Blog

Prefeitura lança ferramenta de alertas da Defesa Civil

Paula Paz


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos lança, nesta quarta-feira (18), um novo sistema para o envio de alertas de emergência da Defesa Civil Municipal.

O Defesa Civil Alerta integra informações de 35 estações meteorológicas monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que passou a colaborar com o município através de um convênio firmado em março deste ano. Essa parceria garante uma integração mais eficiente para um monitoramento rápido e eficaz.

Os alertas, enviados por SMS, informarão sobre riscos como:

  • Inundações ou alagamentos
  • Chuvas intensas com possibilidade de raios e ventos
  • Solo encharcado e risco de deslizamentos
  • Orientações de segurança em situações de emergência

Estações Meteorológicas: monitoramento em tempo real

São José dos Campos conta com um sistema inovador para monitoramento das áreas de risco do município. Por meio de uma parceria tecnológica, as 35 estações meteorológicas estão espalhadas em pontos estratégicos, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

Essas estações realizam medições em tempo real de:

  • Volume de chuva (pluviômetros)
  • Velocidade do vento
  • Temperatura

Os dados são enviados diretamente ao CSI, permitindo ações rápidas em situações críticas. Alimentadas por energia solar, as estações também contam com sirenes para alertar as comunidades locais quando necessário.

NUPDEC: prevenção e ação comunitária
Para fortalecer a atuação preventiva, a Defesa Civil também ampliou de 3 para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Esses núcleos capacitam moradores das áreas de risco para identificar sinais de perigo e agir corretamente em situações de emergência, reduzindo o impacto de desastres e protegendo vidas.

Como se cadastrar
O cadastro está disponível clicando no banner desta matéria e no site da Prefeitura. Não fique de fora, proteja-se e ajude a manter nossa cidade segura!


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão