A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fecomércio RJ, reinaugurou a Biblioteca Municipal Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, na tarde de terça-feira (30/04). Uma das primeiras ações do programa Bibliotecas do Amanhã, cujo objetivo é a implementação de obras de recuperação, modernização e requalificação das bibliotecas e salas de leitura municipais. Ano passado, a Prefeitura e a Fecomércio RJ assinaram uma carta de intenções para executarem juntas o programa em, ao menos, três destes espaços. São 14 no total.
– Um equipamento modernizado e requalificado é a materialização de um sonho enquanto poder público que pensa nas pessoas. Porque sabemos o quão é importante para os moradores do bairro ter este espaço como segunda casa – disse a secretária municipal de Cultura em exercício, Mariana Ribas.
O investimento do Bibliotecas do Amanhã ultrapassa R$ 30 milhões, e os recursos são para aquisição de acervo acessível, novo mobiliário, reformas estruturais e a implementação de um programa educativo e cultural para cada espaço. A Euclides da Cunha é uma dos primeiros frutos da parceria com a Fecomércio RJ. Em seguida virá a Biblioteca Machado de Assis (Botafogo).
– Entendemos que a leitura é uma das atividades mais básicas e necessárias para a qualidade de vida, já que ela proporciona o pensamento crítico e fornece as bases para que crianças, jovens, adultos e idosos exerçam com plenitude a sua cidadania – declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio de Queiroz Jr.
O programa Bibliotecas do Amanhã está inserido na estratégia do Plano Nacional de Livro e Leitura. O planejamento tem cinco eixos de ação que são: democratização do acesso; fomento à leitura e formação de leitor; valorização da leitura, arte e educação; desenvolvimento de experiências do saber e bibliotecas como local de encontros e trocas; e produção e circulação cultural.
Outra ação importante prevista para o semestre será a publicação do Edital Rio Capital Mundial do Livro para contemplar propostas literárias. Pouco mais de R$ 2,8 milhões serão repassados para iniciativas como clubes do livro, saraus, publicações, rodas de leitura, livros virtuais, feiras do livro, entre outras possibilidades, valorizando e desenvolvendo o hábito da leitura em diferentes comunidades e territórios.
O Rio foi escolhido como a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro, um reconhecimento concedido pela Unesco em virtude da excelência de seus programas de promoção do livro e leitura. A cidade assumirá esse papel a partir de 23 de abril de 2025, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Já em 2024, a Prefeitura do Rio inicia a preparação e as primeiras ações como cidade capital. A entrega da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha/Sesc Cocotá é a primeira delas.
Euclides da Cunha
O patrono Euclides da Cunha (1866-1909) nasceu em Cantagalo, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, mas foi na capital do estado que ele descobriu ideais republicanos ainda no colégio. É dele “Os Sertões” (1902), obra-prima da literatura brasileira sobre a Guerra de Canudos. No ano seguinte, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
Para fazer cadastro e usufruir desses espaços municipais de leitura, basta levar foto 3×4 e um comprovante de residência. Das 14 unidades mantidas pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, oito estão em funcionamento:
Biblioteca Euclides da Cunha (Ilha do Governador)
Praça Danaides s/nº, Cocotá
(21) 3368-7797
Biblioteca Annita Porto Martins (Rio Comprido)
Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido
(21) 3081-0496
Biblioteca Écio Salles (Gávea)
Planetário da Gávea
Rua Vice-Governador Rúbens Berardo 100. Gávea
(21) 2088-0536
Biblioteca João do Rio (Irajá)
Av. Monsenhor Félix 512, Irajá.
(21) 2482-3582
Biblioteca Marques Rebello (Tijuca)
Rua Guapeni 61, Tijuca
(21) 2204-0752
Espaço de Leitura Alfredo Machado (Copacabana)
Sala Baden Powell
Av. Nossa Senhora de Copacabana 360, Copacabana
(21) 2547-9147
Espaço de Leitura Moacyr Teixeira (Santa Cruz)
Areninha Carioca Sandra Sá, Santa Cruz
Rua 12, 1 – Santa Cruz
(21) 97314-8498
Espaço de Leitura Jorge Amado (Maré)
Rua Ivanildo Alves s/nº, Maré
(21) 3111-2011