos moradores da Cidade de Deus. A quadra fica na mesma área que antes estava degradada e sujeita à invasão. Fizemos a revitalização a pedido dos moradores e de motoristas que trafegam pela região. Estou acompanhando cada etapa desse nosso trabalho para que as pessoas se sintam bem e seguras – destacou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

A quadra de esportes, com 25 metros de comprimento e sete de largura, terá piso em concreto com demarcação e pintura para a prática de futsal e basquete e receberá equipamentos esportivos: duas tabelas e duas balizas. O espaço será protegido por defensas, terá cobertura em tela de nylon e alambrado ao redor do piso elevado, além de iluminação especial em led.

Angélica Bicalho, moradora da Cidade de Deus, comemorou a novidade.

– A quadra é uma novidade que está nos deixando muito animados. Fico feliz em termos este espaço para esportes e lazer. A área sob o viaduto da Linha Amarela está ficando incrível! – disse.

Revitalização da área

O espaço, antes degradado e que causava insegurança aos motoristas que por ali passavam, recebeu no ano passado uma revitalização total da Prefeitura, com nova iluminação de led, cerca de cem lâmpadas, poda de árvores, criação de painéis artísticos assinados pelo gari da Comlurb, Derlan de Mattos, e renovação do asfalto do terreno em frente, num trecho de 300 metros quadrados, onde está sendo construída a quadra.

A Cidade de Deus

Considerado um dos bairros mais adensados da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus tem uma população estimada em 40 mil pessoas e indicadores sociais entre os mais baixos da cidade.

Marcações: área degradada Cidade de Deus Linha Amarela quadra Viaduto

Moradores do Bairro Bela Vista podem participar de Audiência Pública para apresentação de estudo de impacto de vizinhança nesta terça-feira (30)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realiza nesta terça-feira (30), às 18h, a Audiência Pública que apresenta e discute o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), referente ao empreendimento multirresidencial com 200 unidades habitacionais – Vanguard Home Empreendimentos Imobiliários Ltda., localizado no lote P3 da Rua Nova Era, Bairro Bela Vista.

Quem deseja participar pode comparecer presencialmente no Auditório Nilo Javari Barem, na sede da Planurb, ou basta acessar o canal do YouTube da Educação Ambiental da Planurb, por meio do endereço eletrônico www.youtube.com/@educacaoambientalplanurbcg9987.

Importante lembrar que os documentos a serem discutidos na Audiência Pública estão disponíveis na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira e no sítio eletrônico da Planurb, disponível no endereço eletrônico www.campogrande.ms.gov.br/planurb.

A Planurb relembra que foi possibilitado que a sociedade civil encaminhasse contribuições e sugestões acerca do Estudo de Impacto de Vizinhança apresentado pelo empreendedor, durante o período de 13 de março a 4 de abril de 2024.

Serviço:

Data: 30 de abril de 2024 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren – Planurb. Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista.

Pedro Martins Assume Como Diretor Executivo do Vasco e indica Paulo Pezzolano

Pedro Martins Assume Como Diretor Executivo do Vasco e Inicia Busca por Novo Treinador

Pedro Martins, o novo diretor executivo do Vasco da Gama, já está no Rio de Janeiro e iniciou suas atividades no clube. Sua chegada ocorreu no domingo, e desde então, ele tem participado das primeiras reuniões presenciais para o planejamento do futebol vascaíno.

A urgência provocada pelos recentes acontecimentos, como a goleada sofrida para o Criciúma e a subsequente saída do técnico Ramón Díaz, levou Pedro Martins a acelerar o início de seu trabalho no Vasco. Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado pelo clube, ele já se reuniu com o gerente de futebol Clauber Rocha e o técnico interino Rafael Paiva para definir os planos da semana.

Apesar da intenção inicial de chegar com calma e se adaptar aos processos internos do clube antes da próxima janela de transferências, que só abre em julho, Pedro Martins já tem uma primeira missão complicada: encontrar um novo treinador para o Vasco. A decisão do clube de virar a página em relação a Ramón Díaz indica que a busca por um substituto é prioritária.

O Vasco está determinado a seguir em frente após a saída de Ramón Díaz, e a chegada de Pedro Martins marca o início de uma nova era no departamento de futebol do clube. Com sua experiência e liderança, espera-se que Pedro Martins contribua para a estabilidade e o sucesso do Vasco nas próximas competições.

Enquanto isso, os torcedores vascaínos aguardam com expectativa o desenrolar dessa nova fase, na esperança de que o clube retome o caminho das vitórias e conquistas que sempre caracterizaram sua história.

Vasco da Gama: Em Busca de uma Nova Era com Paulo Pezzolano

O Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, enfrenta um momento de transição após a demissão do técnico Ramón Díaz e seu auxiliar Emiliano Díaz. Após uma derrota por 4 a 0 contra o Criciúma, a dupla apresentou sua renúncia, e o clube, liderado pelo CEO Lucio Barbosa, decidiu aceitá-la sem reconsideração  por https://vasconet.com.br

A relação encerrada entre o Vasco e os Díaz marca o início de uma nova busca por estabilidade e sucesso. Nesse sentido, o clube está mirando em um novo treinador para liderar a equipe. O nome discutido nos bastidores é o do uruguaio Paulo Pezzolano, conhecido por sua passagem vitoriosa pelo Cruzeiro, onde conquistou o título da Série B em 2022.

A decisão de buscar um novo comando técnico é parte de uma estratégia para revitalizar a equipe e retomar o caminho das vitórias. A contratação de Pezzolano sugere uma aposta em um treinador com experiência comprovada na Série B e com potencial para trazer novas ideias e táticas para o Vasco.

A demissão dos Díaz e a busca por um novo técnico marcam um momento de virada para o Vasco, que busca reafirmar seu lugar entre os principais clubes do futebol brasileiro. A escolha de Pezzolano como possível sucessor demonstra a determinação do clube em buscar um caminho de sucesso e glórias futuras.

Enquanto o Vasco se prepara para uma nova fase, os torcedores aguardam com expectativa a chegada do novo treinador e as mudanças que ele pode trazer para a equipe. Resta agora aguardar os próximos capítulos dessa história e torcer pelo renascimento do Gigante da Colina nas competições futuras.

Governo fortalece parcerias e leva obras de infraestrutura para Japorã e Corguinho – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

No compromisso contínuo de promover o crescimento e desenvolvimento local, o programa MS Ativo Municipalismo tem estabelecido convênios significativos com municípios do Estado. O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), celebra convênios com os municípios de Japorã e Corguinho, que juntos somam mais de R$ 6,3 milhões, demonstrando um claro foco no diálogo e na colaboração com os prefeitos, vereadores e lideranças locais.

Em Japorã, situada no extremo sul do estado, dois convênios foram assinados visando fortalecer a infraestrutura e serviços essenciais para a comunidade. O Extrato do Convênio nº 413/2024 estabelece o repasse de recursos para a construção do bloco administrativo de serviços, um investimento crucial para melhorar a gestão municipal e oferecer atendimento de qualidade aos cidadãos. Com um valor total estimado de R$ 476.339,42, esse convênio destaca o comprometimento do governo com o desenvolvimento local.

Além disso, o Convênio nº 414/2024 destaca um investimento substancial de R$ 1.131.973,43 para a construção do centro comercial, um empreendimento que não apenas promove o crescimento econômico, mas também fortalece a organização social da cidade, oferecendo espaços para negócios locais prosperarem e a comunidade se reunir.

Em Corguinho, localizada no norte do estado, também foram firmados importantes acordos para melhorias na infraestrutura urbana. O Termo de Convênio nº 347/2024 destina recursos para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diversas ruas do Bairro Centro I, um investimento vital para a mobilidade e qualidade de vida dos moradores, com um montante estimado em R$ 1.878.757,90.

Além disso, os convênios nº 373/2024 e nº 395/2024 destacam o compromisso do governo com o desenvolvimento de Corguinho, destinando recursos para pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em diferentes regiões da cidade, assim como para a construção da Praça do Distrito do Taboco, com investimentos respectivos de R$ 1.008.471,40 e R$ 1.889.932,39.

“Esses convênios representam um passo significativo na parceria entre o governo estadual e os municípios, demonstrando o compromisso mútuo com o crescimento, desenvolvimento e bem-estar das comunidades locais em Mato Grosso do Sul. O programa MS Ativo Municipalismo continua a ser uma ponte fundamental para fortalecer essas relações e impulsionar o progresso em todo o estado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Helio Peluffo, órgão ao qual a Agesul está vinculada.

Luciana Bomfim, Seilog/Agesul

Fotos: Chico Ribeiro

MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico

Projetos de infraestrutura urbana e saneamento básico de três municípios de Mato Grosso do Sul foram aprovados pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), presidida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, para serem apresentados ao Focem (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul).

O valor dos projetos aprovados para os municípios de Amambai, Corumbá e Ponta Porã superam US$ 21,2 milhões, o equivalente a R$ 108,6 milhões de recursos, totalizado R$ 128 milhões considerando as contrapartidas.

O governador Eduardo Riedel e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciaram a aprovação dos projetos para o recebimento do recurso do Focem nesta segunda-feira (29), durante reunião, em Campo Grande (MS).

“Estamos falando de R$ 128 milhões, recursos importantes para estes três municípios, além da relevância estratégica dos projetos. Em Corumbá será um recurso que a Sanesul vai operar na área do saneamento, que muda a condição da realidade em relação a eficiência da distribuição de água. Em Ponta Porã, envolve diretamente o município de Pedro Juan Caballero (no Paraguai), que junto com outros investimentos está transformando a região. E em Amambai, para o controle rodoviário, pois todo o trânsito pesado passa no centro da cidade e agora vai ter um anel rodoviário”, explicou o governador.

“Em um ano e quatro meses o Governo Federal investiu em Mato Grosso do Sul mais de R$ 1 bilhão. São investimentos que já estão sendo executados. Em relação ao Focem, o Brasil estava inadimplente desde 2014, e tivemos que quitar, para receber estes R$ 350 milhões. Estamos descentralizando os recursos para chegar aonde mais precisa, nos estados e municípios. Este é o único financiamento que temos a fundo perdido, sem necessidade de devolução e o Mato Grosso do Sul recebeu grande parte do investimento disponibilizado”, afirmou a ministra Simone Tebet.

Em Amambai, o projeto do contorno viário vai receber investimentos de US$ 5,1 milhões. O município fica a 50 km da fronteira com o Paraguai e a obra vai contribuir par ao fim do tráfego de aproximadamente 800 caminhões por dia na área urbana.

“Nosso objetivo é justamente tirar o trânsito pesado do centro da cidade. Já ocorreram mortes envolvendo as carretas que trafegam, o que causa um transtorno muito grande. E existe uma contrapartida de US$ 900 mil, que foi garantido pelo Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Amambai, Edinaldo Bandeira.

Já em Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia, o investimento no programa de redução dos níveis de perda de água – que será executado pela Sanesul – vai receber US$ 9,1 milhões.

“Este investimento que estamos recebendo é mérito do Estado, que vai beneficiar toda a população”, disse o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes.

A ação vai melhorar a qualidade de vida dos mais de 100 mil habitantes da cidade, e também a utilização o rio Paraguai para o seu abastecimento no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, uma vez que o projeto, além de estabelecer técnicas de reuso para reduzir os níveis de perda de água, tem como objetivo realizar tratamento adequado de resíduos, diminuindo a pressão sobre os ecossistemas locais, com menos demanda sobre fontes naturais de água.

“Corumbá tem 70% de perda de água, e alguma coisa precisava ser feito. Por isso foi desenvolvido o projeto que foi submetido ao Focem, vamos mudar a tubulação de água, o sistema de pressão, válvulas para diminuir os vazamentos e além disso, vamos resolver o tratamento de uma maneira mais avançada do que temos hoje. É um projeto com recursos expressivos, mas o significado para Corumbá não tem preço”, afirmou o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio.

Em Ponta Porã, que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, os recursos do Focem serão utilizados em ações de melhoria e de segurança na circulação viária – requalificação de vias com pavimentação e restauração, instalação de semáforos, ciclovias, calçadas, iluminação pública e a drenagem de águas pluviais –, melhoria na funcionalidade do Trevo do Cuia e rotatórias e implantação de um parque urbano. O apoio aprovado para o projeto de desenvolvimento na faixa de fronteira é de mais de US$ 7 milhões.

A gestão municipalista do Governo do Estado assegura desenvolvimento, investimentos e infraestrutura em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, o governador Eduardo Riedel participou em junho do ano passado, da assinatura das ordens de serviço para urbanização e revitalização da Linha Internacional, entre Brasil e Paraguai. A execução do projeto Fronteira do Futuro é financiada pelo Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), com investimento de R$ 85 milhões.

“A gente vai conseguir continuar tocando o grande projeto transformador para Ponta Porã e vai ser adicionado ao que já é investido do Fonplata. Estamos fazendo a revitalização da Linha Internacional, que é o programa Fronteira do Futuro. E esta verba será destinada para ampliar o alcance do projeto”, disse o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos.

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), além dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Rodrigo Perez (Segov) e o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, deputados estaduais e federais, também participaram da solenidade.

“Agradeço a ministra Simone Tebet, pois liberar recurso do Focem não é fácil. É um valor extremamente expressivo que vai atender projetos de grande relevância”, disse Barbosinha.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

ATENÇÃO IMPRENSA: O pack com pool de imagens e sonoras está disponível em https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DaiAZoIBP100Ce3OTX58KUrhcEZWXliY.