A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) se destacou no cumprimento de metas estabelecidas dentro do Contrato de Gestão 2024, alcançando o índice de 100%, com 24 projetos e 25 entregas à sociedade sul-mato-grossense. Os investimentos aplicados chegam a R$ 20 milhões.
Entre as ações implementadas estão o policiamento rural, a criação dos conselhos comunitários de segurança dentro do programa “Segurança e Cidadania”, a modernização e ampliação da capacidade do call center, a instalação de oficina de fabricação de absorventes e fraldas descartáveis, entre outras.
“Implantamos o programa ‘Segurança e Cidadania’, que já atendeu em três edições, mais de 20 mil pessoas. Esta ação tem aproximado o Governo de Estado e a segurança pública das comunidades”, destaca o secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira.
Outra iniciativa importante foi o aumento de unidades da “Sala Lilás”, da Polícia Civil, um espaço dedicado ao atendimento de vítimas de crimes relacionados à violência contra mulheres, crianças e adolescentes.
De acordo com o secretário, uma das ações mais relevantes da pasta trata do combate aos incêndios florestais. “Uma rápida resposta mostrando para o Brasil e o mundo que estávamos preparados para lidar com questões relacionadas ao aquecimento climático global. Desta maneira, teremos ações ininterruptamente de prevenção e pronta resposta”, analisa o secretário.
A “Carreta da Saúde”, voltada aos profissionais da segurança pública, teve sua primeira edição em Dourados. “Em três dias, tivemos mais de 607 atendimentos, inclusive, para o pessoal militar da reserva”, conta Videira.
Dentro ainda do firmado no Contrato de Gestão, houve uma ampliação no patrulhamento aéreo e rural. “Percebemos um aumento de 30% no volume de drogas apreendidas, e até o momento, foram confiscadas mais de 520 toneladas de entorpecentes. Entregamos 77 viaturas, das quais 40 para a patrulha rural, além de 70 veículos para o fortalecimento policial na capital. Também tivemos um acréscimo de efetivo de 1.826 profissionais para as Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros”, descreve.
Ainda nas ações planejadas houve uma redução de 35% no índice de roubos, aumentando a sensação de segurança por parte da população. “Estamos capacitando nossos policiais penais, ações de ressocialização de apenados e atividades integradas entre as forças de segurança.”
Para o governador Eduardo Riedel, a integração entre as forças é extremamente importante para o resultado obtido pela pasta de segurança e soluções de crimes e lembrou que Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição entre os estados na resolutividade de infrações penais.
“Conseguimos estruturar o Estado com equipamentos para resposta rápida, e com efetivo adequado, equipamentos, inteligência e investimentos”, observa o governador.
Criados em 2015, sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul, os Contratos de Gestão definem metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm