Notícias

Infovia Digital é finalista de prêmio nacional de excelência em gestão pública – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O projeto sul-mato-grossende de Infovia Digital, estruturado pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e executado pela Setdig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital), é um dos 15 finalistas do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública de 2024, que identifica e divulga iniciativas de modernização que contribuam para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública, e reconhece as melhores ações no campo da tecnologia da informação.

Trabalhos do Brasil inteiro foram submetidos ao prêmio e o de Mato Grosso do Sul está entre os selecionados. As avaliações serão realizadas por especialistas em tecnologia da informação e inovação de todo o Brasil. Os ganhadores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 29 de agosto, em Brasília (DF).

“É extremamente gratificante ser recomendado a nível nacional. Mostra que o Estado está no caminho certo em seu Plano de Governo, pois um dos pilares de Governo Digital é a conectividade. Ressalto ainda que um dos pontos de excelência está no time altamente qualificado a frente da execução da PPP (Parceria Público-Privada) da Setdig e do EPE, ambos vinculados à Segov (Secretária de Estado de Governo e Gestão Estratégica)”, avalia o secretário-executivo de Transformação Digital, Marcos Teixeira.

Os desafios da implantação do projeto em todo o território estadual demanda estratégia e governança, complementa Marcos Teixeira. “Os desafios são muitos, pois é uma operação de grande magnitude, que exige uma governança especializada e logística operacional altamente qualificada que beneficiará diretamente toda a administração do Executivo estadual, além dos municípios e o próprio setor privado”, conclui o secretário.

Quem também comenta sobre a importância do prêmio e da implantação da Infovia Digital em Mato Grosso do Sul é o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez. O digital é um dos pilares da gestão de Eduardo Riedel e assim é de absoluta relevância.

“Gestão e governança precisam fazer sentido numa aplicação prática na vida do cidadão, e esta tem sido nossa premissa, de fazer com que toda gestão atue de forma a tornar melhor a vida do cidadão no seu dia a dia. Esse reconhecimento nacional é mais uma importante demonstração de que o Governo de Mato Grosso do Sul tem trabalhado muito focado em resultados efetivos e na implementação de políticas públicas positivas em prol da população”, frisa Perez.

O que é a Infovia Digital?

A Infovia prevê a instalação de 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica dedicada e de alta velocidade para todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, conectando os 1.649 pontos de acesso do Governo do Estado em rede, com 15.000 ramais de telefonia, 129 câmeras PTZ e 28 câmeras OCR, além de wi-fi 129 praças públicas em todo Estado.

Em Campo Grande serão 280 pontos estatais interligados, 236 já estão ativos dentro da rede de conectividade. Além das oito câmeras de monitoramento remoto (OCR), que estão em pleno funcionamento auxiliando os serviços de segurança pública e socorro. Também serão conectadas cinco praças públicas que estão com infraestrutura implantada e aguardam apenas a ativação. Tais números apontam para 98% de conclusão da Infovia na Capital.

Laine Breda, Comunicação EPE
Foto: Edemir Rodrigues